quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Alunos da rede municipal engajados no projeto Nascentes do Futuro

 
Cerca de 600 estudantes do Caic estão envolvidos com várias atividades em sala de aula e em casa, com participação dos familiares
 
Em Lages foram realizados seis encontros preparatórios e a devolutiva apresentada durante o seminário desta quinta-feira (Foto: Marcio Ávila)
 
A comunidade escolar do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, do bairro Santa Catarina, teve uma programação voltada à consciência ambiental nesta quinta-feira (7). A instituição realizou o primeiro seminário referente ao projeto Nascentes do Futuro, que envolve todas as cidades da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). Lages engajou-se no projeto desde seu início, há três anos.
Em Lages foram realizados seis encontros preparatórios e a devolutiva apresentada durante o seminário desta quinta-feira. Houve mostras de trabalhos, declamações e apresentação da orquestra da instituição, com músicas alusivas à natureza. A coordenadora do projeto na região, Nádia Ribeiro Boff, ministrou palestra sobre a proposta de preservação das nascentes e sua importância na comunidade.
Cerca de 600 alunos do Caic estão envolvidos com várias atividades em sala de aula e em casa, com participação dos familiares. Também foram realizados trabalhos em campo, com visitas a nascentes e testes com produtos químicos para verificar a qualidade da água. “Toda a sociedade está envolvida neste projeto, direta ou indiretamente, principalmente as famílias dos alunos que participaram ativamente de todas as etapas”, conta a coordenadora da Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Elisandra Aparecida Moura.

Imprópria para consumo

Durante a pesquisa foi constatado que no entorno do bairro existem muitas nascentes em que a qualidade da água é imprópria para consumo e muitos moradores não tinham esse conhecimento, assim como acontece nas demais regiões da cidade. “Essa constatação é muito preocupante, pois coloca em risco a saúde da população. Somente a partir do momento em que o projeto foi desenvolvido na escola eles tiveram a oportunidade de conhecer esta realidade e tomar cuidados para contribuir com a preservação dessas nascentes”, diz Elisandra.
A professora de ciências, Gabriela Leite Burigo, orientou os alunos sobre as consequências do desmatamento, erosão e os cuidados com a água potável. “Eles trouxeram amostras da água consumida em casa e verificamos que muitos, que não possuem fornecimento da Semasa (Secretaria Municipal de Águas e Saneamento), acabam consumindo água contaminada das nascentes”, relata.

Nascentes recuperadas

O objetivo inicial do projeto é recuperar mais de dez hectares de florestas degradadas em áreas de preservação permanente, onde se situam sete poços artesianos e 13 nascentes que abastecem cerca de 70 mil habitantes da região serrana. Além disso, é realizada a capacitação de educadores de escolas das redes públicas municipais para desenvolver atividades de educação ambiental com quatro mil estudantes.
 

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