terça-feira, 29 de julho de 2014

Motoristas de caminhão tem atenção da Saúde


 
“A ideia é que eles multipliquem informações. Estamos tentando incluir a saúde o mais próximo dos motoristas e mostrar a alta responsabilidade que eles têm no trânsito, sobre a vida de si mesmo e dos outros.” Raphael Cascaes
Por estarem quase sempre em trajeto, eles acabam dirigindo por longos períodos, submetidos, à alimentação inadequada, ao estresse e irritabilidade (Foto: Nilton Wolff)
O 25 de julho marca a passagem do Dia do Motorista. Este ano ocorreu na sexta-feira. E aos motoristas que descarregaram e carregaram materiais no setor de expedição de uma empresa multinacional na Área Industrial de Lages foram oferecidos, gratuitamente, pelos Programas Municipais Saúde do Homem e Saúde Bucal, diversos serviços, entre eles aferição de pressão arterial, medidas antropométricas (estatura e peso corporal), casos de obesidade, orientações sobre higiene dos dentes com distribuição de cremes dentais, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), câncer de próstata. A inciativa é do Programa Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde.
A empresa, parceira do Saúde do Homem há mais de três anos, produziu e distribuiu sacolas de papel com toalha de rosto e folders com dicas de segurança nas estradas, direção defensiva, o crime de prostituição nas estradas e consumo de drogas. Foram atendidos 25 motoristas. “A ideia é que eles multipliquem informações. Estamos tentando incluir a saúde o mais próximo dos motoristas e mostrar a alta responsabilidade que eles têm no trânsito, sobre a vida de si mesmo e dos outros”, define o coordenador do Programa Saúde do Homem, Raphael Cascaes.

Desvantagens da profissão

Por estarem quase sempre em trajeto, acabam dirigindo por longos períodos, submetidos, à alimentação inadequada, ao estresse e irritabilidade. “Alguns motoristas usam drogas, ou ‘rebites’, para manterem-se acordados por mais tempo. Nós alertamos para que não façam isso”, diz. Os acidentes de trânsito figuram como uma das principais causas de morte entre os homens em Lages e na Serra.
Anderson Goetten, 33 anos, há dez trabalha nas estradas. Atualmente é funcionário de uma transportadora de Lages e mudou de rotina depois de passar por problemas de saúde. Ele optou em desempenhar manobras e carregamentos. “O motorista se dedica muito a cumprir horários e à carga e descarga, e deixa de se cuidar”, avalia. “Já sofri acidente por causa do sono”, relata. “Nós temos nossas obrigações, temos de viajar e cumprir horários, mas o que puder ser feito para que o motorista melhore sua qualidade de vida e a da família, tem de ser feito”, pondera.

Mais de 70 atendimentos

O Programa Saúde do Homem atende mais de 70 pessoas por semana, entre consultas e exames. Na segunda semana de agosto, o mês dos pais, promoverá uma série de atividades. Vitimização em acidentes de trânsito, doenças cardíacas e circulatórias estão entre os principais problemas masculinos em Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...