domingo, 3 de novembro de 2013

Alfabetização na Idade Certa


Melhores trabalhos do PNAIC serão selecionados em Lages

“Este é o primeiro ano de atuação do Pacto, mas os resultados já são visíveis. Percebemos que os alunos estão tendo acesso às diferentes modalidades textuais e o conhecimento se dá de forma natural.” Ana Paula de Bona Sartor
Uma comissão julgadora avaliará os melhores resultados, que serão apresentados durante um seminário, no dia 12 de novembro (Foto: Sandro Scheuermann)
Uma comissão julgadora avaliará os melhores resultados, que serão apresentados durante um seminário, no dia 12 de novembro (Foto: Sandro Scheuermann)
A Secretaria de Educação de Lages está dando continuidade aos trabalhos conduzidos através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), implantado este ano em escolas do ensino fundamental de todo o país. Nesta semana, 34 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) apresentaram seus projetos, aplicados junto aos alunos – as selecionadas serão conhecidas segunda-feira (4). Uma comissão julgadora avaliará os melhores resultados, que serão apresentados durante um seminário, no dia 12 de novembro.
Os projetos se dividiram em três gêneros textuais: biografia, receita e poesia, conforme normas elencadas pelo próprio programa nacional. Foram aproximadamente 30 dias de trabalho, quando as educadoras puderam colocar em prática as metas estipuladas e sintetizá-las em forma de vídeos e apresentações visuais, mostradas à banca avaliadora composta por profissionais vinculadas à Secretaria de Educação. “Nosso objetivo é avaliar se os professores conseguiram explorar os gêneros por completo, principalmente no que tange ao uso social, como foco no letramento”, enfatiza a coordenadora Ana Paula de Bona Sartor.

Primeiro ano de atuação

Conforme metas estipuladas pelo PNAIC, aos 8 anos de idade as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. “Este é o primeiro ano de atuação do Pacto, mas os resultados já são visíveis. Percebemos que os alunos estão tendo acesso às diferentes modalidades de textos e o conhecimento se dá de forma natural, em situações reais; isso facilita o processo ensino/aprendizagem”, destaca a coordenadora Ana Paula de Bona Sartor. Antes de atuarem, os professores receberam bolsas de estudo no valor de R$ 200,00 mensais para um total de 120 horas de curso de capacitação, aplicado em um período de dez meses.
Data: 01/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação Habitacional do município de Lages atenderá em novo endereço

  Funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário de 8h ao meio-dia e das 14h às 18h. Para esclarecimentos, contato telefônico: 3019-7466...