Ana Paula Padilha, Kamila dos Santos Andrade, Mário Vitor de Souza Arruda
Silva-Arioli, Inea Giovana
O Projeto Hipper Escola teve início em maio de 2012, em
uma Escola Estadual da periferia do município de Lages –SC. A inserção da
Psicologia neste projeto teve por objetivo construir um espaço de mediação,
reflexão e trocas com os adolescentes e crianças participantes, buscando
trilhar caminhos onde estes se sintam sujeitos de sua história, com
possibilidade de (re)significar seu lugar na escola e no mundo.
A comunidade onde a escola se encontra abriga uma parcela da população
com características de vulnerabilidade, que vivencia a exclusão em alguns
aspectos de seu cotidiano. Segundo Silva (2006) a exclusão social é um fenômeno
complexo que possui raízes sócio-históricas, marcada pela concentração de renda
e profundas desigualdades sociais. No entanto é fundamental ressaltar que o
acesso dos sujeitos aos bens culturais é uma questão de direito, sendo
necessárias ações que possibilitem tal acesso. Nesse sentido são necessários
projetos que possam fortalecer a cultura de participação da sociedade civil, na
corresponsabilização e busca de soluções aos problemas que afligem a
coletividade. Tais projetos não alterem a configuração de lutas entre classes e
exclusão social, típicas do sistema capitalista, mas minimizam alguns de seus
efeitos perversos.
O conhecimento do contexto é
processo fundamental para a realização de atividades que, aliadas ao processo
educativo formal, possibilitem a ampliação das oportunidades dos sujeitos,
nesse caso as crianças e adolescentes. A busca alternativa de projetos e atividades
que estabeleçam parcerias e que propiciem a atividade física aliada ao
desenvolvimento de habilidades e incremento do potencial reflexivo contribui
significativamente para o desenvolvimento saudável dos sujeitos envolvidos.
As atividades desenvolvidas se realizam
tanto individual quanto coletivamente, a fim de desenvolver nas crianças e
adolescentes sentimentos de empoderamento e também de cooperação entre o grupo.
São realizadas dinâmicas que proporcionam aos participantes a reflexão sobre
suas vivencias diárias na comunidade onde moram e também, as suas questões
pessoais. Pode-se considerar o projeto como uma estratégia de aproximação entre
a Universidade a comunidade.
Os grupos de Psicologia
realizados possibilitam a inserção de estratégias reflexivas, que tem como
objetivo possibilitar uma melhora nas relações do indivíduo com seu grupo de
convivência restrito (família, amigos, etc.) e ampliado (escola e a comunidade
em geral).
A partir das atividades desenvolvidas espera-se
que este Projeto de Extensão possibilite uma maior reflexão para as crianças e
adolescentes a cerca de assuntos como: o que é a ciência psicológica e quais as
suas práticas, autonomia, atos de violência física ou psicológica, Bullying,
vínculos com a comunidade, desenvolvimento da criatividade, entre outras para
que os participantes tornem-se sujeitos participantes.
Esse
projeto, enquanto prática desportiva, educativa, reflexiva e transformadora,
busca ampliar as possibilidades e os recursos da comunidade em que está se
inserindo. A partir desta
realidade, evidencia-se seu papel de fomentador de recursos na comunidade, na
busca de uma melhor qualidade de vida para as crianças e adolescentes e seus
familiares.

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