sábado, 4 de janeiro de 2025

Carga com seis mil unidades de telhas começa a ser distribuída

 


A prefeita Carmen Zanotto, junto com o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, acompanhou as entregas 

Os moradores do bairro Santa Mônica foram os primeiros a receber as telhas de fibrocimento que chegaram na manhã desta sexta-feira (03) no pátio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Tão logo os caminhões foram carregados, as telhas foram conduzidas para o repasse às famílias cadastradas.

Uma verdadeira força-tarefa foi montada para atender a demanda e a prefeita Carmen Zanotto, junto com o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, acompanhou pessoalmente os trabalhos no bairro Santa Mônica. “Essa ação conjunta entre a prefeitura e a Defesa Civil do Estado foi de extrema importância para atuarmos de forma rápida no atendimento às famílias que tiveram as casas afetadas”, destaca a prefeita. 

A Defesa Civil contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Diretran e da Secretaria de Obras, que disponibilizou servidores para ajudar nas entregas. “Todas as equipes estão empenhadas para atender o mais rápido possível as pessoas que mais precisam. Não mediremos esforços para que todos os atingidos sejam, de alguma forma, amparados neste momento”, afirma o Sargento Ribeiro.

A entrega das telhas segue o cronograma preestabelecido e será realizada diretamente nas residências das pessoas devidamente cadastradas durante este fim de semana até a próxima segunda-feira (6). Para receber o material, é imprescindível que haja na moradia uma pessoa maior de 18 anos com documento oficial de identidade, de preferência o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Para efetuar a entrega, o morador responsável deverá assinar um recibo que servirá para a prestação de contas ao Governo do Estado/Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.

Moradores já respiram aliviados

Luiz Felipe Borges, morador do bairro Santa Mônica, foi o primeiro a receber as telhas na manhã desta sexta-feira. Ele conta que teve muitas avarias no telhado, bem como em móveis e eletrodomésticos, mas agora está aliviado, pois conseguirá cobrir sua casa novamente. “O tempo de resposta da prefeitura foi muito rápido, as telhas chegaram hoje cedo e nós realmente não esperávamos que seria tão depressa. Fizemos o cadastro, já fomos atendidos e recebemos cerca de 30 telhas da Defesa Civil, o que será suficiente para suprir o que estávamos precisando e cobrir o restante da casa”, diz Luiz Felipe.

A aposentada Celita Grefi (75), mora há cerca de 30 anos no bairro e conta que ficou muito satisfeita pelo rápido atendimento das equipes. “Passamos por momentos de verdadeiro pavor no dia da chuva, fiquei trancada no banheiro e as pedras que caíam eram enormes. Agora estou mais tranquila ao ver as telhas chegando para arrumar a minha casa, já que o estrago foi grande e eu não teria condições de comprar telhas novas”, diz ela.

Quem ainda não conseguiu efetuar o cadastro ou não estará em casa nos dias 3, 4, 5 e 6, deverá entrar em contato com a Defesa Civil a partir da próxima segunda-feira (6), pela Central: (49) 3019-7477/ (49) 3019-7479.

Roteiro para os dias 3 e 4 de janeiro: Santa Mônica, Caroba, Cidade Alta, Área Industrial, Boqueirão e Santa Cândida.

Bairros dentro do roteiro para os dias 4, 5 e 6: Santa Mônica, Caroba, Santa Cândida, Copacabana, Vista Alegre, Vila Maria, Santa Clara, Morro Grande, Santa Catarina, Bom Jesus, Popular, Habitação e Distrito de Índios.

Texto Silviane Brum

Fotos: Comunicação PML


Sábado marcado pela distribuição de telhas aos moradores atingidos pelo temporal em Lages

 

O número de residências que tiveram seus telhados danificados pelo granizo chegou a 758, elevando para mais de três mil pessoas afetadas

O final de semana em Lages segue com muito trabalho para prestar assistência aos moradores que foram atingidos pelo temporal de granizo, ocorrido na última terça-feira (31). Um verdadeiro mutirão organizado pela Prefeitura de Lages, envolvendo servidores da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Diretran, dão continuidade ao cronograma de entregas de telhas nos bairros mais afetados.

Uma nova remessa, com três caminhões carregados com oito mil unidades de telhas de fibrocimento chegou nesta madrugada de sábado (4) no pátio da Secretaria do Meio Ambiente. Por volta das 7 horas da manhã as cargas começaram a ser organizadas para que a distribuição fosse rápida, chegando aos moradores cadastrados em diversos bairros.

Desde o início da distribuição nesta semana, Lages recebeu um total de 14 mil unidades de telhas de fibrocimento de 4 e 6 milímetros. As telhas, fornecidas pelo governo do Estado, é um dos itens de assistência humanitária da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. A agilidade no recebimento e entrega se dá pelo decreto de situação de emergência no município assinado pela prefeita Carmen Zanotto. “Nossa prioridade é atender as pessoas que estão passando por momentos difíceis logo no início do novo ano. Uma ação conjunta pelo bem estar da população”, diz a prefeita.

Alívio e reconstrução para três mil pessoas

Segundo relatório emitido pela Defesa Civil de Lages nesta sexta-feira (3), o número de residências que tiveram seus telhados danificados pelo temporal chegou a 758, elevando para mais de três mil pessoas afetadas. Os bairros mais atingidos foram Araucária, Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Centenário, Cidade Alta, Copacabana, Habitação, Índios, Morro Grande, Petrópolis, Popular, Santa Cândida, Santa Catarina, Santa Clara, Santa Mônica, Vista Alegre, Vila Maria e Vila Nova.

Assim como a maioria dos bairros atingidos, na rua Grêmio Atlético Guarani, no bairro Santa Mônica, quase todas as casas estão com lonas improvisadas no telhado, fornecidas emergencialmente pela prefeitura até que as telhas chegassem. Com a entrega, nas primeiras horas deste sábado, os moradores se mobilizam e ajudam uns aos outros com a mão-de-obra para substituir a cobertura danificada.

Carlos Ramos dos Santos, morador da região há 55 anos, conta o susto e os momentos de tensão durante o temporal. Ele e sua família se preparavam para a ceia de réveillon. “Nos encostamos na parede e pedimos a Deus que logo passasse. Conseguimos salvar os móveis e eletrodomésticos cobrindo com um plástico, mas o telhado perdemos 80% dele”, relata. No mesmo bairro, outros cinco irmãos de Carlos que também tiveram suas casas atingidas receberam lonas e telhas.

Na residência de Silvana de Jesus Rosa foi preciso 40 telhas para reconstruir o telhado, perdido em sua totalidade. “Chegou em boa hora, e muito rápido. Não teríamos condições de comprar, e ainda perdemos alguns itens como televisão e computador que molharam”, conta.

Muitas pessoas estavam reunidas com familiares para comemorar a chegada do novo ano e não se encontravam em casa na hora do temporal, por volta das 18h40 do dia 31, como aconteceu com o casal Ana Lúcia de Oliveira e Geraldo de Oliveira da Silva. “Chegamos e minha irmã, que tinha ficado, estava com um guarda-chuva para se proteger dentro de casa. Uma cena lamentável, mas graças a Deus a ajuda veio rápido e o tempo está ajudando pra gente reconstruir logo e seguir em frente”, diz Ana.

Trabalho segue nos próximos dias

A expectativa é de que até a próxima segunda-feira (6) todas as telhas já tenham sido distribuídas. Na segunda, quem não conseguiu realizar o cadastro, poderá entrar em contato com a Defesa Civil. Os telefones de contato são: 199, (49) 3019-7477, (49) 3019-7479 ou do plantão 24h, no telefone (49) 998-36-1702.

O Secretário Executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, orienta que todos os entulhos acumulados com as substituições das telhas sejam deixados em frente às residências e posteriormente serão recolhidos pela prefeitura.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira

 


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Prefeita Carmen declara situação de emergência em Lages

A medida se fez necessária devido aos danos e prejuízos causados pelas chuvas do dia 31 de dezembro

A prefeita Carmen Zanotto realizou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (02) uma reunião com os novos secretários municipais e membros do colegiado. O encontro teve como objetivo tratar das ações a serem executadas nos primeiros dias de governo. Logo na sequência, a prefeita e secretários receberam no gabinete o Coordenador Regional da Defesa Civil, Luiz Falcão Maganin para tratar da situação da cidade após o temporal que atingiu Lages na última terça-feira (31).

Devido às fortes chuvas que pegaram os lageanos de surpresa no último dia de 2024, com a ocorrência de vendaval e granizo em alguns bairros da cidade, atingindo e danificando inúmeras residências, a prefeita Carmen Zanotto decretou situação de emergência no município.

O temporal atingiu com maior intensidade a parte alta da cidade, incluindo os bairros Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Vista Alegre e Vila Maria. Cerca de 912 pessoas foram diretamente afetadas, de acordo com o último levantamento divulgado.

"Estamos trabalhando de forma conjunta com a Defesa Civil do Estado, e aqui eu destaco a pessoa do Coordenador Regional, Luiz Falcão, para adotar todas as medidas necessárias e atender a população nesse momento. Com o decreto de emergência o município pode ter acesso aos itens de assistência humanitária e telhas que serão repassadas às famílias atingidas”, destaca a prefeita Carmen.

Ainda na parte da manhã a prefeita, acompanhada do coordenador regional da Defesa Civil, esteve no CRAS do bairro Santa Mônica orientando as equipes a atuarem de forma conjunta com a Defesa Civil do município, no atendimento à população. Representantes da associação de moradores do bairro Santa Mônica também participaram da conversa.

Com a declaração de situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. "Trabalharemos inclusive durante o final de semana no atendimento das famílias atingidas pelo temporal, para que elas possam retomar o mais rápido possível sua rotina", completa a prefeita.

Cadastramento dos atingidos

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, todas as equipes estão nas ruas das regiões afetadas fazendo a entrega das lonas e orientando as pessoas para que entrem em contato com a Defesa Civil pelos telefones (49) 3019-7477, (49) 3019-7479 e também o número do plantão (49) 998-36-1702 e 199, para realizar o cadastro. “Em um primeiro momento fizemos a entrega de aproximadamente quatro mil metros de lona à população. O próximo passo será a distribuição de telhas para que as famílias devidamente cadastradas possam reconstruir as casas que foram afetadas”, afirma.

Após o cadastramento serão feitas as visitações nas residências para que se possa computar os danos e, em seguida, solicitar o material necessário para a reconstrução dos telhados. “Estaremos de plantão hoje e todo o final de semana para fazer o que for preciso para atender a população atingida e, além da distribuição de material e cadastramento, estamos orientando para que as pessoas não subam nos telhados molhados para colocar a lona. É muito perigoso e pode causar um problema maior ainda”, reitera Sargento Ribeiro.

Texto: Silviane Brum com a colaboração de Flávio Fernandes

Fotos: Fábio Pavan


 

Carga com seis mil unidades de telhas começa a ser distribuída

  A prefeita Carmen Zanotto, junto com o  secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro , a companhou as entregas  Os mora...