quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atores abusam do humor em oficina de improvisação



Seguindo a linha de raciocínio dos espetáculos “Toc, toc, toc - Tem Gente!”, do Grupo Teatral Choupana, atores comandam oficina de improvisação para adolescentes.

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde, orientou que a Secretaria da Habitação providenciasse apresentações de teatro em cumprimento a uma das etapas necessárias à liberação de R$ 250 mil do Governo Federal para a construção de módulos sanitários para 25 famílias carentes lageanas.

Além das apresentações promovidas na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Nossa Senhora da Penha, Mutirão e no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, foi realizada, na tarde desta sexta-feira, dia 1º, uma oficina de improvisação com intuito de exercitar o senso cênico, a criação de histórias e cenas e a interpretação. A partir do cumprimento das orientações, a Secretaria da Habitação irá elaborar um relatório para que a Funasa se posicione sobre a próxima etapa a ser obedecida.

Adolescentes do serviço Vida Nova, da Secretaria da Assistência Social, desenvolvido na sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), para jovens cumpridores de medidas socioeducativas em regime aberto, assistiram atentamente às explicações dos atores e como encontraram no mundo da dramaturgia seu potencial de talento.

“Nós criamos uma vivência teatral, incialmente abordando a mitologia, as origens do teatro, bases teóricas, dinâmicas, jogos e exercícios. Nosso trabalho conspira a favor do humor, por isso utilizamos as roupas do ‘rei’ da peça ‘Toc, toc, toc - Tem Gente!’, narizes de palhaço e penico”, detalha o ator e produtor cultural, Robson Andrade, ao especificar que a abordagem seguiu a linha da higiene pessoal, alinhada à questão dos banheiros.

Para os jovens, que tiveram seus nomes preservados, “o conhecimento cênico é uma das formas de enxergar o mundo de um jeito mais lúdico, mais bonito e atraente. A oficina nos envolveu, pudemos trocar ideias com os atores e, com certeza, aprender mais sobre essa arte e tirar lições.”

90 adolescentes no Vida Nova

O serviço Vida Nova presta atendimento há seis anos e hoje em dia beneficia aproximadamente 90 jovens entre 14 e 19 anos, mas a escala de beneficiários obedece a assistência para adolescentes entre 12 e 21, segundo a técnica Josiane de Oliveira Luz.

Os adolescentes são recebidos às sextas-feiras, com interação sobre temas transversais, pelo grupo Arte Educação, em relação a drogas, sexualidade, cidadania, empreendedorismo, mercado de trabalho e projetos de vida.

“Quando necessário, encaminhamos os adolescentes aos serviços da rede (educação e saúde, por exemplo), além de ensinar a importância da profissionalização, inclusive com apoios, como a Fundação Carlos Joffre do Amaral, e relativo à cultura, pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com sessões de cinema assistidas gratuitamente”, explicou a psicóloga Carolina Thomas Giongo.

Legenda fotos: Oficina de teatro teve a participação de adolescentes do serviço Vida Nova, desenvolvido pelo Creas.

Texto e fotos: Daniele Mendes de Melo

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação Habitacional do município de Lages atenderá em novo endereço

  Funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário de 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Para esclarecimentos, contato telefônico: 3019-7466...