Município de Lages disponibiliza, via SUS, 96 tipos de exames laboratoriais, de alto custo, como os de radiodiagnósticos, videoscópicos e cardiológicos
A secretária de Saúde, Cristina Subtil, aponta que os raios X são os mais procurados (Foto: Toninho Vieira)
Dados da Secretaria de Saúde apontam que, em 2013, foram realizados 53.005 exames de alto custo, totalizando R$ 3.789.567,13. Lages disponibiliza, via Sistema Único de Saúde (SUS), 96 tipos de exames laboratoriais, como os de radiodiagnóstico – densitometria óssea, ressonância magnética, tomografia com e sem contraste, espirometria, teste ergométrico, polissonografia, ultrassonografia, raios X, mamografia, inclusive exames videoscópicos, como colonoscopia e endoscopia, e os cardiológicosHolter, ecocardiograma e o Mapa (monitorização ambulatorial da pressão arterial), além de audiometria e eletroneuromiografia.
Maior demanda
A secretária de Saúde, Cristina Subtil, aponta que os raios X são os mais procurados. “Vale lembrar que herdamos uma fila de espera em 2012 de 13.906 exames de alto custo”, ressalta. “Os de raios X, um dos mais procurados pela população, a demanda reprimida de 2012 era de 7.101”, aponta. Em 2013 foram 27.223 destes exames.
Mamografias
De acordo com a Secretaria de Saúde, no início de 2013, a atual administração recebeu a demanda reprimida de 2.952 pessoas, relativa a exames de mamografia (preventivo ao câncer de mama), sendo que conseguiu realizar 3.634 no ano passado. As mamografias estão sendo feitas desde 2013 e não estavam sendo ofertadas anteriormente, o que ocasionou alta demanda reprimida. Duas clínicas estão habilitadas para a realização deste tipo de exame. Está prevista para este ano a inauguração da Sala da Mamografia – o espaço já foi reformado, contando com o aparelho mamógrafo e digitalizador de imagens. A única pendência consiste na troca da rede elétrica do local.
Como requerer exames
Os exames laboratoriais ou de radiodiagnóstico devem ser solicitados pelo médico das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme sua área de abrangência, na Policlínica Municipal ou no pronto-atendimento Tito Bianchini em casos de urgência. Em posse da requisição, o paciente deverá se dirigir à Central de Marcações para a autorização do exame. A Central está localizada no térreo da Secretaria de Saúde, no Centro. “Após a autorização do exame, a pessoa deve se dirigir, no dia do atendimento agendado, a um dos hospitais, laboratórios ou clínicas credenciadas”, explica Cristina.
As entregas de exames
A entrega dos exames é realizada nas clínicas credenciadas pelo SUS, responsáveis também pelos laudos. Já os de raios X solicitados para realização urgente são emitidos no momento do exame.
Data: 15/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário