- 28/04/2014 22h37
- Brasília
Da Agência Brasil* Edição: Stênio Ribeiro
Pelo menos três condados (municípios) do estado de Arkansas, nos Estados Unidos, decretaram situação de emergência na noite de hoje (28), por causa dos tornados que atingem o centro e o sul do estado, além dos vizinhos Oklahoma e Iowa. Até o momento, as autoridades confirmaram a morte de 18 pessoas.
O governador do Arkansas, Mike Beebe, confirmou a informação à imprensa local e a agências internacionais. Ele disse que, com a situação de emergência decretada será possível reforçar o trabalho de equipes, a logística e o financiamento das operações de socorro e atenção às vítimas, bem como a limpeza e a remoção de escombros deixados pelos tornados.
O decreto de estado de emergência atinge os condados de Faulkner, Pulaski e White. Do total de vítimas fatais confirmadas, 16 foram em Faulkner, e duas nos vizinhos estados de Oklahoma e Iowa, onde os ventos chegaram a atingir velocidades superiores a 240 quilômetros por hora.
Em Faulkner, cerca de 10 mil edifícios comerciais e residências sofreram danos elétricos, e nos três condados o total atinge 18 mil casas e estabelecimentos comerciais. O serviço meteorológico americano também estendeu o alerta de possibilidade de ocorrência de tornados em outras regiões dos Estados Unidos.
O Presidente dos EUA, Barack Obama, que se encontra nas Filipinas, em visita oficial à Ásia, enviou mensagem de condolências aos afetados pelos tornados, e colocou o governo federal à disposição dos estados atingidos para a ajuda necessária.
*Com informações da Agência Lusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário