terça-feira, 22 de abril de 2014

Inicia a campanha de vacinação contra a gripe


Fila se estendeu ao redor da Vigilância Epidemiológica neste primeiro dia. Cerca de 800 foram imunizadas somente nesta terça
Entre os dias 22 e 29 de abril será realizada nas localidades do interior (Foto: Nilton Wolff)
Entre os dias 22 e 29 de abril será realizada nas localidades do interior (Foto: Nilton Wolff)
A Secretaria de Saúde deu início nesta terça-feira (22) a aplicação da vacina trivalente A (H1N1 pdm09), A (H3N2) e Influenza B 2/2012, preventivas à gripe, em cumprimento à campanha nacional do Ministério da Saúde. O término está previsto para 9 de maio. O público prioritário, formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (de recém-nascidas até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas portadoras de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e trabalhadores de saúde com comprovação do Conselho Municipal de Saúde, deve procurar, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou a Central de Vacinas, na Vigilância Epidemiológica.
Outra opção é o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) ou se informar na sala de apoio na Policlínica Municipal. A novidade deste ano é a expansão da faixa etária das crianças a serem atendidas para 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para receber a vacina, o cidadão deve apresentar a carteira de vacinação ou documento de identidade. Para quem portar doença crônica, solicita-se o atestado de comprovação.
No primeiro dia, a estimativa é de que 800 pessoas foram imunizadas, fora o público atendido nas UBSs. O efeito da vacina acontece dentro de 15 a 20 dias. De acordo com a meta do Ministério da Saúde, 80% da população compatível com o público prioritário da imunização deve ser vacinado, ou seja, em Lages, 42.290 pessoas, de um total de 52.862. Lages sempre alcança a meta de 100%.

Aposentados marcaram presença

Terezinha Pacher Nunes, 67 anos, mora no Centro e foi imunizada. “Com a vacina, a cada ano me sinto melhor; vejo que dá bons resultados. O atendimento foi ótimo, assim como a segurança na fila”, conta. Brunildo Andrades, 63 anos, não perdeu tempo e compareceu já no primeiro dia da campanha. “Eu tenho minha carteirinha e tomo vacina todos os anos. Para quem ainda tem medo, digo que tem de esquecê-lo”, orienta.

Dia D

O Dia Nacional da Vacinação, com o Dia D, acontecerá sábado (26), em Unidades de Saúde urbanas e no Distrito de Índios, e na Central de Vacinas. Entre os dias 22 e 29 de abril será realizada nas localidades do interior. “Pedimos que a população fique atenta e procure o local apropriado e mais próximo de sua residência”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde, Rose Cristina Possato Penso.
Data: 22/04/201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: entrou em operação hoje o semáforo inteligente na esquina da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos

  A tecnologia identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real A Prefeitura de La...