segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Caso raro de má formação genética é registrado em Lages

Caso raro de má formação genética é registrado em Lages

Texto:
Lages,  Correio Lageano



A vida da menina que nasceu com um irmão gêmeo acárdico (sem coração) durou apenas três horas. A criança nasceu por parto normal, em Lages, com pouco mais de seis meses.




O fato aconteceu na terça-feira (05). A pediatra e secretária municipal de saúde, Cristina Subtil, disse que ficou surpresa com o caso. “Eu me preparei para atender um recém-nascido prematuro e pedi vaga na UTI. O bebê  é aparentemente perfeito, porém na região caudal (sacro-coccigeana)  havia um outro bebê acárdio e que não teve o desenvolvimento completo. Trata-se de uma gestação gemelar”, ressalta Cristina.




O caso se assemelha aos gêmeos xifópagos. Cristina diz que o diagnóstico é feito pelo ultrassom, mas afirma que não teve acesso ao ultrassom da criança. “Segundo os familiares não apareceu no ultrassom. Ela também tinha feito quatro consultas de pré-natal”, afirma a médica.




A avó da criança, Sueli Aparecida Matos, diz que a nora fez a ultrassom normal. “No posto do bairro Penha o médico deveria ter pedido uma ultrassom completo e não foi isso que aconteceu. Esperávamos que a criança nascesse perfeita”, afirma Sueli.




Cristina Subtil explica que é feita uma ultrassom gestacional pélvica e que existe a ultrassom morfológica que devem ser feitas para gestações de risco, o que não era o caso da paciente. “A criança não faleceu por causa do gêmeo, mas pela prematuridade”, conclui Cristina.




Feto acárdico ocorre apenas em gestação gemelar

O feto acárdico ocorre apenas em gestações gemelares monocoriônicas. Em cerca de 1% das gestações monocoriônicas podemos observar um feto acárdico (incidência aproximada de 1 para cada 35.000 nascimentos).




No feto acárdico observa-se uma deformidade na parte superior do corpo, com ausência de coração e de polo cefálico (anencefalia). O feto é inviável e não sobreviverá ao ambiente extra-uterino. Durante a gravidez o feto acárdico recebe sangue bombeado de seu irmão gêmeo normal  (chamado de feto bomba). Este problema está correlacionado com, também presentes na Síndrome da Transfusão Feto-Fetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação Habitacional do município de Lages atenderá em novo endereço

  Funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário de 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Para esclarecimentos, contato telefônico: 3019-7466...