segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Alunos celebram especialização em panificação

 
Agora será discutida a abertura de novas turmas para este ano. Na fila de espera estão 200 interessados
 
O curso tem duração de 124 horas distribuídas em três meses de aula (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Um total de 15 alunos participou do curso gratuito de panificação e confeitaria e concluíram, na tarde desta sexta-feira (1), a especialização em alimentação, oferecida pela Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt), na padaria administrada pela instituição, no Universitário. A cerimônia de entrega de certificados na formatura contou com a presença do prefeito Elizeu Mattos; do vice Toni Duarte; do secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel, e do diretor de Controle e Gestão da Secretaria de Assistência Social e tesoureiro da Samt, Luiz Gonzaga Azzi. “É um momento muito importante para todas essas pessoas que buscam qualificação e oportunidades para vencer na vida”, pontua a presidente da Samt, Rosa Abou Hatem.
A padaria é coordenada por Carmen Colombo. A professora Nara Alves de Jesus do Amaral atua na Samt há oito anos. Cada turma tem, em média, 25 alunos. Por ano são formadas duas turmas pela Samt e mais duas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), do governo federal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Já perdi a conta de quantos alunos passaram por aqui”, comenta Nara.
Todos saem prontos para assumir uma vaga no mercado de trabalho ou abrir seu negócio em casa mesmo. “O curso, nesse porte que a gente tem, em que o aluno, na prática, aprende literalmente ‘com a mão na massa’, o ofício se mostra interessante. Geralmente cursos assim são pagos. O nosso é de graça e com qualidade”, pontua Carmen Colombo. “Lages sentirá os efeitos deste momento atual de transformação positiva daqui uns cinco anos. Este ano já foram abertas 700 novas vagas de trabalho no município. Dentro de um ano serão 4.300, levando em consideração os investimentos das empresas, sem contar os postos de trabalho gerados pelaSinotruk”, diz o prefeito Elizeu Mattos.
Os conteúdos
O curso tem duração de 124 horas distribuídas em três meses de aula. Da estrutura da padaria fazem parte cinco máquinas. Entre os equipamentos, máquina divisória, modeladora, sovadeira, cilindro, fornos e armários. Da parte da confeitaria, máquinas batedeiras semi-industriais. Agora será discutida a abertura de novas turmas para este ano. Na fila de espera estão 200 interessados. A padaria da Samt produz 20 mil pães diariamente (250 mil por mês), fornecidos para escolas e creches municipais, secretarias municipais, entidades filantrópicas, instituições religiosas, Hospital Infantil Seara do Bem e eventos dirigidos.
Formandas
Juliana de Santa Clara, 29 anos, mora no Santa Helena. “Adorei, conheci pessoas e me cativei com a professora. Só tenho a agradecer. Tenho um certificado agora”, comemora. “Tem muita gente me pedindo para fazer alimentos para vender, talvez eu comece assim até eu conseguir equilibrar minha rotina de dona de casa e de mãe com a de profissional”, salienta. Alda Hemkemaier Krause, 63 anos, mora no Vila Mariza e é expert em culinária. “Eu tive lanchonete e mercearia. No curso vim buscar a perfeição. Eu não sabia direito como rechear e decorar bolos. Vim buscar o aprendizado que eu não tinha”, relata. No início de 2015 a Samt promoverá um curso gratuito denominado “Com licença, vou à luta”, sobre rotulagem, embalagem de produtos, delimitação de preços, administração de custos e lucros, gestão doméstica, reaproveitamento de alimentos, entre outros tópicos de autonomia e valorização do trabalho feminino.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...