ESPN
Se a Portuguesa insistir em apelar à Justiça Comum contra o STJD para reverter a perda de quatro pontos no último Brasileiro, o clube sofrerá punições da CBF. A confirmação foi feita nesta sexta-feira pelo vice-presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, em passagem por Florianópolis para o congresso técnico de seleções da Copa do Mundo.
"Se (ela) for, vai haver (sanção). Provavelmente, acontecerá", disse o cartola.
O advogado contratado pela CBF, Carlos Miguel Aidar, alega ainda haver uma definição em torno do contra-ataque preparado pela entidade, mas ele pode ir desde uma advertência até mesmo a desfiliação.
Na última terça-feira, o Conselho Deliberativo da Lusa discutiu o assunto e aprovou a medida para tentar evitar a queda do time para a Série B após ter escalado irregularmente o meia-atacante Héverton na partida contra o Grêmio, em dezembro. Com a pena, a equipe paulista foi rebaixada e o Fluminense permaneceu na Série A.
"Recomendamos que cumpram a justiça desportiva. Mas o presidente (da Portuguesa, Ilídio Lico) está acuado, em face das manifestações de torcedores. Acreditamos que o respeito a Justiça Desportiva está no estatuto da CBF e da Portuguesa", completou Del Nero.
Pressionado por sua torcida, a equipe do Canindé aguardava o desenrolar da ação do Ministério Público de São Paulo contra a CBF antes de partir para esse caminho. Com o fim do prazo estabelecido internamente de esperar até fevereiro e o fracasso do órgão público, o presidente do clube Ilídio Lico encaminhou a questão para ser votada pelo Conselho de Orientação e Fiscalização da Lusa na última semana.
O time se encontra sufocado financeiramente por conta da redução drástica de sua cota de TV de R$ 18 milhoes para R$ 4 milhões e se reuniu recentemente com o próprio Del Nero para que o dirigente intervisse na tentativa de contato com o executivo da Rede Globo, Marcelos Campos Pinto.
O artigo 68 do Estatuto da Fifa proíbe que os clubes recorram às cortes ordinárias resolver temas esportivos. A CBF cassou através de seus advogados todas as liminares concedidas a favor da Lusa através de torcedores na Justiça Comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário