Com o Georreferenciamento de Lages concluído e através do número dos alvarás fornecidos pela prefeitura, será possível intensificar a fiscalização, localizando as obras irregulares.
Arquiteta Andreia Cabral Januario, mostra como funciona o programa georreferenciado de fiscalização utilizado pelo CAU/SC. (Foto: Divulgação)
Na tarde desta quarta-feira (27), o Secretário de Planejamento, Jorge Raineski, recebeu juntamente com os servidores que exercem a função de fiscais nas obras do município, a Arquiteta Andreia Cabral Januário, do Conselho de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (CAU/SC).
O Conselho regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e tem como função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão. Andrea e mais duas arquitetas vem há cerca de um ano trabalhando na estruturação da fiscalização, para aumentar a efetividade do trabalho a ser realizado pelos novos fiscais do CAU.
Na reunião Andrea apresentou aos fiscais da Seplan o sistema de Georreferenciamento utilizado pelo CAU, que mostra a localização de cada obra com RRT – Registro de Responsabilidade Técnica, documento obrigatório para a construção de qualquer empreendimento. Segundo a Arquiteta, com o Georreferenciamento de Lages concluído e através do número dos alvarás fornecidos pela prefeitura, será possível intensificar a fiscalização, localizando as obras irregulares.
Após a conclusão do Georreferenciamento será possível estabelecer uma via de mão dupla entre os ficais do CAU e do município, facilitando o trabalho através da troca de informações. ‘’Com os dados dos alvarás o CAU pode fiscalizar a emissão de RRT, e, ao mesmo tempo, se há uma RRT também é possível fiscalizar a existência do Alvará’’ explica.
Para o Secretário Jorge Raineski, não há duvida de que o estreitamento das relações entre os fiscais do município e do CAU trará benefícios. ‘’Com a fiscalização feita pela prefeitura em contato com a fiscalização do Conselho, trocando informações Georreferenciadas, o número de obras irregulares no município com certeza reduzirá expressivamente’’, finaliza.
Data: 27/11/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário