segunda-feira, 14 de julho de 2014

Grupo aprende como se alimentar bem

 
“Estou adorando. Vou trazer mais amigas porque é muito bom. Quando tem gente que orienta, é ótimo. As profissionais trabalham o físico e o emocional.” Marli Pereira de Oliveira
 
No próximo encontro, no dia 28, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família abordará o tema “alimentação para celíacos e sem lactose” (Foto: Sandro Scheuermann)
 
A cada 15 dias, participantes do grupo de promoção à alimentação saudável, do Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), se reúnem para ouvir de profissionais da área e afins, dicas de cuidados diários, mudanças de hábitos e como reeducar-se em relação aos ingredientes de cada uma das refeições do cotidiano, sem passar fome, vontades ou por mudanças de humor.
Aos 52 anos, a moradora do bairro Santa Helena, Marli Pereira de Oliveira, esteve no Ceasm para participar do primeiro encontro deste grupo, na tarde desta segunda-feira (14). “Estou adorando. Vou trazer mais amigas porque é muito bom”, revela. Ela usufruiu ainda das consultas com ginecologista no Ceasm, onde também se submete a exames periódicos preventivos (Papanicolau). “Quando tem gente que orienta, é ótimo. As profissionais trabalham o físico e o emocional”, diz. No encontro desta segunda ela recebeu dicas de pilates e de exercícios que pode fazer em casa, de forma improvisada, com toalhas de banho e cabos de vassoura.
Fisioterapeuta, oferecendo atividade física, como alongamentos e exercícios básicos, psicóloga, assistente social e duas enfermeiras formam a equipe. A psicóloga do Ceasm, Jaqueline Cenci, comenta que nesta segunda aconteceu o segundo encontro do grupo da alimentação saudável, quando são trabalhados os temas das substituições de ingredientes, como a farinha e arroz brancos pelos integrais, para serem consumidos de forma correta e saudável.
No próximo encontro, no dia 28, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) abordará o tema “alimentação para celíacos e sem lactose”, segundo Jaqueline. Para o dia 11 de agosto está prevista a troca de receitas saudáveis e degustação de bolo integral e no dia 25, coquetel. A doença celíaca acomete o intestino delgado e é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten.

Quem pode participar

A população em geral pode participar, sem restrições, bastando o interessado procurar o Ceasm, na rua Carolina Batalha Ribeiro, mesma rua de acesso ao estacionamento do Fórum Nereu Ramos, no prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...