segunda-feira, 4 de agosto de 2014

AULAS OF LINE:A origem do cavalo-vapor

A origem do cavalo-vapor
Correndo o risco de não ser original a história reza assim:

O termo horsepower foi criado por James Watt (1736 – 1819) que foi um notável engenheiro escocês, conhecido pelo seu enorme contributo no desenvolvimento das máquinas a vapor e precursor da revolução industrial.

Watt utilizava cavalos que, na época, eram o instrumento de trabalho pesado ao qual mais se recorria. Para poder expressar a potência da sua máquina a vapor, James Watt realizou diversas experiências avaliando o poder de tracção dos cavalos, em elevarem baldes de carvão de uma mina. Watt determinou que, em média, um cavalo necessitava de 1 minuto para elevar 22,000 libras-pé (elevar um balde de carvão pesando 22,000 lb, numa distância de um pé). Ou seja, em unidades do sistema internacional: 9,97 kgf numa distância de 0.3048 m.

Posteriormente, sem que se conheçam exactamente as razões para tal, Watt decidiu aumentar o trabalho realizado pelos cavalos para 33,000 libras-pé, estabelecendo em definitivo a unidade de potência horsepower.

Em unidades SI temos que 1 hp = 745,69987158227022 W (Watt).

Ainda assim, esta definição acabou por não ser universal pois existem outras unidades que é preciso não confundir:

- 1 CV = 735,49875 W (cavalo-vapor métrico)
- 1 HP = 745,6987158227022 W (cavalo-vapor de potência)
- 1 HP = 980.95 W (cavalo-vapor de caldeiras: trabalho despendido na evaporação de 34,5 libras de água por hora à temperatura de 212 F para vapor saturado seco à mesma temperatura)

Finalmente, e como se não bastasse, no que aos carros diz respeito, a forma de medição da potência também varia. Há os que apresentam a potência medida no volante do motor (ignorando todas as perdas associadas à transmissão, diferenciais, semi-eixos, etc.), ainda que a potência útil – na roda – seja particularmente inferior, podendo ser entre 10-20% inferior à potência teórica.

Têm sido feitos esforços no sentido de normalizar a medição da potência dos motores, existindo já desde algum tempo normativas claras nesse sentido, porém a sua aplicação não é ainda obrigatória, prevalecendo a medição da potência onde seja mais conveniente ao fabricante de qualquer motor.

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