sábado, 28 de dezembro de 2013

Por que celulares não sintonizam rádio AM?

por André Bernardo

ME-141_PeR-39
Pergunta do leitor - Paulo César Dias,
Mauá, SP
Por razões técnicas mercadológicas. "O sinal de AM, por operar numa frequência baixa, consome mais energia para ser captado do que o de FM. A instalação do receptor aumentaria o consumo de bateria e encareceria o valor do produto", explica o engenheiro eletrônico Almir Meira Alves, da Faculdade de Tecnologia da Informação (FIAP). Outro empecilho é que, quanto mais baixa for a frequência da onda, maior precisa ser aantena para captá-la. "Nos aparelhos que sintonizam FM, a antena é o próprio fone de ouvido. Para rádio AM, a antena precisa ser maior", acrescenta Almir. Além dos entraves operacionais, os fabricantes entendem que não há procura que justifique a implantação de receptores para rádio AM nos celulares. Em 2008, a Sony Ericsson até tentou, mas o modelo R306 não durou muito.
Consultoria Átila Xavier, gerente da Vivo; Eduardo Levy, diretor-executivo do SindiTelebrasil; Fernanda Camargo gerente de produtos da Nokia; Homero Luiz Gonçalves Salum, engenheiro da TIM Brasil e Time de Produtos da Motorola Mobility

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação apresenta nova Matriz Curricular do Ensino Médio da Emeb Itinerante Maria Alice Wolff de Souza

  Documento inédito foi construído de forma colaborativa para guiar trabalho docente e fortalecer aprendizagem dos estudantes da unidade de ...