O projeto inédito, iniciado em março deste ano, tem como objetivo promover a consciência ambiental, mostrando aos educandos a importância da destinação correta do lixo e a separação do que é reciclável
A cada 15 dias uma escola diferente é agendada para fazer a visita, com alunos do ensino fundamental (Foto: Toninho Vieira)
Um grupo de 40 estudantes, do 5° e do 8° ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Emília Furtado Ramos, do bairro Gethal, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (29). Eles saíram das salas de aula e foram visitar o aterro sanitário. A atividade faz parte do projeto inédito do município “Conhecendo os destinos do lixo”, uma parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente e da Educação.
Iniciado em março deste ano, tem como objetivo promover a consciência ambiental entre crianças e adolescentes, mostrando a importância da destinação correta do lixo e a separação do que é reciclável. A cada 15 dias uma escola diferente é agendada para fazer a visita, com alunos do ensino fundamental.
O projeto é uma complementação do programa Lixo Orgânico Zero, desenvolvido pelo município em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da campanha Deixa o Lixo Comigo, veiculada em outdoors e veículos de comunicação da cidade. “É uma rede que está se formando e visa trabalhar a questão do destino adequado dos resíduos e contribuir com a conscientização ambiental, principalmente quanto à separação do lixo reciclável”, comenta a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Michelle Pelozato.
Na primeira etapa 15 escolas serão contempladas. Os alunos são levados até o aterro com o acompanhamento das professoras e são guiados pelos profissionais que atuam no gerenciamento do local. Eles percorrem toda a estrutura e conhecem como funcionam os procedimentos, desde o depósito do lixo nas células, a canalização e o tratamento do chorume e a drenagem do gás metano, proveniente da decomposição do lixo.
Escolas continuam o trabalho
As professoras, através dos projetos paralelos de educação ambiental, atuam dentro das escolas para que o trabalho seja completo. Um exemplo é a própria Emeb Emília Furtado Ramos, que possui uma horta e já executa a separação do lixo orgânico para compostagem. As professoras Gilmara Ribeiro Alves e Melissa Cabral de Ataíde dizem que a visita foi muito importante para ampliar os horizontes e desenvolver mais projetos.
Elas dizem que muitas ideias surgiram. “Inclusive a de fazer uma campanha junto às famílias dos educandos para separar o lixo nas residências. A intenção é que essa conscientização não chegue somente até o aluno, mas a toda comunidade”, refletem. Uma página foi criada em uma rede social para divulgar as ações. Interessados podem acessar: www.facebook.com/pages/Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental-Lages/623965391013373?fref=ts.
Data: 29/04/2014
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