sexta-feira, 2 de maio de 2014

Defesa Civil atende famílias durante chuva torrencial


Chuva incessante nesta quarta-feira deixou moradores de áreas propícias a alagamentos e deslizamentos em alerta, mas não houve registros de gravidades
O vice-coordenador da Defesa Civil, Mushue Hampel (também secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos), explica que se trataram de pequenas ocorrências (Foto: Nilton Wolff)
O vice-coordenador da Defesa Civil, Mushue Hampel (também secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos), explica que se trataram de pequenas ocorrências (Foto: Nilton Wolff)
As fortes chuvas que caíram e de forma contínua desde a manhã desta quarta-feira (30), seguiram pela noite, assustando moradores de áreas ribeirinhas e de encostas e morros, em Lages. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) esteve em alerta e em monitoramento permanente para verificar possíveis ocorrências fora da normalidade. À noite, por volta das 19h, a equipe de agentes atendeu a um acionamento sobre a queda de um muro em cima de um córrego no loteamento Novo Milênio. Um pequeno alagamento foi constatado na rua Ouro Preto, no São Sebastião.
O vice-coordenador da Defesa Civil, Mushue Hampel (também secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos), explica que se trataram de pequenas ocorrências e reafirma que, ao haver prenúncios de grandes volumes pluviais, a Defesa Civil conta com um sistema de alerta que a deixa em prontidão para eventuais atendimentos de urgência e emergência para que monitore as áreas e avise os moradores. “Em menos de 24 horas, choveu o equivalente ao volume de aproximadamente 90 milímetros, mas não houve nada de grande monta em Lages. Os rios não saíram de suas caixas de leito e não houve nenhum extravasamento de suas águas”, relata.

Pedaços de árvore sobre a pista

Galhos de árvores caíram sobre a avenida Belizário Ramos (Carahá), movimentando agentes de Defesa Civil para sua retirada. “Além disso, aconteceu um acidente na avenida Camões (Coral), onde um automóvel colidiu em uma árvore, mas os Bombeiros realizaram o corte da mesma. Na sequência, a Defesa Civil retirou os entulhos e os galhos, para que o fluxo de veículos não fosse prejudicado”, informa. Em emergências, os moradores poderão telefonar para os números de plantão 199 ou 8406-4037. “E podem entrar em contato também com os Bombeiros, pelo 193, que eles fazem o contato direto com a Defesa Civil”, especifica.

Queda de galho de pinheiro

Um galho de pinheiro, em frente ao Terminal Urbano, caiu de um altura aproximada de dez metros, devido ao peso por estar encharcado por causa da continuidade da chuva e atingiu uma mulher na tarde desta quarta-feira, fazendo com que seu ombro fosse ferido, sendo levada para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos removeram o galho e limparam a área.

Sem chuvas no segundo dia do feriadão

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina (Epagri), o segundo dia do feriadão do Dia do Trabalhador, sexta-feira, terá temperaturas entre 9 e 19 graus centígrados, sem previsão de chuvas e sol com algumas nuvens durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...