Durante o Fashion Hair, cabeleireiros do Paraná e do Rio Grande do Sul se disponibilizaram a enviar cabelos para doações
A perda dos cabelos é um momento muito delicado, de grande fragilização, segundo a dirigente da Samt (Foto: Nilton Wolff)
A manhã desta segunda-feira (2) foi marcante para a história da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt). A presidenta da instituição, Rosa Abou Hatem, recebeu cinco perucas confeccionadas pela empresa Kalli Cabelos, que doou o material para o Projeto Alô, Elô, desenvolvedor de iniciativas de prevenção ao câncer de mama e estimuladora de voluntários para doação de cabelos para fabricação de perucas a pacientes submetidas à quimioterapia.
A mobilizadora do Alô, Elô, Eloilse de Oliveira, acompanhou o repasse feito pela diretora-presidente da Kalli, Rosemary Cavazotti, e disse que serão enviadas à empresa as mechas que já foram e as que serão cortadas durante o campeonato de cortes do 20º Fashion Hair, promovido pela Lafi Cosméticos, tendo como um de seus apoiadores a Prefeitura de Lages. O evento começou no domingo (1) e segue até terça (3) no CentroSerra Convention Center.
Perucas emprestadas
A parceria entre o Alô, Elô (Elô foi acometida por câncer de mama há quatro anos, doença que provocou a mutilação de um dos seios), Samt e outras instituições viabilizará o envio dos cabelos à Kalli. “A Elô visitará as mulheres alunas dos cursos da Samt nos bairros, mas os encaminhamentos se darão no Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) que cadastrará as pacientes que precisam de perucas. Serão dez por mês”, contabiliza Rosa. A peruca estará emprestada pelo tempo em que for necessário, pois outras pessoas deverão ter acesso.
Durante o Fashion Hair, cabeleireiros do Paraná e do Rio Grande do Sul se disponibilizaram a enviar cabelos para doações. Os salões de beleza e os voluntários que desejarem colaborar podem ligar para a Samt (3224-2695). “A perda dos cabelos é um momento muito delicado, de grande fragilização. Quando a mulher recebe esta ajuda, se sente acarinhada”, pontua Rosa.
Dois cânceres e uma promessa
Aos 59 anos, Rosemeri Cavazotti explicou o porquê de ter se engajado à causa em defesa da mulher. “É uma honra dar suporte ao projeto lageano. Eu tive câncer no ovário em 2001, o mais agressivo. Em 2010, tive câncer de mama. Neste segundo episódio, por eu ter feito as prevenções, descobri logo no início. Fiz quimioterapia (fiquei careca) e rádio. A etapa mais dolorida não é receber o diagnóstico e fazer o tratamento, o que já é um calvário, mas o momento que deixa as mulheres mais chocadas é raspar os cabelos. Eu fiz uma promessa de que, se eu sobrevivesse, como missão, daria apoio a outras pacientes”, revela.
Estande da Samt na feira
Nos três dias de Fashion Hair, a Samt estará expondo e comercializando seus produtos artesanais. Segundo a gerente de Inclusão Produtiva, Junara de Oliveira Nunes, são nécessaires de tecido; portas-lingerie; bonecas, galinhas e vacas de pano como enfeites de cozinha; toalhas bordadas e pintadas; aventais; porta-guardanapos e outros.
Data: 02/06/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário