segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Coleta de lixo está sendo normalizada

 
Quase 90% do quadro de funcionários tiveram a casa afetada no dia 13 pela tempestade de granizo
 
Efetivos contingenciais de outras cidades onde a Serrana conta com unidades foram direcionados para Lages (Foto: Sandro Scheuermann / Arquivo)
 
A empresa Serrana Engenharia, responsável pela coleta diária de lixo pelas ruas e avenidas de Lages, está normalizando os recolhimentos entre esta segunda-feira (20) e terça-feira (21). Quase 90% do quadro de funcionários tiveram a casa afetada no dia 13 pela tempestade de granizo, conforme explica o gerente operacional da Serrana, Deivid Pereira Camargo. “Embora com dificuldades, a coleta foi realizada todas as noites no Centro”, relata.
Nas demais regiões da cidade, a coleta está sendo posta em dia gradativamente. Efetivos contingenciais de outras cidades onde a Serrana conta com unidades foram direcionados para Lages. As cidades de Mafra, Rio Negrinho, Guaramirim e Canoinhas enviaram, cada uma, um colaborador para auxiliar e agilizar o processo de recolhimento de resíduos.
Estes trabalhadores foram somados aos pertinentes ao turno da jornada das 5h às 13h20min; das 13h20min às 22h40min, e das 22h40min às 5h, com recolhimentos de segunda a sábado, três vezes por semana – segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado. No Centro, a coleta acontece todos os dias. Pela manhã, o quadro conta com 12 funcionários, mas somente sete puderam retomar suas atividades, enquanto dos 16 da tarde, dez voltaram.
Da noite, ainda não é possível mensurar. “Estamos focados em colocar a coleta em dia entre hoje (segunda) e amanhã (terça). Na semana passada, devido ao granizo que atingiu também as residências dos nossos funcionários, não foi possível realizar a coleta”, ressalta.

Atual situação
Segundo o gerente operacional Deivid Pereira Camargo, foi possível regularizar o trabalho nos bairros Conta Dinheiro, Frei Rogério, Caroba, Santa Mônica, São Paulo, São Francisco e parte do Sagrado Coração de Jesus, sendo que foi elevado o número de caminhões para esta empreitada.
Nesta terça-feira deverão ser regularizadas as coletas que costumeiramente acontecem aos sábados. “Em vez de recolhermos 1,5 caminhão de carga, o volume de resíduos aumentou para dois ou três caminhões. Para uma segunda-feira, o volume recolhido é de 100 toneladas em três turnos, mas este número duplicou e, em alguns casos até triplicou dependendo da região”, calcula Deivid.
A quantidade de resíduos aumentou e a característica do material foi modificada, já que as famílias estão descartando roupas inaproveitáveis, pedaços de móveis e até alimentos que pereceram. “A empresa está comprometida com a cidade e está tentando atender a demanda que cresceu nestes dias”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...