segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Lageana ganha três medalhas de bronze na Angola

 
Na manhã desta segunda-feira, a paratleta visitou o prefeito Elizeu Mattos
 
A prefeitura auxilia a Asespp através da contratação dos profissionais, deslocamento em viagens e repasse de recursos (Foto: Nilton Wolff)
 
Superação. Esta é a palavra que define e resume a carreira recente da lageana Bruna Aparecida de Oliveira Lemos, 17 anos, que entra para a história de Lages e de Santa Catarina ao conquistar três medalhas de bronze na prova de corrida na modalidade de atletismo adaptado, nas competições de corrida de 100, 200 e 400 metros, durante os IX Jogos Desportivos – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, entre 25 de julho e 2 de agosto, em Luanda, capital da Angola,  na África.
Competiram atletas de sete países. Bruna foi a única catarinense a representar o Brasil. Na manhã desta segunda (4), a paratleta visitou o prefeito Elizeu Mattos. Bruna, que mora no loteamento Cristal, quando criança foi vítima de toxoplasmose, e carrega a sequela da doença, sendo portadora de baixa visão, com capacidade ocular de apenas 20%. Na manhã desta segunda, Bruna desfilou em carro aberto pela cidade, marcando a data inesquecível para ela e a Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Asespp), órgão ao qual está vinculada.
Na Angola ela melhorou o próprio tempo. “Fiquei muito feliz com a vitória e por trazer medalhas para o meu Estado, para a minha cidade”, conta. “O esporte é um caminho para se manter os jovens longe dos perigos, como as drogas. Pedimos à associação um projeto para que possamos ajudá-la ainda mais e busquemos recursos junto ao Ministério do Esporte para melhorias da pista de atletismo”, explica o prefeito Elizeu Mattos.

Parajesc em Blumenau

A próxima competição visada pela jovem é a quinta edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), em Blumenau, de 30 de agosto a 2 de setembro. Bruna e mais dez atletas participarão. Quatro esportistas da associação fazem parte da Seleção Brasileira Jovem de Paratletismo e mais uma atleta portadora de deficiência física. No caso de Bruna, faz parte da Seleção Brasileira da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), junto ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). O atletismo que disputa engloba as provas de pista (corridas e saltos) e de campo, que são arremessos e lançamentos.

Circuito Caixa

Deixando Angola, Bruna esteve sob os holofotes também na primeira etapa nacional do Circuito Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), disputa ocorrida neste fim de semana, em São Paulo. Na competição foram batidos 33 recordes brasileiros e 15 das Américas. “Em São Paulo fui terceiro lugar no feminino”, relata a paratleta. “É um orgulho para o esporte destes atletas que superam limites a cada treino, a cada segundo de recorde batido”, pontua o presidente da Asespp e técnico, Luiz Augusto Almeida dos Anjos. Atualmente a entidade conta com 45 atletas. Do quadro de esportistas, há os participantes do Circuito Brasil Caixa Loterias, o foco principal da associação, pois existe o Bolsa-Atleta.

Contribuição municipal

A prefeitura de Lages auxilia a Asespp através da contratação dos profissionais, além de atender os atletas com custeio de deslocamentos e manutenção durante competições fora do município. Por ano são investidos R$ 106 mil (R$ 10,6 mil mensais). A Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages possui um projeto que visa a atender portadores de deficiências na área de reabilitação, com terapia ocupacional, reabilitação esportiva, orientação e mobilidade de deficientes visuais, pista sintética, piscina própria e centro de reabilitação e treinamento.
A área para desenvolvimento destas atividades já foi adquirida a partir da doação de um terreno no bairro Bom Jesus, por iniciativa do pai de um dos atletas assistidos pela Asespp, que atende portadores de deficiências física, visual e intelectual, sendo, sua maioria, visuais e físicos. O público atendido é de 6 a 44 anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...