“Trabalhos como este incentivam os alunos a entrarem no mundo da leitura.” Salete Bueno
Personalidades como Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Ziraldo e a poetisa Roseana Murray foram amplamente pesquisados pelos estudantes (Fotos: Sandro Scheuermann)
O Sistema Municipal de Educação de Lages aderiu este ano ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até aos 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Todas as unidades educacionais estão envolvidas no processo, dividido em duas etapas: curso de formação de carga horária de 120 horas, as quais já foram cumpridas, e a parte de aplicação prática com os alunos. O projeto foi fragmentado em três gêneros textuais: biografia, receitas e poesias. “Cada escola desenvolveu um projeto didático para favorecer a absorção do conhecimento pelos estudantes”, diz a coordenadora Ana Paula de Bona Sartor.
Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena, um grupo de professoras encontrou uma maneira divertida de incentivar os alunos do 1°, 2° e 3° ano a aflorarem o gosto pela leitura. As educadoras Lúcia Helena Góss, Karine Mürer, Gorete Miranda, Kátia Barcellos, Geane Rodrigues e Gisele Mattos desenvolveram um projeto sobre gêneros textuais, com foco na biografia de escritores da literatura infantil.
Personalidades como Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Ziraldo e a poetisa Roseana Murray foram amplamente pesquisados. O resultado foi apresentado nesta sexta-feira (18). Personagens de histórias em quadrinhos como o Menino Maluquinho, de Ziraldo, e a caricatura dos escritores famosos arrancaram aplausos.
Escritora lageana é apresentada aos alunos
Um dos momentos mais esperados foi o bate-papo com a escritora lageana Salete Bueno, autora de três livros infantis, que fez questão de apresentar-se e falar sobre sua trajetória. “Recebo muitos convites das escolas municipais para participar desses momentos e estou muito satisfeita com o que vejo. Trabalhos como este incentivam os alunos a entrarem no mundo da leitura”, comenta.
Data: 18/10/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário