sábado, 1 de março de 2014

Nove escolas fazem hoje o segundo dia de desfile do Grupo da Série A do Rio

  • 01/03/2014 16h28
  • Rio de Janeiro
Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Edição: Davi Oliveira
No ano em que o Sambódromo do Rio completa 30 anos de construído, as escolas do Grupo da Série A do carnaval do Rio de Janeiro - antigo Grupo de Acesso - escolheram levar à avenida enredos já apresentados em outros desfiles. Uma delas é a Tradição. A escola vai desfilar hoje (1º) a partir das 21h com o enredo Sonhar com Rei Dá Leão, que em 1976 deu o título de campeã à Beija-Flor de Nilópolis.
Rio de Janeiro - Primeiro dia de desfile das escolas de samba da Série A, antigo Grupo de Acesso, na Sapucai (Fernando Frazão/Agência Brasil)
As escolas de samba da Série A, antigo Grupo de Acesso, fazem segundo dia de desfile neste sábadoFernando Frazão/Agência Brasil
A segunda a passar na avenida será a Alegria da Zona Sul, que apresentará o enredoSacopenapã, contando a história de Copacabana, o bairro mais famoso da cidade do Rio de Janeiro. A Alegria é a única escola da zona sul entre as 17 agremiações que compõem o Grupo A este ano. Só uma delas terá vaga garantida no Grupo Especial em 2015. As três últimas colocadas caem para a Série B.
Depois será a vez da União do Parque Curicica. O enredo é Na garrafa, no Barril, Salve a Cachaça! – Patrimônio Cultural do Brasil. A escola vai apresentar a história da bebida típica brasileira produzida a partir da cana-de-açúcar.
A quarta escola deste sábado será a Caprichosos de Pilares, que vem lutando para voltar ao Grupo Especial das agremiações do Rio. Este ano, ela vai levar para a avenida o enredo Dos Malandros e das Madames: Lapa, a Estrela da Noite Carioca, que mostrará a história do tradicional bairro carioca
A Unidos do Viradouro, que já foi campeã no Grupo Especial, é outra que busca voltar à elite do carnaval do Rio. A escola de Niterói vai mostrar o orgulho de ser do município, também conhecido como Cidade Sorriso. O enredo Sou a Terra de Ismael, Guanabaran eu Vou CruzarPra você Tiro o Chapéu, Rio, eu Vim te Abraçar.
A Estácio de Sá, que empolgou a avenida e foi campeã do Grupo Especial em 1992 com o enredo Pauliceia Desvairada - 70 anos de Modernismo, este ano vai tentar voltar ao grupo de destaque com o enredo Um Rio à Beira-Mar: Ventos do Passado em Direção ao Futuro! O desfile com a história da Baía de Guanabara vai mostrar os principais pontos do Rio.

O enredo da Acadêmicos de Santa Cruz, que virá na sequência, é Do toque do Criador à Cidade mais Saudável do Brasil. Jundiaí, uma Referência Nacional. A escola falará da cidade paulista desde os primeiros habitantes.
O enredo da Unidos de Padre Miguel, escola da zona oeste do Rio, vai levar o mistério para o Sambódromo. O enredo é Decifra-me ou te Devoro: Enigmas – Chaves da Vida. A sinopse do enredo dá uma dica sobre o que a Padre Miguel vai mostrar. Diz que o maior mistério é o homem e chama a atenção para o amanhã.

O desfile de sábado vai terminar com a passagem da Acadêmicos do Cubango, com o enredoContinente Negro - Uma Epopeia Africana, e vai destacar a cultura africana.
Cada escola terá entre 45 e 55 minutos para desfilar. De acordo com o regulamento, quem ultrapassar o limite perde 0,1 ponto (um décimo) por minuto excedido, até completar o segundo minuto. Depois do terceiro minuto, a perda passa para 0,3 ponto (três décimos) por minuto excedente. Em sentido inverso, se o desfile levar menos de 45 minutos, a agremiação perde 0,5 (meio) ponto por minuto incompleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...