sábado, 8 de fevereiro de 2014

Quando ciúme vira doença

Quando ciúme vira doença - 1 (© Foto: Divulgação TV Globo)
Por MADSON MORAES
Na primeira fase da novela das 8, "Em família", Laerte (Guilherme Leicam) namoro Helena, protagonista da história vivida pela atriz Bruna Marquezine. Laerte sente um ciúme excessivo e possessivo de Helena em qualquer situação e não esconde isso de ninguém. Explosivo, o maior alvo do seu ciúme doentio é Virgílio (Fernando Rodrigues), que trabalha na casa de Helena e é apaixonado por ela. Esse ciúme trará consequências para todos os personagens ao longo da novela.
Você já conviveu com alguém super ciumento? Conte sua história!
Até onde o ciúme é considerado normal e quando ele vira uma doença? A psicóloga clínica e psicoterapeuta Triana Portal e a psicanalista Taty Ades desvendam e explicam os mecanismos de uma pessoa que sofre da "doença do ciúme". O distúrbio, registrado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), envolve emoções como dor, humilhação, raiva, tristeza, inveja, medo e pensamentos de culpa, comparação com o rival e mesmo autocomiseração.
Na avaliação da psicanalista Taty Ades, autora dos livros "Hades – Os homens que amavam demais" e "Escravas de Eros – Como reerguer sua autoestima", a Síndrome de Otelo é uma doença masculina, embora as mulheres também sofram de amor patológico. "A diferença essencial é que quando a doença termina em tragédia como o descontrole emocional, brigas físicas e até a morte, a mulher é a maior vítima desse quadro", opina a psicanalista.
Triana explica que um dos sinais que indicam uma pessoa com Síndrome de Otelo é quando ela passa a deixar suas atividades habituais para controlar o outro e, assim, o ciúme se torna um vício.
"O ciumento começa a procurar de forma compulsiva indícios de traição para confirmar seus anseios. Checam contas telefônicas, celular, cheiram roupas, telefonam inúmeras vezes ao dia para o parceiro ou parceira, ameaçam, se afastam do convívio social por achar que todos os indivíduos do sexo oposto querem tomar seu parceiro", esclarece Triana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...