Tecnologia
Esta é uma das grandes inovações da Secretaria de Educação. Antes as listas eram manuais
O prefeito Elizeu Mattos e a secretária Marimilia Coelho atenderam a imprensa para explicar como funcionará o sistema (Fotos: Nilton Wolff)
Na tarde desta quinta-feira (14) o prefeito Elizeu Mattos e a secretária de Educação, Marimilia Coelho, receberam a imprensa para explicar como funcionará o novo sistema implantado na educação infantil que promete acabar com as filas em frente às creches na hora de realizar as matrículas. O Sistema Gestão Educacional é uma ferramenta on-line utilizada para cadastrar alunos à espera de vagas no Sistema Municipal de Educação e está em operação desde o início do ano nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims).
Esta é uma das grandes inovações da Secretaria de Educação, pois antes as listas eram manuais. O objetivo é evitar filas na porta das escolas na véspera da divulgação do número de vagas. ”Estamos aperfeiçoando o sistema e para o ano letivo de 2014 pretendemos implantar também no ensino fundamental, atendendo todas as unidades educacionais do município”, afirma Marimilia. Após a informatização do cadastro, os pais ou responsáveis podem ficar mais tranquilos, pois a matrícula da criança na creche está garantida, desde que esteja dentro do número limite de vagas. Os pais poderão cadastrar o nome de seu filho em até quatro Ceims e automaticamente o sistema indicará em que posição está.
O acompanhamento pode ser feito nas próprias escolas, que disponibilizarão as listas com os nomes e suas respectivas posições, e em breve através da internet. “Não tem mais necessidade de ficar na fila para garantir vaga, como acontecia nos anos anteriores. Basta esperar que seja o próximo a ser chamado. Temos crianças na lista de espera desde o início do ano, que serão chamadas conforme as novas vagas forem surgindo”, explica. Nesta quinta-feira (14) encerrou o período de rematrículas, garantindo a vaga dos alunos que já estavam na escola. As listas com as colocações serão divulgadas a partir de segunda-feira (18).
Novos Ceims para atender à demanda
Atualmente a Secretaria de Educação tem cadastrado na lista de espera aproximadamente 1.918 crianças na educação infantil. A previsão é de que para 2014 serão oferecidas cerca de 1.404 vagas nos Ceims. No ensino fundamental, do 1° ao 9° ano, serão aproximadamente 2.673 novas vagas, totalizando 4.077 em toda a rede de ensino.
Para atender a demanda, dois novos Centros de Educação Infantil estão sendo construídos, um no bairro Várzea e outro no Bela Vista, próximo aos conjuntos habitacionais implantados nas duas regiões. Um terceiro está sendo projetado no loteamento Nadir, próximo ao bairro Penha, e nas próximas semanas será encaminhado para processo licitatório.
A expectativa do prefeito Elizeu Mattos é de que em fevereiro possa assinar a ordem de serviço. Ele informa que a prefeitura está cadastrada em Brasília para implantação de mais dois Ceims e um já foi sinalizado, que será no Santa Helena. A prefeitura está à procura de terreno adequado para a construção. Também está programado um novo para a região do Centenário. “Nossa ideia é que esses Ceims menores sejam agrupados em centros maiores e mais bem preparados para receber as crianças”, enfatiza Elizeu.
Data: 14/11/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário