terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Centro POP atenderá população em situação de rua em Lages


“A finalidade é assegurar o atendimento e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades para que os vínculos familiares e interpessoais sejam fortalecidos, oportunizando a construção de novas trajetórias de vida.” Joatan Pereira
O secretário José Amarildo explica que o trabalho parte da escuta qualificada, das demandas dos usuários, levando em conta cada um dos contextos social, histórico e cultural, identidade e subjetividade (Foto: Daniele Mendes de Melo)
O secretário José Amarildo explica que o trabalho parte da escuta qualificada, das demandas dos usuários, levando em conta cada um dos contextos social, histórico e cultural, identidade e subjetividade (Foto: Daniele Mendes de Melo)
Monitorado pela Secretaria de Assistência Social, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) consiste em um serviço que será ofertado em Lages para quem utiliza as ruas como espaços de moradia ou de sobrevivência. A meta é atender 25 pessoas. No local, os usuários participarão de atividades rotineiras, como desfrutar de refeições, tomar banho e cuidar de outros aspectos da higiene, além de acompanhamento com psicólogo e assistente social, e interação social.
O serviço, que atenderá homens, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, deficientes e grupos familiares em situação de rua, será executado em uma casa locada pela Prefeitura de Lages, na rua Frei Gabriel, 848, Centro. Neste mesmo endereço funcionará o Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua (Acolhimento POP Rua). Os recursos financeiros para efetivação dos dois serviços estão sendo repassados pelo governo federal.

Dignidade em primeiro lugar

O trabalho parte da escuta qualificada, das demandas dos usuários, levando em conta cada um dos contextos social, histórico e cultural, assim como identidade e subjetividade, buscando resgatar sua autoestima e autonomia. “Haverá acompanhamento especializado com atendimentos continuados. A equipe atuará para que se conquiste o protagonismo social e que a participação em seu meio e o exercício da cidadania se intensifique”, analisa o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias.
As ações, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Combate à Fome, devem ser integradas às demais atividades da política da assistência social, dos órgãos de defesa e garantia de direitos e demais políticas públicas, como saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, habitação, cultura, esporte, lazer e segurança alimentar e nutricional.
O diretor de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Joatan Pereira, diz que a finalidade é assegurar o atendimento e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades para que os vínculos familiares e interpessoais sejam fortalecidos, oportunizando a construção de novas trajetórias de vida.
Data: 25/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...