quarta-feira, 16 de julho de 2014

Médicos aprimoram conhecimentos sobre dermatologia

 
Desde 2013 e ao longo de 2014 a Secretaria de Saúde vem realizando a educação permanente, não apenas para os médicos, mas para outros profissionais da área
 
Um dos próximos temas será o autocuidado apoiado, já em execução junto a enfermeiros, gestores de UBSs e com o grupo de profissionais do Nasf (Foto: Sandro Scheuermann)
 
Durante a manhã desta quarta-feira (16), aproximadamente 40 médicos de família e de comunidade, atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lages, ampliaram teorias e conhecimentos com a dermatologista Rúbia Battisti Vequi Martins, da Clínica Le Santé. A atividade ocorreu no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). “Os médicos receberam um guia prático, do Telessaúde, da Secretaria de Estado da Saúde, para contribuir com seu trabalho quando o caso do paciente tratar-se de lesões de pele”, explica a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Paola Schweitzer.
O guia, em uso há mais de um mês, contém, entre outros tópicos, o recurso de, diante de uma dúvida diagnóstica, que se pode fotografar a lesão de pele, encaminhando a foto a Florianópolis, de onde segue um laudo para Lages, emitido por um especialista em dermatologia. Desta forma o médico da Unidade de Saúde poderá proceder com o tratamento, sem necessidade de encaminhamento para a Atenção Especializada.

As mais incidentes

Dermatite atópica, miliária (brotoeja), eczema de contato, acne, manchas como as hipocrômicas, além de pitiríase alba e onicomicose (fungo de unha) são os tipos de lesões mais comuns na população de Lages e poderão ser tratadas nas próprias Unidades de Saúde. “Também faz parte do nosso propósito evitar encaminhamento ao especialista, de questões com intenção estética, porque acaba impedindo a chegada de pessoas com problemas graves, como psoríase, até o médico afim”, alerta a diretora de Atenção Básica.

Análise

A médica de família e comunidade Cristiane Farias Heinzen trabalha na Unidade de Saúde do Copacabana onde chegam casos de dermatologia quase que diariamente. “Com a capacitação poderemos ter resolutividade na própria UBS e fazer adequações no tempo de tratamento. Prevenção também foi um dos pontos altos do encontro”, diz.
Ela analisa o cenário local. “Quando as queixas são crônicas ou de outras patologias, como a gente tem uma visão integral do paciente, também analisamos a parte dermatológica porque num exame bem feito deve ser avaliada a parte de ectoscopia”, frisa. Este é um exame físico do paciente, com uma visão global independente dos sistemas orgânicos ou segmentos corporais. Como a população local é mais idosa, algumas das doenças mais comuns são a dermatite actínica e manchas, devido à exposição ao sol durante a vida toda ou por uso irregular ou até desuso do protetor solar. A neoplasia de pele (câncer) também aparece na lista.

Educação permanente

Em uma oportunidade anterior, os médicos receberam orientações acerca de alertas e condutas frente a casos suspeitos de gripe H1N1. Desde o ano passado e ao longo de 2014 a Secretaria de Saúde vem realizando a educação permanente, não apenas para os médicos, mas para outros profissionais da área. Um dos próximos temas será o autocuidado apoiado, já em execução junto a enfermeiros, gestores de UBSs e com o grupo de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...