sexta-feira, 25 de julho de 2014

Defesa Civil e Meio Ambiente entregam kits de lenha para famílias carentes

Na primeira etapa serão sete mil peças. Nesta sexta ocorreu nos bairros Caroba, Santa Mônica, Habitação e Vila Nova
A distribuição prosseguirá neste sábado (Foto: Sandro Scheuermann e Toninho Vieira)
A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos estão distribuindo, nesta sexta-feira (25), pacotes de lenha a famílias carentes de bairros periféricos, fragilizados economicamente.  Cerca de 200 serão contempladas com os kits montados no Horto Municipal, no bairro Várzea, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente. “Pedimos redobrada atenção de mães e pais sobre os fogões a lenha, que controlem o fogo, não durmam enquanto não apagarem as chamas e tenham atenção sobre os aquecedores. Os choques térmicos também devem prevenidos”, orienta o secretário-executivo da Defesa Civil, Adilson Panek.
Calcula-se um total de 15 mil peças de lenha a serem doadas até a conclusão da Operação de Inverno. Na primeira etapa serão entregues cerca de sete mil. Nesta sexta ocorreu nos bairros Caroba, Santa Mônica, Habitação e Vila Nova. A distribuição prosseguirá neste sábado. Conforme o surgimento de novas demandas, o trabalho continuará na segunda-feira (28). “A média de membros das famílias beneficiadas gira em torno de cinco a sete pessoas. Praticamente em todas há crianças de pouca idade”, descreve o vice-coordenador da Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.
Dependendo do tamanho da família, são entre 60 e 80 peças de lenha. “As baixíssimas temperaturas desta semana mobilizaram nossas equipes para preparar as famílias a terem madeira para queimarem em seus fogões a lenha e protegerem seus filhos e idosos”, explica. A lenha foi gerada das madeiras resultantes de podas, principalmente de plantas às margens da avenida Belizário Ramos (Carahá) e de supressão de vegetação realizadas pelos operários do Meio Ambiente. São das espécies eucalipto, cedro e de pinheiros americano e brasileiro.

Samt também presta auxílio

Famílias estão sendo contempladas com a doação de peças do vestuário, acolchoados e cobertores disponibilizados pela solidariedade de voluntários. No bairro Caroba, para uma família extremamente carente financeiramente, foram entregues agasalhos arrecadados pela Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt). Ao analisar a situação dentro das casas, membros da Defesa Civil estão cadastrando famílias que necessitam de colchões. O órgão tem recebido doações da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil para destinar aos mais necessitados.

Fim de semana gelado

A Defesa Civil alerta para a proteção em relação ao forte frio deste fim de semana. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), indica temperaturas oscilantes entre zero e dez graus centígrados neste sábado (26). Não há previsão de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

  A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 es...