sábado, 1 de março de 2014

Para driblar alagamento em rua de Belém, morador faz travessia em bote

Moradores do bairro do Marco pagaram R$ 1 para tentar chegar em casa.
Chuva forte que caiu sobre a cidade na última sexta, 28, trouxe transtornos.

por G1 Pará
Para poder chegar em casa, moradores do bairro do Marco, em Belém, recorreram a bote para fazer travessia. (Foto: Reprodução/TV Liberal)
A chuva forte que caiu na tarde da última sexta-feira (28) em Belém deixou diversos pontos de alagamento nos bairros da cidade. No bairro do Marco, um morador viu no problema uma oportunidade: com um bote de plástico, ele fazia a travessia das pessoas que passavam pelo local e tentavam chegar em casa.
"Para atravessar aqui, só de bote. É um real a travessia. Toda vez que chove fica desse jeito, tudo alagado. A Trindade, então, desde lá de cima está tudo alagado", conta o motorista Emerson Silva.
Na travessa Mauriti, entre o canal Leal Martins e passagem Hortinha, a situação se agravou com o transbordamento de um canal. Muita gente ficou ilhada nas calçadas. Um morador até se arriscou ao caminhar se equilibrando nas muretas de proteção para assim chegar em casa.Alguns motocicilistas se aventuraram ao passar pelas ruas alagadas, e reclamaram dos prejuízos. "Vou tentar passar, é o jeito. Agora parou uma moto ali. Gastei quase R$ 50 reais para mandar ajeitar ela ali. Tem que passar aí, né?", criticou o vendedor Emerson Melo.
Outros moradores seguiam pelas vias alagadas com águas pelos joelhos. Até pedaços de madeira e dois veículos foram usados para bloquear a pista e sinalizar aos motoristas que as ruas estavam intrafegáveis.
"Fiz isso principalmente para os ônibus não passarem, e fazer ondas, que vão invadir o meu comércio, vai arriando o portão. Toda vez que chove é desse jeito", denuncia o comerciante Josias de Oliveira.
A Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan) informou que o canal do bairro do Marco faz parte do projeto de macrodrenagem do Tucunduba e terá as dimensões alteradas para melhorar o escoamento e tentar acabar com os alagamentos na área. A Secretaria disse ainda que vai realizar uma limpeza no canal para facilitar o escoamento da água da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação realizará encontro de integração e orientação para classificados da 2ª Chamada do Concurso Público nº 02/2023

  A reunião tem por objetivo apresentar a estrutura administrativa do Sistema Municipal de Educação, as vagas disponíveis e fornecer orienta...