quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Natal Felicidade resgata valores familiares


“Simplesmente encantador. Nasci aqui e não havia sentido tantas boas sensações em um Natal tão bem organizado. É de arrepiar e sentir o coração acelerado.” Eurico de Liz Júnior

Lageanos, serranos e turistas aprovaram o evento natalino de 2013 (Fotos: Daniele Mendes de Melo)
Lageanos, serranos e turistas aprovaram o evento natalino de 2013 (Fotos: Daniele Mendes de Melo)
Sulamar Arruda Fogaça ficou emocionada ao assistir a projeção mapeada em três dimensões (3D) que tornou a Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres um palco de fantasias. A primeira projeção aconteceu terça-feira (3) à noite. Aposentada do serviço público, Sulamar, aos 56 anos, moradora do Universitário, voltou aos tempos de menina e não disfarçou suas lágrimas ao ver projetadas, nas paredes externas da Igreja Matriz, símbolos da fé lageana, imagens dinâmicas de presépios, pinheiros araucárias, gralhas azuis e efeitos mágicos, num show de luzes e cores brilhantes, uma inovação da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Lages.
Para ela, foi maravilhoso. “A gente sai sorrindo daqui, como se fôssemos crianças em pleno nascimento. É algo inédito. Fazia tempo que Lages não via algo assim. Eu vi muita gente derramando lágrimas nessa noite”, descreve. Ela estava acompanhada do esposo, o pintor Amilton Assis Fogaça, 52 anos, filha, genro, tia e primos. “É tempo de união entre as famílias”, declara.

“Simplesmente encantador”

O fabricante de lixeiras, Eurico de Liz Júnior, 71 anos, morador do Santa Helena, diz que há décadas não presenciava um evento assim. “Simplesmente encantador. Nasci aqui e não havia sentido tantas boas sensações em um Natal tão bem organizado. É de arrepiar e sentir o coração acelerado”, comenta. O empresário Michel Franco, da Sobrosa Construtora, com sede em São Paulo, tem 53 anos, é casado com uma lageana, Dagmar, com quem está junto há dois anos, e já passou pela cidade algumas vezes, onde está sondando potencialidades para investimentos.
Michel reside em Jaraguá do Sul e está em Lages junto à assessora e, convidado por amigos, visitou o Natal Felicidade. “Chegando aqui no Centro eu tive uma grata surpresa. Esse evento comprova de forma clara que o município dá muito valor ao resgate dos valores familiares, da união em si. Notei, também, que o prefeito preza pelos vínculos familiares. Família é o centro de tudo e, vendo o prefeito no meio da sua gente, como parte do público, chego à conclusão de que fez tudo isso pensando no amor e na humildade”, descreve.

“É diferente de tudo que já se viu”

Morador do Caça e Tiro, o comerciante Eliziário Vieira, 49 anos, visitou o Centro acompanhado da esposa, duas filhas, cunhada, tio e sogro, e não descansará enquanto não assistir todas as atrações. “Eu vim todas as noites. Trouxemos a Ana Clara (sua filha, de 5 anos), que está extasiada. Lages estava esquecida e seu Natal, adormecido. O que está acontecendo em Lages é diferente de tudo que já se viu. A Secretaria de Turismo é atuante e está rodeada de gente competente, que preparou um Natal moderno, inovador e tradicional ao mesmo tempo”, revela.
Sandro Souza, 49 anos, é vendedor e atendeu ao chamado do Natal Felicidade: que a família, junta e sólida, assista às atrações temáticas e passeie pelo Túnel Encantado como se estivesse indo ao encontro do velhinho mais simpático do mundo, o Papai Noel. “Nós viemos domingo e estamos aqui hoje (terça-feira), de novo; desta vez, com a esposa, o filho e a nora. O evento foi muito bem organizado, como nunca esteve”, garante.

“Uma opção apaixonante”

A auxiliar administrativo, Ana Lúcia Arruda Cunha, 54 anos, mora no Centro e frisou o olhar em direção à Igreja, resumindo suas sensações: “Cores e brilho fazem o Natal de Lages uma opção apaixonante.” Sabrina Costa, 26 anos, reside no Centro, é atendente de finanças e aproveitou o clima agradável da noite lageana para passear com o esposo Luciano e a filha Pietra, de 1 ano. “Viemos à praça às 18h e estamos até agora (perto das 23h). É nossa primeira noite no Natal Felicidade. Este ano a cidade está mais decorada, as crianças brincam cheias de alegria e isso nos cativa. De tudo, o Túnel é o que chamou mais a nossa atenção e a grutinha do calçadão da praça João Costa, com roda d’água”, relata.

“Lages, meu amor”

Do bairro Araucária, Edson de Oliveira, 53 anos, que trabalha como caminhoneiro, seguiu até o Centro, e na noite de terça-feira fez algo que não costuma: passear com a família durante o Natal, desta vez, o Felicidade. De mãos dadas com a esposa Ivonete de Oliveira, 50 anos, acompanhados das filhas Priscila, 27, e Maria Eduarda, de 12 anos, além da neta Ana Luiza, 6 anos, conferiu as atrações. “Eu cheguei de Belo Horizonte no domingo e Lages está, sim, mais bonita. Eu, que não costumo sair muito de casa e estou sempre viajando, vejo que valeu a pena sair para sermos mais felizes hoje”, conta.
A pequena Ana Luiza opinou: “Eu gostei de todos os enfeites, quero voltar várias vezes. Tirei fotos com o Papai Noel gigante, no corredor das árvores (Túnel Encantado), filmamos o 3D, tiramos fotos da Catedral”. Empolgada, correndo pelas árvores envolvidas com lâmpadas de LED azuis na praça João Ribeiro, a menina disparou uma breve declaração, de entrega, com sinceridade e inocência, à sua cidade natal: “Lages, meu amor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

​​​​​​​Educação de Lages conquista Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização - Edição 2025

  Objetivo da premiação é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos co...