terça-feira, 5 de novembro de 2013

Pista do novo kartódromo já está pavimentada


“A parceria público-privada irá possibilitar resolver um problema já bastante antigo, partindo de reclamações de moradores no entorno do kartódromo, no Universitário, referente ao barulho dos veículos nas corridas” Elizeu Mattos
Será uma pista de classificação intermediária, valorizando a região em dois pontos da cidade, com empregabilidade nas etapas de obras dos prédios, inclusive (Fotos: Nilton Wolff)
Será uma pista de classificação intermediária, valorizando a região em dois pontos da cidade, com empregabilidade nas etapas de obras dos prédios, inclusive (Fotos: Nilton Wolff)
O prefeito Elizeu Mattos se dirigiu, junto com o vice Toni Duarte, os secretários do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Luís Carlos Pinheiro Filho, do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel, e o presidente do Kart Clube, Renato Dambroz, às obras do futuro kartódromo de Lages, que teve a pavimentação da pista concluída nesta segunda-feira (4) pela empresa Blumeterra, com previsão de longa durabilidade, restando apenas acabamentos na via. Apesar da modernidade e do layoutarrojado, ainda haverá uma área de 200 metros destinada ao repouso dos veículos.
A vistoria ao kartódromo, situada à avenida Victor Alves de Brito, em direção à Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), foi acompanhada pelo empresário Cristian Rocha, da construtora blumenauense CR7, que adquiriu o terreno no acesso Leste e firmou contrato de permuta com o Kart Clube, com anuência da Prefeitura de Lages, com a intenção de tomar posse da área onde atualmente está instalada a pista, no Universitário, em um terreno de 20 mil metros quadrados, próximo à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), doado pelo Município ao Clube em 1973.
Para a concretização da nova pista foi utilizado o denominado “Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)”. A diferença desse tipo de pavimentação frente ao asfalto das rodovias compreende a espessura da via, ou seja, para o kartódromo foi utilizada a espessura de aproximadamente 40 centímetros, com sub-base, base e capa asfáltica. O valor de espessura aumenta nas rodovias diante da necessidade de uma estrutura que suporte o peso elevado de veículos de porte pesado.
A pista possui 1.057 quilômetros e oito metros de largura com investimentos de R$ 4,5 milhões, disposta em um terreno de 54 mil metros quadrados, estabelecida com padrões internacionais, capaz de receber tanto competições nacionais quanto em nível estrangeiro. A pista atual tem 360 metros. “A parceria público-privada irá possibilitar resolver um problema já bastante antigo, partindo de reclamações de moradores no entorno do kartódromo, no Universitário, referente ao barulho dos veículos nas corridas. Será uma pista de classificação intermediária, valorizando a região em dois pontos da cidade, com empregabilidade nas etapas de obras dos prédios, inclusive. Lages precisa desse incentivo ao esporte. As modalidades de velocidade são admiradas e acompanhadas pelos lageanos, uma de suas maiores paixões”, avalia Elizeu.

Prova inaugural em janeiro

“Em 45 dias pretendo entregar a documentação, finalizando as obras, para que já em janeiro de 2014 possa acontecer a prova inaugural em uma competição específica ainda  a ser definida junto ao Kart Clube”, adiantou Cristian Rocha, enfatizando que a movimentação da equipe da empreiteira no canteiro começou há cerca de 90 dias, a partir de drenagem e terraplanagem, com pausas esporádicas devido às chuvas.
“O próximo passo é aguardar o tempo de ‘cura’ do asfalto (secagem) para solidificar totalmente o material, processo que deve durar entre 15 e 20 dias. Serão realizados, ainda, limpeza das vias laterais, acerto dos taludes (planos de terreno inclinado que limitam um aterro e têm como função garantir a estabilidade do aterro) e instalação das ‘zebras’, com trabalho de concretagem e pintura (espécie de lombadas para a segurança dos pilotos), ajardinamento e acessos”, salienta.
Após esse período serão formatados, diretamente por uma equipe da própria CR7, composta por 40 profissionais, box, banheiros, salas administrativas e torre de cronometragem. Além da pista de corrida, a estrutura contará com estratégicos acessos de entrada e saída, arquibancadas móveis à frente do ponto de largada, e fixas.

Edificados 480 apartamentos no Universitário

O acordo público-privado estipula que, no lugar onde está a pista de kart atualmente, a CR7 possa edificar o Residencial Parque das Araucárias (nome antigo era “Quinta das Neves”), onde serão construídos 480 apartamentos distribuídos em seis torres. Segundo o empreendedor, os edifícios estarão fixados em 20 mil metros quadrados. Os apartamentos possuirão cozinha, sala, banheiro, lavandeira dois ou três quartos, com público-alvo de universitários e famílias de porte pequeno.
Data: 05/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação Habitacional do município de Lages atenderá em novo endereço

  Funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário de 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Para esclarecimentos, contato telefônico: 3019-7466...