“Faz 25 anos que a gente sofria com o estado precário da estrada e não faltaram pedidos para que uma providência fosse tomada. Agradecemos ao prefeito Elizeu por ter atendido.” Luciana Machado
Elizeu afirma que o grande desafio de sua gestão na área da agricultura é, em dois anos e meio, colocar em dia todas as vias interioranas (Foto: Nilton Wolff)
Pequenos produtores da localidade de Potreiros, no distrito de Índios, realizaram uma confraternização para receber o prefeito Elizeu Mattos e o secretário de Agricultura e Pesca, Moisés Savian, na tarde desta quinta-feira (20), na associação de moradores. A motivação da reunião foi agradecer o trabalho da administração municipal nos serviços de renovação das estradas da comunidade.
Em torno de 45 famílias residem na localidade. De acordo com a presidente da associação, Luciana Machado, a reivindicação é antiga. Os moradores dependem da conservação da estrada para se locomoverem à cidade e escoarem a produção à feira do programa Agricultura Familiar. “Faz 25 anos que a gente sofria com o estado precário da estrada e não faltaram pedidos para que uma providência fosse tomada. Agradecemos ao prefeito Elizeu por ter atendido”, comenta.
São aproximadamente 15 quilômetros de estrada de chão que dá acesso à BR-282. O investimento foi possível graças a uma parceria entre o município e o governo do Estado. “Estamos muito satisfeitos. Ficou muito boa, nem parece que estamos no interior”, comenta o morador Cesar Costa, que reside no local desde que nasceu, há 65 anos.
O prefeito afirma que o grande desafio de sua gestão na área da agricultura é, em dois anos e meio, colocar em dia todas as estradas interioranas. “Não é uma tarefa fácil. Lages é o maior município em extensão territorial do Estado. Temos mais de dois mil quilômetros de estrada, mas vamos trabalhar forte para superar as dificuldades”, garante.
Outras localidades atendidas
Em Pedra Branca estão sendo executados serviços em aproximadamente 18 quilômetros de estrada. No Boqueirão uma operação emergencial recupera quatro quilômetros até que o trabalho seja realizado por completo. De acordo com o secretário de Agricultura, Moisés Savian, ao todo 17 máquinas, entre novas e antigas, trabalham na renovação e manutenção no interior. A Patrulha Rural foi encaminhada para as localidades onde a situação é mais crítica. “Nossa intenção é, depois de concluído o trabalho, que as máquinas passem pelo menos duas vezes ao ano para a manutenção dos trechos”, afirma.
Tráfego pesado
O prefeito Elizeu Mattos pede a colaboração dos proprietários de serrarias no interior para que evitem transitar com caminhões pesados em dias de chuva, pois essa atividade danifica estradas e pontes. “São gastos, em média, R$ 20 mil para manter cada quilômetro. Se todos colaborarem, podemos economizar”, diz.
Data: 21/02/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário