segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Almoxarifado é reestruturado

Saúde


Esse é o setor que distribui a maioria dos bens materiais e insumos de saúde às 26 Unidades Básicas de Saúde de Lages, incluindo a Farmácia Básica, pronto- atendimento Tito Bianchini e Policlínica Municipal
 Houve ainda a adoção de procedimentos de inventário rotativo para evitar divergências no estoque, sendo que a contagem, de 10 a 15 itens, agora é feita uma vez ao mês(Fotos: Sandro Scheuermann)
Houve ainda a adoção de procedimentos de inventário rotativo para evitar divergências no estoque, sendo que a contagem, de 10 a 15 itens, agora é feita uma vez ao mês(Fotos: Sandro Scheuermann)
Desde o início do ano, medidas que visam à melhoria no atendimento à população vêm sendo tomadas na Secretaria de Saúde. Uma série de fatores, que implicam direta e indiretamente ao cidadão foi adotada. O processo de organização do setor de almoxarifado, solicitado pela Auditoria Geral e Controladoria do Município, faz parte do processo.
Esse é o setor que distribui a maioria dos bens materiais e insumos de saúde às 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lages, incluindo a Farmácia Básica, pronto-atendimento Tito Bianchini e Policlínica Municipal. “Encontramos o local completamente bagunçado, com materiais de limpeza, manutenção e escritório em meio aos medicamentos e equipamentos de saúde.Oalmoxarifado encontrava-se no meio do caos”, afirma a secretária de Saúde, Cristina Subtil.
Faltava discriminação e estavam armazenados em locais com temperatura inadequada e em contato direto com o piso do barracão. “A cobertura do galpão é de telha e amianto, o que ocasiona a elevação da temperatura em dias de verão, comprometendo a qualidade dos medicamentos”, explica a secretária.
No departamento de odontologia, estavam armazenados em local inapropriado, com umidade e mofo. “Para solucionar esta questão, foi solicitada a instalação de forro e ar-condicionado, e o fechamento da área, protegendo os produtos do calor e umidade. A separação dos equipamentos e medicamentos por grupos também foi providenciada”, reitera.
Tambémhavia grande quantidade de bens patrimoniais sem uso – mesas, cadeiras, colchões, camas, macas, balanças. Os materiais são de responsabilidade do setor de Patrimônio e estavam amontoados no almoxarifado da Secretaria de Saúde. “Os itens já foram encaminhados ao Patrimônio, havendo a liberação de um espaço significativo”, diz Cristina.
Segurança
Para garantir a segurança dos servidores e dos equipamentos armazenados, houve a adequação de escadas, inspeção física, avaliação das condições de trabalho e a elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP), projeto que formaliza normas e ações para administrar o almoxarifado.Havia alto risco de incêndio na estrutura, considerando a forma imprópria de armazenamento. “A troca dos extintores foi providenciada”, afirma.
Entre as demais ações referentes à segurança, o setor de Tecnologia da Informação da pasta (TI) está fazendo a manutenção do sistema G-mus, visando credenciar os servidores responsáveis pela movimentação de materiais e restringir o acesso aos dados de alterações do estoque no sistema por pessoas não autorizadas. Em breve haverá a implantação do leitor de código de barras para etiquetagem de armazenamento.
Capacitação profissional
Os servidores que trabalham no setor passaram por capacitações e estão aptos a prestar os serviços. O almoxarife responsável foi nomeado e as funções e registros do quadro de pessoal, para realizar as atividades, definidas. “Agora somente entra no almoxarifado quem estiver autorizado”, destaca.
Houve ainda a adoção de procedimentos de inventário rotativo para evitar divergências no estoque, sendo que a contagem, de 10 a 15 itens, agora é feita uma vez ao mês. “Estamos caminhando para a organização efetiva de cada setor da Secretaria de Saúde, focando na melhoria da prestação de serviços”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...