segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Classificação de risco é tema de palestra na Saúde

 
“A capacitação nos ajudará a atender melhor. Qualquer pessoa da comunidade será beneficiada, não somente gestantes ou crianças. O aperfeiçoamento nos deixa mais seguros.” Margarete Verônica dos Santos
 
No dia 15 de setembro acontecerá o Dia D em todas as UBSs quando será iniciado o processo (Foto: Cao Ghiorzi)
 
Enfermeiros de 41 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de dez enfermeiros da rede municipal, como os do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), receberam a professora mestre e coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), de Rio do Sul, Rosimeri Geremias Farias.
Ela abordou, durante capacitação nesta sexta-feira (23), na Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), a implementação da consulta de enfermagem e classificação de risco na rede básica, nos bairros. A diretora de Atenção Básica, Paola Schweitzer, esclarece que a classificação consiste no processo no qual o paciente chega à UBS e é submetido, através de critérios técnicos, à avaliação do grau de risco que está sofrendo de acordo com sua queixa.
Feita a classificação, que tem duração em torno de quatro minutos, ocorre o encaminhamento de atendimento. O enfermeiro avalia o caso clinicamente, presta atendimento e orientações. Será possível prescrever alguns tipos de medicamentos, como analgésicos e antitérmicos. No protocolo de pré-natal já existe liberação do enfermeiro para solicitar os exames essenciais na gravidez.

Classificação no pronto-atendimento

Com as redes de saúde instaladas tem sido realizada a classificação de risco nos hospitais do município de Lages, assim como no pronto-atendimento Tito Bianchini, já desde o fim do ano passado. No Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) já está acontecendo a consulta de enfermagem para as gestantes, compartilhada com a do médico, incluindo a autorização para que enfermeiros solicitem exames.Já as Unidades de Saúde atendem a maior parte da população. No Hospital Infantil Seara do Bem estão sendo desenvolvidas capacitações para os profissionais do município.
A Policlínica Municipal faz parte da Atenção Secundária e não se enquadra nestas situações. “Dentro da Atenção Primária, que é a Unidade de Saúde, porta de entrada dos serviços, sabe-se que tem de serem resolvidos entre 70% e 85% dos casos que lá chegam. A classificação de risco vem ordenar a forma do atendimento e implantar um processo muito mais humanizado, fazendo com que a pessoa que tem maior risco seja atendida primeiro”, relembra Paola.
No dia 15 de setembro (segunda-feira) acontecerá o Dia D em todas as Unidades Básicas, quando será iniciado o processo de classificação de risco e consulta de enfermagem.  “A capacitação nos ajudará a atender melhor. Qualquer pessoa da comunidade será beneficiada, não somente gestantes ou crianças. O aperfeiçoamento nos deixa mais seguros”, ressalta a enfermeira da UBS do bairro Tributo, Margarete Verônica dos Santos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...