sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bairro Ipiranga Mais de 500 pessoas beneficiadas pela Ação Comunitária


Mesmo com o tempo nublado, garoa fina e temperaturas baixas, habitantes do bairro Ipiranga compareceram à 1ª Ação Comunitária, na manhã desta sexta-feira (8), na associação de moradores. O prefeito Elizeu Mattos prestigiou o evento, visitou os setores de serviços e ouviu a comunidade. A estimativa é de que mais de 500 pessoas foram atendidas nos serviços disponibilizados pela prefeitura.
Para o prefeito, além da efetivação do serviço burocrático, o cidadão precisa de atenção e contato com o poder público. “Um documento significa a possibilidade da mudança de uma realidade, é um primeiro passo. A população pôde, ainda, sair daqui com a chance de conquistar um emprego já na próxima semana”, avalia.
A administração municipal esteve presente com o Balcão Cidadão (emissão de carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Cartão SUS); Banco do Emprego (recebimento de currículos, divulgação das vagas e direcionamentos para entrevistas); Centro de Referência em Assistência Social – Cras (cortes de cabelo, manicure, maquiagem e orientações sobre Cadastro Único e Bolsa-Família); Programa de Defesa do Consumidor – Procon (alertas sobre os direitos do cidadão); Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Infraestrutura.
Foram atendidos também moradores dos bairros Petrópolis, Beatriz, Copacabana e Santa Helena, e dos loteamentos Bom Jesus e Gralha Azul. O presidente da associação, Clynton de Oliveira, salienta que no Ipiranga residem quase 3.500 pessoas. “Nunca havia sido promovida uma ação especial assim para a população. Agradecemos a todos os parceiros que colaboraram para o exercício de cidadania destas centenas de pessoas, de todas as idades”, diz.

Documentos para todos

A dona de casa Andréia Aparecida dos Santos, 39 anos, aproveitou a chance para solicitar a emissão da primeira carteira de identidade do filho, que já tem 14 anos. “Ele não tinha RG. O atendimento no bairro ajuda muito porque tem mãe que trabalha e não consegue ir lá (no Centro) fazer. Houve a oportunidade de o meu filho fazer dois cursos e não pude matriculá-lo porque ele não tinha identidade”, recorda.
Rosângela Aparecida de Oliveira, 54 anos, também dona de casa, queria renovar a carteira de identidade e o CPF. “Os profissionais são atenciosos. Se eles não tivessem vindo eu ia adiar ainda mais. Meu RG tinha 30 anos”, informa. A empregada doméstica Eliane da Silva, 30 anos, levou dois filhos, de 8 e 10 anos, e a sobrinha de 1,7 ano. “Meus filhos não têm nenhum documento, só o registro de nascimento. Hoje aqui é de graça e para quem tem muitos filhos é difícil ir ao Centro fazer”, conclui.
Maria de Lourdes Moreira, 89 anos, caminha com grande dificuldade. Levada ao evento pela filha recebeu atendimento no automóvel, onde estava, sendo colhidas suas impressões digitais para a nova carteira de identidade. Sua filha também renovou o RG. Segundo o executivo do Balcão Cidadão, Valderlei Germano, o número de documentos emitidos nesta manhã é superior a 500.

Horta na creche

Um espaço nos fundos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Miriam de Oliveira Koeche, no Ipiranga, está recebendo obra de um muro de contenção de pedras depois que as fortes chuvas ocorridas no fim de 2013 ocasionaram um desbarrancamento. O prefeito Elizeu Mattos vistoriou o espaço, acompanhado da diretora da instituição, Franciele Oliveira. No terreno, onde anteriormente existia um parque infantil, deverá ser cultivada uma horta para incremento da merenda escolar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lages receberá 12 toneladas de alimentos provenientes da Agricultura Familiar

  Equipamentos de assistência social – de abrangência da Proteção Social Básica, Proteção Especial de Média Complexidade e Proteção Especial...