A secretária da Educação, Marimilia Coelho, destaca esse momento como único para os professores de toda a região e até mesmo de outros Estados que se inscreveram. “É uma oportunidade para refletir nossas práticas pedagógicas no dia a dia da escola. Também é necessário humanizar as relações entre educadores e alunos para que os desafios de cada professor sejam enfrentados com mais segurança e discernimento”, afirma.
O tema do Congresso, “A educação transpondo fronteiras por meio da cultura e da paz” vem ao encontro do projeto “Educação pela Paz”, lançado este ano pela prefeitura de Lages. “O Congresso foi pensado para discutir estas demandas. Temos necessidade de restaurar o respeito e a paz através da cultura. Aqui vamos fortalecer os discursos para que depois cheguem ao nosso estudante”, diz o professor da rede municipalÉrico Paes de Campos.
A Secretaria da Educação de Lages oferece no mínimo 40 horas de formação por área de conhecimento, dando oportunidades aos professores de se qualificarem, além de eventos com palestrantes renomados, como o Congresso. “Um encontro grandioso como este nos serve para agregar conhecimento, para que nós, enquanto professores e formadores levemos esta bagagem para a sala de aula, trazendo resultados extremamente positivos”, comenta Érico.
Os congressistas atraíram o professor da rede estadual do município de São José do Cerrito, Diego Raimann. “Participar do Congresso da Educação é engrandecedor para a nossa profissão. Acredito que além de eu sair com uma bagagem de conhecimento bastante grande, quem mais vai ganhar com isso são os meus alunos, pois eu vou estar melhor preparado para trabalhar com eles”, diz.
Leonardo Boff é destaque no segundo dia de evento
O Congresso da Educação de Lages continua nesta sexta-feira (26). Pela manhã, Lucia Ceccato de Lima, doutora em Engenharia Ambiental e professora do programa de Pós-Graduação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) abordará o tema “Educação para Sustentabilidade: Cuidado com a Vida”.
Depois será a vez de Clécio Carlo Gomes, especialista em psicopatologia, psicologia e terapias sexuais. Ele vai falar sobre “Conhecimento e Consciência: Pilares da Humanização com Amor”. À tarde quem sobe ao palco é Leonardo Boff. Professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio do Janeiro (Uerj), é um dos palestrantes mais esperados do Congresso.
Fotos: Nilton Wolff
Nenhum comentário:
Postar um comentário