Consultas médicas, verificação de glicemia, vacinação e exames são algumas das ações neste dia
Comunidade será atendida das 10h às 15h de quarta-feira (Foto: Secretaria da Saúde / Divulgação)
No próximo dia 23, uma quarta-feira, a Secretaria de Saúde realizará uma miniação de atendimento às comunidades residentes na localidade Salto Caveiras, entre 10h e 15h, na associação de moradores. A iniciativa foi idealizada após os bons resultados de uma edição anterior, em Cadeados. A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 (Influenza), será executada neste dia, contemplando quem tem 60 anos ou mais, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e as puérperas, ou seja, de até 45 dias de vida após o parto, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, além dos trabalhadores da saúde.
Os objetivos do evento são a promoção e prevenção à saúde na zona rural do município; o fortalecimento de vínculos entre equipes de saúde, secretaria e a população; maior acessibilidade à população aos serviços e programas ofertados; proporcionar este “Dia D” de suprimento de demandas, e desenvolvimento de atividades diferenciadas ao cotidiano.
Os serviços gratuitos
Serão disponibilizados à população os serviços de consultas médicas; dispensação de medicamentos; atendimento de enfermagem; acolhimento; avaliação antropométrica; verificação de pressão arterial, glicemia capilar e de carteirinha de vacinas; distribuição de preservativos e de folders explicativos; atividades com educadora física; orientações com psicóloga, nutricionista e profissionais do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), e sobre o Programa de Leites Especiais; coleta de material para exame preventivo ao câncer do colo do útero (Papanicolau), e instruções acerca da saúde do homem, odontológicas e da equipe de zoonoses. Haverá exposição de fotografias de atividades realizadas no meio rural em 2013 e o Cantinho da Comunidade, com mostra de trabalhos da própria população rural. Serão oferecidas atividades gratuitas do Cras (orientações e cortes de cabelo).
Mais perto de quem vive no interior
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, responsável pela aplicação das vacinações, está se direcionando melhor o olhar sobre a população do meio rural, adequando-se os serviços em saúde às reais necessidades e, desta forma, fortalecendo o vínculo com a população. Às parcerias especiais somam-se a Equipe de Saúde do Interior; Diretoria e Gerência de Estratégia Saúde da Família (ESF) e PACS, além de outras diretorias e gerências da secretaria, a exemplo da Atenção Básica; Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf); residência multiprofissional; Programas Saúde da Criança, da Mulher, do Homem e Hiperdia; Vigilância em Saúde/Centro de Zoonoses; saúde bucal; Cras; lideranças comunitárias, e voluntários.
Data: 16/04/201
Nenhum comentário:
Postar um comentário