terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cadeirante e sua família ganham casa da prefeitura

 
Os operários aproveitaram o bom tempo desta terça-feira para dar sequência ao serviço
 
A nova moradia está sendo construída em medição maior que o padrão municipal devido ao tamanho da família e das necessidades do portador de necessidades especiais (Foto: Nilton Wolff)
 
Genoíno José de Oliveira tem 67 anos e está enfrentando as sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) como a paralisia do lado esquerdo do corpo e a imobilização das pernas. Ele, a esposa Cleomar de Fátima Moreira e mais três filhos de 18, 14 e 12 anos estão temporariamente hospedados na casa de uma sobrinha enquanto as obras da casa nova de madeira, doada pela Secretaria de Habitação, transcorrem na rua Tito Ramos, no Universitário.
Os operários aproveitaram o bom tempo desta terça-feira (26) para dar sequência ao serviço. “A minha casa estava muito velha. Eu que a construí há uns 38 anos. Tinha goteiras, assoalho solto e podre, assim como os cepos. A madeira estava ‘carunchada’”, diz o morador. De acordo com a equipe da Habitação, a família aguarda por um lar há 15 anos, quando realizou seu cadastro.
A nova moradia está sendo construída em medição maior que o padrão municipal devido ao tamanho da família e das necessidades do portador de necessidades especiais – terá 45 metros quadrados. Haverá ainda rampa de acessibilidade, entradas adaptadas e nivelamentos de chão entre os cômodos. Parte da estrutura das paredes do banheiro antigo e janelas puderam ser reaproveitadas.
As condições atuais da saúde debilitada de Genoíno faz com que a urgência na resolução de seu problema seja extrema. “Eu estou tentando caminhar sozinho de novo, mas não tem jeito. Eu caio muito. Meu piazinho é que me ajuda e anda comigo”, conta.  Conforme o secretário de Habitação, Ivan Magaldi Júnior, cada caso de urgência é analisado primeiramente pela assistente social, que categoriza a situação. “Há vezes em que a prefeitura doa o material e a própria família se encarrega de providenciar a mão de obra, mas orientamos sobre como não desperdiçar material e nem a disposição das peças de madeira”, ressalta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...