terça-feira, 19 de agosto de 2014

Alunos do Ifsc conhecem incentivos municipais ao empreendedorismo

 
“Aos estudantes foi oportunizado o raciocínio de ideia nova, com originalidade.” Nilo Otani
 
Empreendedor Lages e Banco do Emprego chamam a atenção pelos resultados (Foto: Nilton Wolff)
 
Na tarde desta terça-feira (19), 16 alunas entre 15 e 19 anos, do curso técnico de análises químicas do campus lageano do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) visitaram a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda para conhecer duas de suas principais iniciativas: Programa Empreender Lages, que assegura incentivos fiscais através da isenção de impostos e taxas para empresas que atingirem faturamento bruto de R$ 60 mil ao ano, e o Banco do Emprego, em que cidadãos se candidatam a vagas de trabalho disponíveis por empresas parceiras.
A gerente de Micro e Pequena Empresa (Empreender), Sandra Mara Abreu Griebler, explicou as atribuições e vantagens de um empreendedor, os critérios para a abertura de negócios em distintos segmentos, o trâmite do alvará “porta aberta” para empreendimentos com sede instalada e alvará “de correspondência”, necessário para prestadores de serviços. A gerente de Tecnologia e Inovação (Banco do Emprego), Silvana Aparecida Borges, falou das funções deste setor.
O professor do Ifsc, Nilo Otani, acompanhou a turma. “Há um contexto que é teórico, relacionado à criatividade, inovação, forma legal de abrir uma empresa, empreendedorismo e intraempreendedorismo. Esta foi uma excelente oportunidade para conhecermos melhor o Empreender Lages e iniciativas além do Sebrae, a mais conhecida no mercado”, falou. “Aos alunos foi oportunizado o raciocínio de ideia nova, com originalidade”, destacou.
Sandra Mara analisa o perfil empreendedor aguçado no público jovem. “Há jovens empreendedores que nos procuram para arriscar suas ideias audaciosas e abrir suas empresas formalmente. Eles têm todo nosso apoio para formalizar seus negócios e terem seus direitos garantidos”, frisou. Letícia de Abreu Dutra, 17 anos, mora no bairro Habitação e absorveu os significados das palestras. “Qualquer ato na nossa vida precisa de noções administrativas. A todo o momento estamos empreendendo. E ajuda em nossas escolhas futuras”, observou.
Os cursos técnicos do Ifsc podem ser desenvolvidos paralelamente a outros, a exemplo do ensino médio, e têm duração de quatro semestres. Esta turma está cursando o terceiro semestre. Está agendada, para o dia 2 de setembro, uma visita dos alunos de análises químicas à estrutura do Lages Garden Shopping, que deverá ser inaugurado no dia 30 de outubro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...