sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Secretarias prestam serviços no Bom Jesus

 
Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente desenvolveram uma série de ações no bairro
 
Evento foi ao ar livre, em um terreno cedido por uma moradora, na esquina entre as ruas João Lemos Machado e a avenida Paulo Heiden (Foto: Toninho Vieira)
 
O tempo bom da tarde desta sexta-feira (29) atraiu aproximadamente 400 pessoas ao evento da Secretaria de Saúde, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Assistência Social e de Meio Ambiente, em amparo às famílias dos bairros Bom Jesus e Morro Grande. Foi ao ar livre em um terreno cedido por uma moradora, na esquina entre as ruas João Lemos Machado e a avenida Paulo Heiden, no Bom Jesus.
A enfermeira gestora da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caça e Tiro, Marcela Proença Palma Nunes, explica que foram promovidos serviços do Programa Saúde Bucal com distribuição de escovas e cremes dentais. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou microchipagem de cães, vacinação contra a raiva e avaliação veterinária, enquanto agentes de endemias vistoriaram espaços e instalaram armadilhas contra mosquitos transmissores da dengue.
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras I) participou com o Cadastro Único (CadÚnico), manicure e cortes de cabelo. A Equipe Saúde da Família levou orientações sobre higiene. O médico José Roberto Martins Nicolau prestou consultas e, por fim, a Secretaria de Meio Ambiente conscientizou a população sobre poluição, destinação correta do lixo e esgotamento sanitário.
Para as crianças menores foi oferecido um espaço para divertimento com mesa, cadeiras, lápis e desenhos para pintura. Cachorro-quente, pipoca e pirulito foram distribuídos pela Secretaria de Saúde. Em torno de 80 cães foram microchipados e vacinados. O coordenador do Centro de Zoonoses, Bruno Hartmann, comenta que o movimento da população em trazer seus animais é grande por conta da preocupação em mantê-los sadios e monitorados.

Ações aprovadas

A dona de casa Cleonice Aparecida de Oliveira levou dois de seus seis filhos para passear. “A saúde bucal, que é muito importante, me chamou a atenção. Estou levando creme dental”, conta. Ela também cortou o cabelo e pintou as unhas. A mãe de família Joseane Aparecida dos Santos aproveitou o dia de sol para se divertir com dois de seus filhos. “É bom a prefeitura trazer esses serviços para a gente porque não moramos tão perto do Centro”, avalia.
O adolescente Fabiano Fernandes da Silva foi ao evento com a irmã e seus amigos. “Gostei do movimento diferente no bairro”, diz. E Belisário Vieira de Arruda cortou o cabelo durante seu passeio a Lages. “Moro em Curitiba. Eu gostei do evento”, sintetiza. Ivandel da Cruz Macedo levou seus dois cães para receber atendimento do CCZ, a Pretinha e o Seco. “É bom ter o cadastro porque tem controle e evita doenças”, finaliza.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...