segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Defesa Civil conclui etapa de distribuição de telhas

 
A partir de terça-feira, em uma nova frente de ação, pretende-se finalizar a entrega, desta vez alcançando áreas em que os moradores não se cadastraram e residências nas quais o caminhão passou, mas o pessoal da Defesa Civil não encontrou ninguém em casa
 
Em virtude do segundo turno da eleição presidencial, neste domingo, e do feriado do Dia do Servidor Público, na segunda-feira, não haverá distribuição de telhas nesses dois dias (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Vinte e seis bairros e dois loteamentos foram contemplados pela Defesa Civil neste sábado (25) com a distribuição de telhas. As equipes começaram a sair da central de distribuição, instalada no pátio da Secretaria de Meio Ambiente, ainda antes das 8h, e o serviço se prolongou durante toda a tarde. Com isso, a Defesa Civil acredita que tenha feito o atendimento emergencial de toda a área urbana atingida pela tempestade de granizo ocorrida na tarde do dia 13 deste mês.
Agora, a partir de terça-feira (28), em uma nova etapa de distribuição, pretende-se concluir a distribuição, desta vez alcançando áreas em que os moradores não se cadastraram junto aos postos de atendimentos e também aquelas residências nas quais o caminhão das telhas passou, mas o pessoal da Defesa Civil não encontrou ninguém em casa e com quem deixar as peças.
De acordo com o secretário de Assistência Social de Lages, José Amarildo Farias, integrante da comissão de Defesa Civil, em torno de 300 pessoas estiveram envolvidas na tarefa de distribuição de cerca de 210 mil telhas durante estes primeiros 12 dias de atendimento direto à população atingida pela forte chuva de pedras. “Todo o material foi adquirido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, sendo que a Caixa Econômica Federal doou certa quantidade. Além disso, telhas arrecadadas em Blumenau, em uma ação solidária, também chegaram a Lages”, relata.
A dona de Casa Eugênia Dias Leite, residente à rua Padre Reus, 246, recebeu dez telhas na manhã deste sábado, material suficiente para cobrir a parte do telhado de sua casa avariada pela chuva de granizo. Mas há casos em que não é possível se constatar os vestígios da ocorrência, segundo equipes da Defesa Civil. “A partir de terça-feira, quando forem reiniciados os trabalhos, os moradores que não se encontravam em casa serão novamente visitados pelas equipes de distribuição”, afirma o secretário.
Domingo e segunda-feira sem distribuição
O secretário-executivo municipal da Defesa Civil, Adilson Panek, disse que em virtude do segundo turno da eleição presidencial, neste domingo (26), bem como pelo feriado do Dia do Servidor Público, na segunda-feira (27), não será efetuada a distribuição de telhas por parte da comissão de Defesa Civil. “O trabalho será retomado na terça-feira e continuará sendo feito até que todas as pessoas atingidas possam ser ajudadas”, garante.
Todo o trabalho foi executado sob a coordenação da Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil do Município, através da central de logística montada na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages. Governo do Estado, prefeitura, Exército e Polícia Militar, outros órgãos e instituições e voluntários trabalham no restabelecimento da rotina da população.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tudo pronto para entrega dos 15 mil kits de material escolar e mochilas às crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação

  Para o mês de março está prevista a distribuição dos uniformes escolares. Cada criança e estudante receberá seis peças, atendendo a todas ...