segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Caso raro de má formação genética é registrado em Lages

Caso raro de má formação genética é registrado em Lages

Texto:
Lages,  Correio Lageano



A vida da menina que nasceu com um irmão gêmeo acárdico (sem coração) durou apenas três horas. A criança nasceu por parto normal, em Lages, com pouco mais de seis meses.




O fato aconteceu na terça-feira (05). A pediatra e secretária municipal de saúde, Cristina Subtil, disse que ficou surpresa com o caso. “Eu me preparei para atender um recém-nascido prematuro e pedi vaga na UTI. O bebê  é aparentemente perfeito, porém na região caudal (sacro-coccigeana)  havia um outro bebê acárdio e que não teve o desenvolvimento completo. Trata-se de uma gestação gemelar”, ressalta Cristina.




O caso se assemelha aos gêmeos xifópagos. Cristina diz que o diagnóstico é feito pelo ultrassom, mas afirma que não teve acesso ao ultrassom da criança. “Segundo os familiares não apareceu no ultrassom. Ela também tinha feito quatro consultas de pré-natal”, afirma a médica.




A avó da criança, Sueli Aparecida Matos, diz que a nora fez a ultrassom normal. “No posto do bairro Penha o médico deveria ter pedido uma ultrassom completo e não foi isso que aconteceu. Esperávamos que a criança nascesse perfeita”, afirma Sueli.




Cristina Subtil explica que é feita uma ultrassom gestacional pélvica e que existe a ultrassom morfológica que devem ser feitas para gestações de risco, o que não era o caso da paciente. “A criança não faleceu por causa do gêmeo, mas pela prematuridade”, conclui Cristina.




Feto acárdico ocorre apenas em gestação gemelar

O feto acárdico ocorre apenas em gestações gemelares monocoriônicas. Em cerca de 1% das gestações monocoriônicas podemos observar um feto acárdico (incidência aproximada de 1 para cada 35.000 nascimentos).




No feto acárdico observa-se uma deformidade na parte superior do corpo, com ausência de coração e de polo cefálico (anencefalia). O feto é inviável e não sobreviverá ao ambiente extra-uterino. Durante a gravidez o feto acárdico recebe sangue bombeado de seu irmão gêmeo normal  (chamado de feto bomba). Este problema está correlacionado com, também presentes na Síndrome da Transfusão Feto-Fetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...