segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Inscrições - Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026

 As inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026 e para o Processo Seletivo de Vagas Suplementares seguem abertas até o dia 8/10/2025.

Entretanto, lembramos que hoje é o último dia para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026.

Os alunos podem solicitar a isenção de duas formas:

  • Candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita inferior a 1/2 (meio) salário mínimo (Decreto n° 11.016/2022)

  • Candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública brasileira ou tenham recebido bolsa integral em escola da rede privada brasileira ( Lei n° 12.799/2013)


Inscrições pelo site: https://vestibularunificado2026.ufsc.br/ 

Secretaria da Educação abre inscrições de Processo Seletivo

 

Processo é destinado ao preenchimento de vagas temporárias e formação de cadastro de reserva para os cargos de professor, assistente técnico educacional e monitor de transporte escolar, para o ano letivo de 2026. O edital completo está disponível no endereço https://www.educacaolages.sc.gov.br/processo-seletivo

A Secretaria Municipal de Educação abriu o período de inscrições do Processo Seletivo nº 06/2025. O Processo é destinado ao preenchimento de vagas temporárias e formação de cadastro de reserva para os cargos de professor, assistente técnico educacional e monitor de transporte escolar, para o ano letivo de 2026.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site do Município de Lages http://www.lages.sc.gov.br ou https://www.educacaolages.sc.gov.br/ e identificar o link para o Processo Seletivo. A inscrição também pode ser realizada diretamente no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) http://www.ibam-concursos.org.br.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro. A prova será realizada no dia 23 de novembro. Para os candidatos ao cargo de professor será realizada uma prova de títulos, com caráter classificatório. O edital completo do Processo Seletivo, com a relação completa das vagas, está disponível no endereço https://www.educacaolages.sc.gov.br/processo-seletivo.

A Secretaria Municipal da Educação de Lages (SMEL) está localizada na Avenida Papa João XXIII, nº 1.115, bairro Petrópolis. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone: (49) 3019-7620.

Texto: Glaucir Borges
Arte: João Francisco Custódio Maciel

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Governo de SC apresenta proposta para alterar Leis do Universidade Gratuita e Fumdesc

 

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), apresentou uma proposta para alterar as Leis nº 831 e nº 18.672, de 2023, que instituem os programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc).  Os projetos ainda irão tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

“Esses são dois grandes programas que só temos em Santa Catarina, que estão realizando o sonho de milhares de catarinenses, para os quais a graduação antes não era uma possibilidade. Estas mudanças, se aprovadas, serão importantíssimas para que o Universidade Gratuita e o Fumdesc sejam ainda melhores”, destaca o governador Jorginho Mello

Os programas Universidade Gratuita e Fumdesc são inéditos no país e, por isso, não há um protocolo para sua construção e execução. Juntos, são a maior política estadual de acesso e permanência ao ensino superior do Brasil.

Os ajustes propostos são decorrentes do acompanhamento feito pelo Governo do Estado e de apontamentos trazidos pelos órgãos de controle. O objetivo é aperfeiçoar a execução dos programas, reforçar a transparência e a fiscalização, bem como garantir maior eficiência na gestão dos recursos públicos.

“Fizemos diversos estudos para chegar ao diagnóstico das propostas que apresentamos. É um trabalho feito a muitas mãos, com o intuito de aprimorar estas duas iniciativas altamente transformadoras criadas pelo nosso governador Jorginho Mello. Nossa intenção é aperfeiçoar e cuidar desses programas que já mudaram e vão mudar ainda mais vidas e realidades por toda Santa Catarina”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A transformação proporcionada pelos programas se justifica ainda mais pelos números, já que 82% dos beneficiados são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Além disso, o número de estudantes que conciliam a formação com uma jornada de trabalho também se destaca. Entre todos os contemplados, 85% fazem esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira. Já são 54 mil benefícios concedidos em apenas dois anos.

Conheça as mudanças propostas pelo Governo do Estado

  • Fortalecimento da Comissão Estadual de Fiscalização de ambos os programas, garantindo maior legitimidade, participação social e efetividade nas decisões;
  • Definição de critérios mais objetivos de seleção dos beneficiados, com teto de R$ 1,5 milhão para os bens do grupo familiar e padronização da renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos para todos os cursos;
  • Determinação de um valor máximo para pagamento de cada mensalidade e alteração do cálculo do índice de carência (IC), atribuindo maior peso aos estudantes inscritos para vagas em cursos de graduação em engenharias e licenciaturas;
  • Ampliação das penalidades aplicadas aos estudantes que fraudarem os processos.

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação


terça-feira, 23 de setembro de 2025

Concurso SED SC: banca definida; Edital em breve. Confira!

 A banca do concurso SED SC está definida! De acordo com o documento de dispensa de licitação, a SED SC escolheu a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) para organizar e executar o próximo edital.

A expectativa é que o edital seja publicado em breve, com vagas para diversas especialidades. 

Vale lembrar que em Governo de Santa Catarina lançou um programa que prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões para a rede estadual, o que aumenta as chances de realização de um novo concurso público.

Banca definida

Nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, foi publicado o documento que confirma a escolha da banca organizadora responsável pelo próximo edital da Secretaria. Confira seguir:

Concurso SED SC: banca definida


quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Mercado Público terá programação diferenciada para celebrar o Dia do Gaúcho no próximo sábado

 

Cultura, tradição e orgulho de pertencer a essa terra “em que o céu é mais azul”. Lages, como importante peça para a Revolução Farroupilha e “a mais gaúcha das cidades catarinenses”, também comemora o Dia do Gaúcho, no dia 20 de setembro, com uma programação especial no Mercado Público

Uma intensa programação foi preparada para celebrar o Dia do Gaúcho, comemorado no próximo sábado (20 de setembro), no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Desde cedo, a partir das 9h, até o fim do dia haverá várias atrações artísticas e musicais para enaltecer a cultura e história do tradicionalismo gaúcho.

Símbolo de luta e cultura de um povo aguerrido, o 20 de setembro é comemorado há 189 anos pelo início de uma revolta contra o governo imperial do Brasil, ocorrida em 1835. Naquele dia, a insatisfação sobre a cobrança de altos impostos chegou ao limite, desencadeando, assim, a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Ocorrida primordialmente no Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina também faz parte deste marco histórico e a cidade de Lages teve papel fundamental nessa Revolução. “Celebrar o Dia do Gaúcho é valorizar nossas raízes. Lages está diretamente ligada a essa história de muitas lutas e é nosso dever celebrar a data e manter viva a memória dos nossos antepassados”, reconhece a prefeita Carmen Zanotto.

Conforme informações da obra “O Continente das Lagens”, do escritor lageano Licurgo Costa, durante a Guerra dos Farrapos, os corajosos soldados lageanos, junto ao exército de Bento Gonçalves, arrastaram os barcos farroupilhas pelas várzeas lamacentas da região. Por este motivo o General Davi Canabarro comentou com o coronel lageano Serafim de Moura que os soldados de Lages pareciam “bois de botas”, fazendo alusão a sua força e fibra para transpassar pelos atoleiros e banhados aos quais eram mais acostumados.

Outros momentos marcantes de Lages na história Farrapa estão na Proclamação da República Lageana, em 1839, e na Batalha do Passo de Santa Vitória, da qual participou o casal revolucionário Anita e Giusepe Garibaldi. Para tanto, a data tornou-se um marco da resistência política e cultural do povo gaúcho (e catarinense), valorizando seus costumes e tradições.

Para comemorar esses feitos, a programação festiva no Mercado Público encerrará as atividades da Semana Farroupilha que teve início na última segunda-feira (15), em Lages, no Casarão Juca Antunes. “O Dia do Gaúcho celebra a força da nossa cultura e tradição. Teremos um dia completo de atividades no Mercado Público com mateada, apresentações culturais e musicais, torneio de chula e baile gaúcho, enaltecendo a história do nosso povo”, destaca Celio Bueno Junior, diretor Mercado Público de Lages.

Como ato simbólico, além de toda a programação no decorrer do dia no Mercado Público, haverá ainda o tradicional Desfile Farroupilha, em que um grupo de cavaleiros passará pelo Centro de Lages carregando a “Chama Campeira”, que está no Casarão Juca Antunes, e será levada até as dependências do Mercado, às 11h.

Confira a programação completa para o dia 20 de setembro no Mercado Público:

09h – Mateada “Bem do nosso jeito”, para esquentar a prosa;

10h30 – Show com Érico Goulart e Éder Goulart;

11h – Chegada da Chama Campeira;

12h – Apresentações musicais e culturais no palco Entrevero com transmissão ao vivo pela Band FM no Programa Buenas Tchê;

14h – Torneio de Chula;

18h – Show com Daniel Pakri;

18h40 – Premiação da Chula;

19h30 – Grande Baile com Nilson Neves e Grupo Gaúcho.

Texto: Silviane Brum

Fotos: Fábio Pavan e arquivo Comunicação PML


terça-feira, 16 de setembro de 2025

Leia os sinais de sobrecarga do seu aluno autista antes que virem crise

 

O som da sala de aula é familiar: conversas baixinhas, o arrastar de cadeiras, o virar de páginas. Você está tentando dar conta de tudo, o tempo corre contra o relógio. De repente, um barulho mostra que algo não está bem. É o Lucas, seu aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dando gritos repetidamente. Os gritos são altos e insistentes. Os outros alunos olham e riem, a sua concentração se esvai, e você sente aquela sensação cada vez mais frequente de “o que eu faço agora?".

Se você já se sentiu assim, saiba que não está sozinha. Essa sensação de estar diariamente no limite, sem saber o que fazer, é real e exaustiva. É um peso que muitas professoras como você carregam todos os dias.

Mas e se disséssemos que o Lucas não está tentando te desafiar? E se, na verdade, ele estivesse tentando desesperadamente dizer algo? Esse é o insight que pode mudar tudo. 

Neste guia, vamos oferecer uma nova lente para enxergar esses desafios, além de um conjunto de ferramentas práticas para você compreender esses comportamentos e, enfim, saber o que fazer diante deles.

 

A Mudança de Perspectiva: De "Problema" a "Mensagem"

O primeiro e mais poderoso passo, é uma mudança de mentalidade. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) nos ensina um princípio fundamental: todo comportamento, por mais desafiador que pareça, serve a um propósito, tem uma função. 

Para alunos com dificuldades na comunicação verbal, como muitos no espectro autista, o comportamento se torna a principal ferramenta para expressar necessidades, desejos e desconfortos. O comportamento problemático não é aleatório; ele é funcional. Ele funciona como se fosse uma forma de comunicação, mesmo que não seja uma escolha consciente do aluno. Ele está apenas usando a única ferramenta que aprendeu que funciona para ele.

Isso nos leva a um novo papel para você, professora, que passa de "controladora de comportamento" para ser uma "detetive de comportamento", investigando o "porquê" por trás do "o quê" e ajudando esse aluno a expressar isso de forma mais compreensível para quem está à sua volta.

Essa simples mudança de perspectiva é, em si, uma estratégia poderosa. Ao adotar uma postura investigativa em vez de reativa, você se distancia emocionalmente do ato. Essa calma cria um ambiente mais seguro e previsível na sala de aula, o que, por si só, já pode diminuir a frequência dos comportamentos disruptivos antes mesmo de qualquer outra intervenção. 

Decodificando a Mensagem: As 4 Funções Essenciais do Comportamento

Embora os comportamentos possam parecer infinitamente variados, as razões (ou funções) por trás deles geralmente se enquadram em quatro categorias principais. Pense nisso como os quatro motivos básicos pelos quais um bebê chora: fome, sono, desconforto ou necessidade de atenção. Com nossos alunos, a lógica é a mesma.

Aqui estão as quatro funções, "traduzidas" para o dia a dia da sala de aula:

  1. Fuga/Esquiva ("Isso é demais para mim!")

O aluno está tentando escapar de algo que considera aversivo: uma tarefa muito difícil, um ambiente barulhento, uma interação social indesejada ou uma atividade que dura mais do que ele consegue tolerar.

  • Exemplo: A Ana rasga a folha de matemática sempre que há mais de cinco problemas. A mensagem dela não é "eu odeio matemática", mas talvez "cinco problemas de uma vez sobrecarregam meu cérebro. Preciso de menos."
  1. Atenção ("Por favor, me veja!")

O aluno busca interação social, seja positiva (elogio) ou negativa (repreensão). Para muitas crianças, qualquer atenção é melhor do que nenhuma atenção.

  • Exemplo: O Pedro faz barulhos com a boca enquanto você explica a lição para a turma. A mensagem pode ser: "Sei que você está ocupada com todos, mas eu preciso de uma conexão com você agora."
  1. Acesso a Itens/Atividades ("Eu quero muito isso!")

O aluno quer ter acesso a um objeto, brinquedo ou atividade preferida e não sabe como pedir ou esperar por ele de forma apropriada.

  • Exemplo: A Júlia empurra um colega para pegar o tablet. A mensagem não é "sou agressiva", mas "eu não sei como dizer que é a minha vez ou como esperar pelo Chrome Book, e meu desejo por ele é avassalador."
  1. Sensorial/Automático ("Meu corpo precisa disso para se regular.")

O comportamento em si é reforçador. Ele pode acalmar um sistema nervoso sobrecarregado, fornecer uma estimulação necessária (como balançar o corpo) ou bloquear um estímulo sensorial incômodo (como o zumbido das luzes fluorescentes).

  • Exemplo: O Léo balança o corpo para frente e para trás na cadeira. A mensagem pode ser: "O barulho e a luz da sala estão me desorganizando, e este movimento me ajuda a focar e a me sentir seguro."

Função do Comportamento

O que o Aluno Pode Estar "Dizendo"

Exemplo em Sala de Aula

Habilidade a Ensinar

Fuga/Esquiva

"Isso é muito difícil/barulhento/longo. Preciso de uma pausa."

Rasgar a folha de atividade, deitar no chão.

Pedir "ajuda" ou "pausa".

Atenção

"Estou me sentindo invisível. Olhe para mim, fale comigo."

Fazer barulhos, interromper a aula.

Pedir atenção de forma apropriada.

Acesso a Tangíveis

"Eu quero aquele brinquedo/tablet/lanche agora!"

Pegar objetos dos colegas, ter uma crise de choro.

Pedir "eu quero" ou "minha vez".

Sensorial/Automático

"Meu corpo precisa deste movimento para se sentir bem/calmo."

Balançar o corpo, morder a gola da camisa, bater as mãos.

Pedir um item sensorial ou uma "pausa sensorial".



Sua Ferramenta de Investigação: O Método Rápido A-B-C

Para descobrir qual das quatro funções está em jogo, você precisa de uma ferramenta simples. A Análise A-B-C é o seu caderno de detetive. Ela ajuda a encontrar padrões de forma estruturada. 

  • A (Antecedente): O que aconteceu imediatamente antes do comportamento? (Ex: "Pedi para ele guardar os brinquedos").
  • B (Behavior/Comportamento): O que o aluno fez exatamente? (Ex: "Jogou o carrinho na parede"). Seja objetiva, descreva o que você viu, sem julgamentos.
  • C (Consequência): O que aconteceu imediatamente depois? (Ex: "Eu o repreendi e o levei para o canto da calma").

Você não precisa fazer isso para cada comportamento, todos os dias. Escolha um comportamento-alvo que mais atrapalha a rotina e tente registrar de 3 a 5 ocorrências. Os padrões começarão a aparecer.

  • Padrão de Fuga: A: "Professora entrega a folha de atividade." B: "Aluno rasga a folha." C: "Professora retira a atividade." A função provável é fuga.
  • Padrão de Atenção: A: "Professora ajuda outro aluno." B: "Aluno bate na mesa." C: "Professora olha e diz 'Pare com isso'." A função provável é atenção.
  • Padrão de Acesso: A: "Tempo do tablet acaba." B: "Aluno grita e chora." C: "Professora, para acalmá-lo, devolve o tablet por 'mais 5 minutinhos'." A função provável é acesso.
  • Padrão Sensorial: A: "Sala fica barulhenta durante a troca de atividades." B: "Aluno começa a balançar o corpo." C: "Ninguém reage, o comportamento continua." A função provável é sensorial.

 

Do Entendimento à Ação: Estratégias Práticas para Cada Função

Agora que você é uma detetive e sabe qual a provável mensagem por trás do ato, é hora de responder. A melhor resposta sempre tem duas partes: uma estratégia proativa (para prevenir o comportamento) e uma estratégia de ensino (para substituir o comportamento).

Agir apenas para modificar o ambiente (por exemplo, nunca mais dar uma tarefa difícil) pode prevenir o comportamento, mas não ensina o aluno a lidar com dificuldades futuras, criando dependência. Por outro lado, apenas ensinar uma nova habilidade (como pedir "ajuda") sem tornar a tarefa mais gerenciável, levará à frustração, e o aluno voltará ao comportamento disruptivo, que ele percebe como mais eficiente. 

A combinação é poderosa: a estratégia proativa diminui a motivação para o comportamento disruptivo, criando a oportunidade perfeita para ensinar a nova habilidade de comunicação em um contexto de baixo estresse. 


Se a função é FUGA/ESQUIVA:

  • Estratégia Proativa (Mudar o Ambiente): Ofereça escolhas para devolver um senso de controle ao aluno. Em vez de "faça 10 problemas", tente "você quer fazer os de soma ou os de subtração primeiro?".1 Outra tática é o Momento Comportamental: peça 2 ou 3 coisas fáceis que o aluno sabe fazer ("Desenha um quadrado", "Quanto é 2+2?'") antes de apresentar a tarefa mais desafiadora.
  • Habilidade a Ensinar (Treinamento de Comunicação Funcional - FCT): Ensine a pedir "pausa" ou "ajuda". Use um cartão visual com a palavra "PAUSA". Modele o uso do cartão e, quando o aluno o usar, honre o pedido imediatamente (remova a tarefa por 1-2 minutos). Isso ensina que a comunicação é mais eficiente e rápida do que o comportamento disruptivo.


Se a função é ATENÇÃO:

  • Estratégia Proativa (Mudar o Ambiente): Forneça atenção não contingente. Agende "doses" de atenção positiva ao longo do dia que não dependam de um comportamento específico. Passe na mesa do aluno, faça um elogio rápido sobre seu esforço, dê um toque no ombro. Isso "enche o tanque de atenção" dele, diminuindo a necessidade de buscá-la de forma inadequada.
  • Habilidade a Ensinar (FCT): Ensine uma forma apropriada de solicitar atenção. Pode ser um cartão com uma foto sua que o aluno coloca na sua mesa, ou ensinar a tocar levemente no seu braço. Quando ele usar essa forma, responda imediatamente com atenção positiva, mesmo que por 15 segundos. Isso torna a comunicação apropriada mais eficaz do que gritar.


Se a função é ACESSO A ITENS/ATIVIDADES:

  • Estratégia Proativa (Mudar o Ambiente): Use um quadro "Primeiro-Depois". Mostre visualmente: "PRIMEIRO, a atividade de escrita, DEPOIS, o parque". Isso torna a espera e a recompensa previsíveis e concretas, reduzindo a ansiedade. Use também cronômetros visuais para mostrar quanto tempo falta para a atividade preferida.
  • Habilidade a Ensinar (FCT): Ensine a pedir "eu quero". A Comunicação por Pistas Visuais, ou seja, figuras ilustrativas, é uma ótima ferramenta, mas até mesmo ensinar a apontar para o item desejado já é um grande passo. O ato de pedir deve ser imediatamente reforçado com o acesso ao item (mesmo que por um curto período), para estabelecer a conexão de que a comunicação funciona.


Se a função é SENSORIAL/AUTOMÁTICO:

  • Estratégia Proativa (Mudar o Ambiente): Enriqueça o ambiente com alternativas sensoriais apropriadas e agende "pausas sensoriais". Crie um "canto da calma" com almofadas, um cobertor pesado ou fones de ouvido com cancelamento de ruído. Permita que o aluno vá para lá por 5 minutos a cada hora para se regular. Ou ainda, se é um aluno que precisa de movimento, ele pode ser levado para dar uma corrida na quadra a cada 1 hora.
  • Habilidade a Ensinar (FCT): Ensine o aluno a solicitar um item ou uma pausa sensorial. Ele pode ter um cartão com a imagem de uma "bola de apertar" ou dos "fones de ouvido". Ensiná-lo a pedir essas ferramentas lhe dá uma maneira funcional de atender às suas necessidades neurológicas, em vez de recorrer a comportamentos que podem ser disruptivos ou autolesivos.

 

Transformando o Caos em Conexão e Potencial

Da frustração inicial à aplicação de estratégias empáticas, você percorreu uma jornada. Entender que comportamento é comunicação não é apenas uma técnica, mas uma filosofia que constrói pontes. Ao responder à necessidade por trás do comportamento, você constrói confiança, segurança e abre canais para o aprendizado e o desenvolvimento. 

Você, professora, tem o poder de reescrever a história na sua sala de aula. Cada comportamento disruptivo é um convite para entender melhor seu aluno. E a ADAPTE Educação está aqui para ser sua parceira nesta jornada, oferecendo o apoio e as ferramentas para que você possa destravar o incrível potencial que existe em cada criança.

Queremos ouvir você! Fale com a gente: Qual foi a maior "luz" que este artigo acendeu para você sobre o comportamento de um aluno?

Textp reproduzido de Adapte


Confira a programação completa dos Parajasc 2025 em Lages

 

Competições iniciam nesta quarta-feira (17) com o ciclismo e seguem até domingo; abertura oficial será às 19h, no Centroserra, com atrações culturais e acessibilidade

As delegações começam a chegar nesta terça-feira (16 de setembro) em Lages para a 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Os alojamentos receberam melhorias estruturais e de acessibilidade realizadas pelo Governo do Estado, por meio da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As obras permanecem como legado para a comunidade local.

Também nesta terça-feira ocorre a classificação funcional dos atletas, etapa que antecede o início oficial das disputas.

A primeira modalidade a entrar em cena será o ciclismo, nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, no trajeto próximo ao Ginásio Jones Minosso. Para garantir a segurança dos competidores, a Comissão Central Organizadora (CCO) e os órgãos de segurança orientaram os moradores das ruas do percurso a não estacionarem veículos no local entre 7h e 12h, período em que a via estará interditada.

No mesmo dia, às 19h, acontece a cerimônia de abertura no Centroserra, com apresentações artísticas, culturais e programação acessível para todos os públicos.

Locais e modalidades de competição

Quarta-feira (17)

  • Ciclismo – Complexo Esportivo do Jones Minosso – 09h;
  • Bocha Paralímpica – Centroserra – Horário comercial;
  • Tênis de Mesa – Centroserra – Horário comercial;
  • Bocha Raffa – Centro Dia do Idoso, Sauna Clube, Ginásio do Samt e Caça e Tiro – Horário comercial;
  • Futsal – Ginásio Jones Minosso – Horário comercial;
  • Goalball – Ginásio da Uniplac – Horário comercial.

Quinta-feira (18)

  • Atletismo – Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior – Horário comercial;
  • Basquetebol em cadeira de rodas e DI – Sest/Senat – Horário comercial;
  • Bocha Paralímpica – Centroserra – Horário comercial;
  • Tênis de Mesa – Centroserra – Horário comercial;
  • Bocha Raffa – Centro Dia do Idoso, Sauna Clube, Ginásio do Samt e Caça e Tiro – Horário comercial;
  • Futsal – Ginásio Jones Minosso – Horário comercial;
  • Goalball – Ginásio da Uniplac – Horário comercial;
  • Xadrez – Ginásio da Uniplac – Horário comercial.

Sexta-feira (19)

  • Atletismo – Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior – Horário comercial;
  • Basquetebol em cadeira de rodas e DI – Sest/Senat – Horário comercial;
  • Bocha Paralímpica – Centroserra – Horário comercial;
  • Tênis de Mesa – Centroserra – Horário comercial;
  • Bocha Raffa – Centro Dia do Idoso, Sauna Clube, Ginásio do Samt e Caça e Tiro – Horário comercial;
  • Futsal – Ginásio Jones Minosso – Horário comercial;
  • Goalball – Ginásio da Uniplac – Horário comercial;
  • Xadrez – Ginásio da Apae – Horário comercial;
  • Judô – Centroserra – 14h.

Sábado (20)

  • Atletismo – Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior – Horário comercial;
  • Basquetebol em cadeira de rodas e DI – Sest/Senat – Horário comercial;
  • Bocha Paralímpica – Centroserra – Horário comercial;
  • Tênis de Mesa – Centroserra – Horário comercial;
  • Parataekwondo – Centroserra – Horário comercial;
  • Bocha Raffa – Centro Dia do Idoso, Sauna Clube, Ginásio do Samt e Caça e Tiro – Horário comercial;
  • Futsal – Ginásio Jones Minosso – Horário comercial;
  • Handebol em Cadeira de Rodas – Ginásio da Uniplac – 14h;
  • Xadrez – Ginásio da Apae – Horário comercial.

Domingo (21)

  • Atletismo – Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior – Horário comercial;
  • Basquetebol em cadeira de rodas e DI – Sest/Senat – Das 8h às 12h;
  • Bocha Raffa – Centro Dia do Idoso, Sauna Clube, Ginásio do Samt e Caça e Tiro – Horário comercial;
  • Futsal – Ginásio Jones Minosso – Horário comercial.

Texto: Rafael Araldi
Arte: João Francisco Custódio Maciel


sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Treinamento aprofunda conhecimentos a respeito de nova versão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica a servidores municipais e a profissionais da sociedade conforme obrigatoriedade de uso a partir de 2026

 

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) nacional, documento fiscal digital com o desígnio de registrar as operações de prestação de serviços; substitui as notas fiscais de serviços estabelecidas pelos municípios criando um padrão de emissão no Brasil; prepara o caminho para o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), e reduz a burocracia

Um passo de avanço pela necessidade de integração com a Nota Nacional de Serviços decorrente da Reforma Tributária. A modernização tributária proposta pelo Ministério da Fazenda/Governo Federal para a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) nacional deverá permitir e conceder mais simplicidade e eficiência aos municípios brasileiros. Obrigatória a partir de 2026, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) nacional padroniza a emissão, reduz a burocracia e prepara o caminho para o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) compreende um documento fiscal digital com o propósito de registrar as operações de prestação de serviços.  Substitui as notas fiscais de serviços estabelecidas pelos municípios criando um padrão nacional.

De acordo com a Lei Nacional Complementar nº: 214/2025, a partir de janeiro de 2026 a utilização deste modelo nacional será obrigatória para os municípios. Esta padronização de procedimentos representa um avanço na modernização da gestão tributária.

Atualmente, cada município pode estabelecer um modelo de documento fiscal para registro de prestação de serviço, gerando custos para empresas que atuam em diferentes cidades. A Reforma Tributária sobre o consumo viabiliza a simplificação das obrigações tributárias, reduzindo os custos de conformidade para as empresas e propicia ganhos para as administrações tributárias.

Paralelamente à redução de custos para as empresas, a adesão ao padrão nacional da NFS-e gera benefícios para o município, tais como: Ferramentas para gestão eficiente das receitas municipais, acompanhamento das atividades econômicas locais, com maior transparência e controle, e atendimento à exigência de compartilhamento de documentos fiscais, fundamental à implementação da Reforma Tributária sobre o consumo.

Em Lages, com o intuito de apresentar a novidade, a Prefeitura do Município, por intermédio da Diretoria de Fiscalização Tributária, órgão da Secretaria da Fazenda, juntamente à parceria do Núcleo de Contadores da Associação Empresarial de Lages (Acil), Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense (Sindicont) e Betha Sistemas, promoveu uma capacitação/treinamento sobre a Nova Versão da Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) nesta quinta-feira (11 de setembro), início da noite, na Acil, cujo público-alvo foi constituído por contadores e desenvolvedores de software associados tanto ao quadro funcional da Prefeitura, quanto a órgãos públicos de outras esferas - estadual e federal, e sociedade em geral - corporações da iniciativa privada. De interesse, ainda, de empresários prestadores de serviço. Em torno de 90 profissionais foram agraciados.

Entre os tópicos de abordagem, demonstração do aplicativo de NFS-e e alterações para uso de sistema próprio. As explanações/elucidações foram ministradas pelo gerente de Fiscalização Tributária Mobiliária (ISSQN/TFLF/Taxas) da Prefeitura de Lages, Jorge Alfredo Diener, e pelo técnico da Betha Sistemas, Willian Joaquin Fernandes.

O secretário da Fazenda de Lages, Evandro Frigo; secretário municipal da Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Junior; diretor de Fiscalização Tributária da Prefeitura, Silvio Fernando Córdova Duarte; presidente do Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense (Sindicont Serra), Aldry Cecatto, e a representante do Núcleo de Contadores da Acil (Nucont), Francielle Cassao, compareceram ao evento.  

Os participantes da capacitação gratuita cooperaram com a comunidade lageana por meio da doação de itens essenciais - óleo de soja e papel higiênico - a serem entregues à Associação Lageana de Assistência Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social (Alam).

Atualização constante. “Todas estas mudanças servem para modernizar os sistemas, agilizar os processos, tornar os trâmites mais transparentes e facilitar a vida dos empreendedores”, analisa o secretário da Fazenda de Lages, Evandro Frigo, pontuando ser uma orientação constante da prefeita Carmen Zanotto “planejar e executar treinamentos técnicos aos servidores para aperfeiçoamento diante das determinações nacionais e estaduais.”

Atenção: Emissão e adesão

Os municípios podem emitir a NFS-e de padrão nacional de duas formas:

- Por meio de sistema próprio, com compartilhamento das informações com a plataforma nacional, ou

- Ao utilizar o emissor gratuito diretamente da plataforma nacional.

A não adesão à NFS-e padrão nacional prejudicará os entes federados municipais, com a suspensão de transferências voluntárias da União, a partir de janeiro de 2026, e compromete a participação plena na arrecadação do IBS, conforme o Ministério da Fazenda.

A Receita Federal do Brasil (RFB) recomenda, aos municípios que ainda não adotaram a NFS-e de padrão nacional, a adesão até outubro de 2025, a fim de permitir tempo hábil para testes, ajustes técnicos e uma transição segura. “Antecipar a implantação traz vantagens estratégicas e reduz riscos no início da obrigatoriedade”, pontua o Governo Federal.

No município de Lages

Informações relacionadas à solicitação e passo a passo para emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para Microempreendedores Individuais (MEIs), pessoas jurídicas e pessoas físicas podem ser consultadas em https://www.lages.sc.gov.br/enotaContato Diretoria de Fiscalização Tributária de Lages: 3019-7456.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Nilton Wolff  

 


quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Sancionada lei que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, sancionou, nesta quinta-feira, 11 de setembro, a Lei nº 15.202, que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). O documento de identificação terá validade em todo o território nacional e é destinado a professores da educação básica e superior, das redes pública e privada. A emissão do documento ainda depende de regulamentação por decreto e portaria do Ministério da Educação (MEC).  

Segundo a lei, os objetivos da carteira são identificar professores; promover sua valorização e reconhecimento; e facilitar o acesso às prerrogativas decorrentes da sua condição, como acesso a ferramentas de trabalho (programas de computador, por exemplo) e descontos em eventos culturais e em diárias de hotéis. 

Para Lula, a CNDB é mais do que um grande passo para o reconhecimento da profissão, é a prova de que o investimento na educação sempre será sinal de resultados positivos para o país. "Educação tem que ser, definitivamente, a coisa mais importante que um chefe de estado precisa dedicar ao seu povo. Porque é através da educação que a gente vai criar o perfil, a cara e a soberania desta nação”, destacou.  

Na avaliação do ministro Camilo Santana, o documento é uma iniciativa fundamental para a valorização docente. "Todos nós passamos pelo professor, todas as profissões passam pelo professor, então é importante reconhecer o papel deles. A carteira, além da identificação profissional, vai viabilizar o acesso a benefícios e programas”. 

A CNDB faz parte do eixo de valorização do programa Mais Professores para o Brasil, iniciativa que reúne ações integradas para promover a valorização e a qualificação do magistério da educação básica e o incentivo à docência no Brasil. 

Dados – Na carteira, constarão dados como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), filiação, local de residência, data de nascimento e dados profissionais, como a instituição de ensino à qual o docente está vinculado. Além disso, haverá também uma foto do titular do documento no formato 3x4. A CNDB será emitida pelo MEC e poderá ser solicitada em formato digital e físico. 

Segundo a lei, estados, municípios e o Distrito Federal fornecerão à União as informações e os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação. 

Mais Professores– Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa tem como objetivos fortalecer a formação docente; incentivar o ingresso de professores no ensino público; e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.       

O programa busca atender aproximadamente 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas: Pé-de-Meia Licenciaturas; Bolsa Mais Professores; Prova Nacional Docente; Portal de Formação; e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.  

Resumo | Carteira Nacional Docente do Brasil 

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2025 iniciará na próxima segunda-feira (15 de setembro

 

Contribuinte: Não perca as alternativas de oportunidade para ficar ok com o Município. Os tributos pagos pelos cidadãos de Lages se transformam em melhorias para a coletividade da cidade, nas áreas de infraestrutura, mobilidade, preservação de espaços ao ar livre e do patrimônio público, saúde, educação, habitação, assistência social, agricultura, defesa civil, defesa do consumidor, empreendedorismo, turismo, cultura e esporte

Sancionada pela prefeita Carmen Zanotto nesta quarta-feira (10 de setembro), após ser aprovada por unanimidade na noite de terça (9) pela Câmara de Vereadores de Lages na Ordem do Dia da 57ª sessão ordinária do Poder Legislativo neste ano, a Lei Municipal nº: 4.819/2025 [Projeto de Lei (P.L.) nº: 0065/2025] institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) 2025 no âmbito municipal. A finalidade do Programa compreende propiciar a possibilidade de regularização fiscal dos contribuintes inadimplentes com o Município de Lages, elevando o grau de recuperabilidade dos créditos tributários e não tributários municipais. Entre os tributos em questão está o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e taxas.

O Refis iniciará na próxima segunda-feira (15 de setembro) e encerrará em 22 de dezembro deste ano. Os contribuintes interessados em colocar sua situação perante o Município em dia devem estar atentos às datas de adesão ao Programa:

Até 22 de outubro de 2025 - 1ª Fase

Até 22 de dezembro de 2025 - 2ª Fase

As formas de pagamento são à vista ou parcelamento em até 36 vezes (três anos - pagamento mensal e sucessivo). Os acréscimos que possuem descontos são juros e multas de mora. Os percentuais de descontos são de 40% a 100%, nos juros e multas de mora, dependendo da forma de pagamento, e são regressivos de acordo com a opção do número de parcelas e a data da fase escolhidas. A referência segue de 100% a 40% de desconto, e de à vista até 36 parcelas.

As pendências integradas ao Programa de Recuperação Fiscal são quaisquer débitos e dívidas, tributárias ou não, inscritos ou não em dívida ativa do Município, objeto de ações executivas fiscais ou não, com vencimento até 31 de dezembro de 2024, exceto as de natureza não tributária provenientes de decisões condenatórias do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Pessoas físicas ou jurídicas, inscritas em dívida ativa ou não, mesmo que os débitos já tenham sido parcelados e não quitados, podem participar e ser beneficiadas pelo Programa. Quando não for o contribuinte responsável pela dívida, outras pessoas poderão ingressar no Refis, todavia, somente para pagamento à vista. Para parcelar os valores é necessária a apresentação de procuração.

A participação no Programa de Recuperação Fiscal deverá ser solicitada junto ao Setor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda (Balcão da Prefeitura), ou no Setor de Conciliação da Execução Fiscal do Município, situado no Edifício Lages Business Center - Sala 53, localizado na avenida Belisário Ramos, nº: 3.800, ao lado do Fórum Nereu Ramos.

No ato de adesão ao Refis, o contribuinte deverá apresentar os seguintes documentos: Cópia da carteira de identidade/Cadastro de Pessoa Física (CPF), cópia do comprovante de residência do devedor ou do seu procurador e cópia dos Atos de Constituição da Empresa ou última alteração contratual (caso pessoa jurídica).

Excepcionalidades, se for o caso - Além dos documentos já mencionados:

- Procuração com cópia da carteira de identidade/CFP do contribuinte devedor

- Cópia da matrícula ou da transcrição ou Contrato de Compra e Venda, quando solicitado pelo Município

- Certidão de óbito no caso de contribuinte falecido

 

O parcelamento implicará na redução dos valores correspondentes aos juros e multas de mora, aplicados sobre o valor original do débito, nos seguintes percentuais:

 

FORMAS DE PAGAMENTO

ADESÃO ATÉ 22 DE OUTUBRO DE 2025

ADESÃO ATÉ 22 DE DEZEMBRO DE 2025

À vista

100% de desconto

90%   de desconto

Até 03 parcelas

90%   de desconto

80%   de desconto

Até 12 parcelas

80%   de desconto

70%   de desconto

Até 24 parcelas

60%   de desconto

50%   de desconto

Até 36 parcelas

50%   de desconto

40%   de desconto

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Fábio Pavan


Lages sediará XXXVI Simpósio Catarinense de Administração da Educação no início de novembro

  Em 4 e 5 de novembro, no auditório do Centro Universitário Facvest (Unifacvest), e terá como tema “As Contribuições da Gestão para a Melho...