3.1 METAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFERENCIAIS CURRICULARES
NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças
desenvolvam as seguintes capacidades, conforme os Referenciais
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais
independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas
limitações;
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas
potencialidades e limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado
com a própria saúde e bem-estar;
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças,
fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas
potencialidades de comunicação e interação social;
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos
poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais,
pressupostos teórico-metodológicos que sustentam a proposta curricular. Tem, também, por
objetivo a valorização do profissional através do aperfeiçoamento em serviço, onde o foco é
instrumentalizá-los com técnicas, metodologias e conhecimentos de modo a transformar os
conceitos/conteúdos do ensino em atividades significativas de aprendizagem para todos(as).
Seminários, palestras, oficinas, grupos de estudos, reuniões, grupos de formação por área de
conhecimento ou etapa de ensino, ciclos de formação sobre temas específicos, têm caracterizado
a sua organização. De outro modo, a formação descentralizada visa à reflexão da demanda de
cada unidade. Para tanto, as unidades educativas, nos momentos de estudo previstos no
calendário escolar (Paradas Pedagógicas) oportunizarão espaço para a realização de assessoria
técnica e pedagógica, constituindo a formação descentralizada, esta acompanhada pelos
Orientadores e pelo Setor de Educação Infantil (Projeto específico cedido pelo setor).
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respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e
colaboração;
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se
cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do
meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e
necessidades;
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita)
ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a
compreender e ser compreendido, expressando ideias, sentimentos,
necessidades e desejos de avançar no seu processo de construção de
significados, enriquecendo cada vez mais a própria capacidade expressiva;
Conhecer as manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse,
respeito e participação, valorizando a diversidade;
3.2 PROJETOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
3.2.1 A D O C I - Adote um Centro de Educação Infantil
O projeto ADOCI, proposto e elaborado pela Secretaria da Educação do
Município de Lages em 2003, objetiva buscar, por meio de parcerias com o
empresariado lageano e pessoas físicas, recursos financeiros para programar e
subsidiar o trabalho educativo e social desenvolvido nos Centros de Educação
Infantil jurisdiciados ao Sistema Municipal e creches filantrópicas. O repasse do
recurso deve ser mensal, através de boleto bancário, para a FIA (Fundo da
Infância e do Adolescente) .
29
A Secretaria da Educação, juntamente com o CPP – Conselho de Pais e
Professores e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –
realiza o acompanhamento da aplicação dos recursos, de acordo com as
prioridades estabelecidas prévia e coletivamente, sob prestações de contas por
balanço contábil às empresas e parceiros do Projeto.
3.2.2 Projeto Recreando na Educação Infantil
O projeto Recreando na Educação Infantil, proposto e elaborado pela SEML,
prioriza o atendimento de crianças de zero a cinco anos em situação de risco e/ou
crianças cujas famílias não tenham com quem deixá-las durante o período de
recesso dos Centros de Educação Infantil Municipais. Sob o formato de colônia de
férias, as atividades desenvolvidas pelo projeto pautam-se na brincadeira e na
ludicidade, oportunizando momento prazeroso e significativo para as crianças.
A seleção dos Centros para a realização do projeto dá-se em função das
demandas sociais, isto é, em virtude do maior número de mães que trabalham e
cujos filhos estão matriculados nos Centros de Educação Infantil Municipal
devidamente inscritos no Projeto.
3.2.3 Oficinas Pedagógicas
As Oficinas Pedagógicas na Educação Infantil surgem como proposta de
espaço de reflexão e aprendizagem sobre a prática pedagógica, oportunizando
aos professores espaço para desenvolver competências e habilidades
necessárias para ampliar a sua atuação no cotidiano profissional. Visa promover a
investigação, a produção e a utilização de materiais pedagógicos como recursos
indispensáveis ao enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem,
30
combinando o trabalho individual com as tarefas socializadas e buscando a
unidade entre teoria e prática.
Além de ser um espaço de construção coletiva de conceitos e saberes, as
Oficinas Pedagógicas são estratégias que supõem o aprender fazendo.
As oficinas são realizadas no contra turno, sendo os professores convidados a
participar voluntariamente e certificados pela SEML. Os temas geradores surgem
a partir de interesses apontados na formação continuada, enriquecendo os
trabalhos nos Centros de Educação Infantil.
3.2.4 Professor Atividade-Meio
Com a ampliação da jornada de trabalho de seis para oito h/a17, o projeto
Professor de Atividade Meio surge diante da necessidade de estruturar o horário
deste segmento, tendo este profissional a tarefa de assumir a turma durante o
intervalo de almoço e hora atividade do professor regente.
A prática de atividade-meio baseia-se na Metodologia de Projetos,
segundo a qual o Professor responsável por esse momento deverá desenvolver
atividades de ensino e aprendizagem focadas no lúdico. Com esse método,
pretende-se garantir o respeito às características de cada contexto educativo e às
diferenças individuais das crianças nesse horário tão peculiar no qual o Cuidar e o
Educar se complementam.
17 De acordo com a Lei Complementar Municipal n. 340, de 16 de dezembro de 2009, que destitui o
cargo Educador Infantil para o cargo de “Professor”, a SEML institui o Projeto Professor de
Atividade de Meio em adequação à jornada de trabalho dos ocupantes dos cargos oriundos da
nova lei de valorização profissional pela Alteração de Cargos e Salários.
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3.2.5 Encontros e Encantamentos
O Projeto de Contação de Histórias - Encontros e Encantamentos - tem por
objetivo precípuo desenvolver a imaginação, inserindo no espaço educacional o
gosto e o prazer de ouvir e contar histórias. Para essa mediação, os professores
contadores de histórias têm a possibilidade de ampliar a própria capacidade de
produzir narrativas orais, a interpretação e a representação oral, artística e
corporal.
Neste sentido, o Projeto de Contação de Histórias – Encontros e
Encantamentos busca fazer a criança sonhar, imaginar e, principalmente, se
encantar através da literatura infantil.
Acontece de forma itinerante nos Centros de Educação Infantil do Sistema
Municipal de Educação e é realizado por um grupo de Contadoras de História
que, a partir de pesquisas, criações e produções, faz sessões de histórias,
mesclando narrações, animações e canções.
4 ENSINO FUNDAMENTAL18
Tem por objetivo assegurar o acesso e permanência dos estudantes na
escola, bem como garantir a qualidade da ação pedagógica necessária ao
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem. Nesse sentido, a aquisição de
conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores garantem aos
estudantes a capacdade de estabelecer relações interpessoais de comunicação
de forma consciente e crítica na sociedade.
18 O Ensino Fundamental é a etapa da Educação Básica obrigatória dos 6 aos 14 anos. Sua oferta
deve ser garantida a todos, inclusive para os que não tiveram acesso na idade própria, de acordo
com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, no artigo 32 e na Constituição Brasileira,
artigo 208.
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