segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Preparativos para as homenagens cívicas estão em fase avançada





A comissão organizadora da programação da Semana da Pátria, composta por representantes da Prefeitura de Lages, Gerência Regional de Educação (Gered), Forças Armadas e demais entidades envolvidas, corre contra o tempo para deixar tudo pronto para o início das atividades alusivas à Semana da Pátria. Mas os preparativos estão em fase avançada. A solenidade de abertura das homenagens cívicas acontecerá no domingo (1/09), às 9h, no calçadão da praça João Costa, com a presença de autoridades civis e militares. Os desfiles e homenagens seguem até o dia 7 de setembro.

Serão cinco desfiles ao longo da semana, além das homenagens cívicas no calçadão. Este ano, devido às obras de revitalização da avenida Duque de Caxias, o desfile oficial do dia 7 será na avenida Presidente Vargas. O local foi definido pela comissão por considerar o lugar mais adequado para aglomerações com esta dimensão, não atrapalhando o fluxo de trânsito e amenizando possíveis manifestações de grupos de vândalos, por ser uma avenida mais fechada e segura, de acordo com a Polícia Militar.

Ao todo, entre escolas, instituições e entidades, mais de 50 grupos desfilarão prestando sua homenagem à pátria nestes sete dias de desfiles. Cada escola poderá ter até 150 alunos participantes, contando com o pelotão da banda ou fanfarra. Isso, segundo uma das coordenadoras, Pitch Albuquerque, é para evitar que o tempo de desfile seja extrapolado.


Torcida por tempo bom

Entre as instituições participantes estão as Forças Armadas, Grupo de Escoteiros, Clube de Desbravadores, Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdef), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Lyons Clube. Grupos de motociclistas, ciclistas e cavaleiros também participarão, seguindo as regras estipuladas pelos organizadores.

Uma das grandes preocupações da comissão é quanto ao clima, pois se chover há um grande transtorno para todos os grupos, em termos de deslocamento e execução do desfile. Ficou acordado que, caso chova até às 7h30min do dia 7, o comunicado do cancelamento do desfile será repassado através das emissoras de rádios locais. “Ficamos ansiosos e torcendo para não chover, pois caso ocorra, não tem como transferir o desfile para outra data. O evento envolve custos e todo um contingente da Polícia Militar que é destinado à segurança, além dos funcionários que trabalham no evento”, diz Pitch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...