quinta-feira, 18 de julho de 2024

Confira os confrontos da Copa do Brasil

 


Flamengo x Palmeiras
Atlético Go x Vasco
Athlético Pr xRed Bull 
São PauloxGoiás 
CRB x Atlético MG
Botafogo x Bahia
 Corinthians x Grêmio 
JuventudexFluminense 



sexta-feira, 12 de julho de 2024

Saiba o que muda no ensino médio com novo texto aprovado no Congresso

 

Após sucessivos ajustes, com idas e vindas entre as duas casas do Congresso e nove meses de tramitação, a reforma do novo ensino médio segue agora para a sanção presidencial, após ter sua última versão aprovada na terça-feira (9) na Câmara.

O projeto aprovado prevê a aplicação de todas as mudanças já para 2025 no caso de alunos ingressantes no ensino médio. Os que já estiverem com o ensino médio em curso terão um período de transição.

Ao final, foi mantida a essência da projeto do governo federal, que era ampliar a parcela de conteúdos da formação básica curricular - as disciplinas tradicionais, como português, matemática, física, química, inglês, história e geografia, conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular.

Pelo texto agora aprovado, a carga horária da formação geral básica nos três anos de ensino médio voltará a ser de 2,4 mil. Outras 600 horas obrigatórias deverão ser preenchidas com disciplinas dos itinerários formativos, nos quais há disciplinas opcionais à escolha do aluno. A carga horária total será então de 3 mil horas, 1 mil horas para cada ano, dividido em 200 dias letivos de cinco horas cada. 

A proposta atende à reivindicação da comunidade escolar e de entidades ligadas à educação, que se mobilizaram e pressionaram pela mudança, descontentes com o novo modelo de ensino médio que entrou em vigor em 2022, quando a formação geral foi reduzida a 1,8 mil horas.

A reforma que segue para sanção aumentou para 2,1 mil horas a formação geral básica também no ensino técnico. As demais 900 horas devem ser dedicadas ao ensino profissionalizante, totalizando as 3 mil horas da carga total. No final, a Câmara rejeitou proposta aprovada no Senado que previa a possibilidade de que o ensino técnico chegasse a 3,6 mil.

A exceção ficou para o caso de profissões que exijam tempo maior de estudo. Nesse caso, 300 horas da formação geral poderão ser utilizados para o aprofundamento de disciplinas que tenham relação com o curso técnico - por exemplo, mais física para alunos de eletrotécnica.

Itinerários

Outra mudança no novo Ensino Médio, proposta pelo Senado e mantida na Câmara, prevê menos liberdade nos itinerários formativos, que agora deverão seguir diretrizes nacionais, a serem elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), colegiado formado por representantes da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação.

Pelo novo texto, as disciplinas optativas no ensino médio deverão estar relacionadas a um dos seguintes quatro itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ou ciências humanas e sociais aplicadas. As diretrizes nacionais devem observar ainda especificidades da educação indígena e quilombola.

Isso restringe as possibilidades dos itinerários formativos. Os defensores da restrição apontaram a experiência malsucedida em diversos estados nos quais a ausência de padronização levou a uma ampliação de desigualdades, com a oferta de mais de 30 trilhas de aprofundamento em alguns locais e de nenhuma em outros.

Também prevaleceu ao final a novidade de que, a partir de 2027, sejam cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conteúdos dos itinerários formativos, além daqueles da formação geral básica que já são cobrados. Essa ideia havia sido retirada no Senado, mas acabou reinserida no texto final pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), relator do tema na Câmara.

A proposta foi criticada publicamente por integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem.

Língua estrangeira

Uma proposta inserida pelo Senado e rejeitada na Câmara foi a obrigatoriedade do espanhol na formação geral básica. O texto que segue para sanção prevê apenas o inglês como língua estrangeira obrigatória, conforme defendiam secretários de educação, que alegavam aumento de custos com a novidade, além de falta de professores.

Pelo texto final, o espanhol poderá ser ofertado de acordo com a disponibilidade dos sistemas de ensino. Em comunidades indígenas, o Ensino Médio poderá ser ofertado nas línguas maternas de cada povo.

Escolas noturnas

O Senado inseriu e a Câmara manteve a exigência de que seja mantida na sede de cada município brasileiro ao menos uma escola com a oferta de ensino médio regular noturno. A condição é que haja demanda manifestada e comprovada por esse turno nas matrículas feitas junto às secretarias de educação.

Agência Brasil


Pesquisa mostra presença de álcool em pães de forma

 


Pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), divulgada nesta quinta-feira (11), mostra que há presença de álcool em produtos de diversas marcas populares de pães de forma.

De acordo com o levantamento, se os pães fossem bebidas, os produtos de cinco marcas seriam considerados alcoólicos, ou seja, com teor de álcool superior a 0,5%: Visconti (teor alcoólico de 3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%), Wick Leve (0,52%), e Panco (0,51%).

Algumas marcas de pães também poderiam não passar no teste do bafômetro, dependendo da quantidade ingerida pelo consumidor. Considerando os índices do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a quantidade segura de álcool no organismo (circulando no sangue) seria abaixo de 3,3 gramas (g) de álcool. De acordo com a pesquisa, duas fatias do pão de forma da marca Visconti teriam o equivalente a 1,69 g de álcool; da Bauducco, a 0,59 g; e da Wickbold 5 Zeros, a 0,45 g.

“Para grávidas e lactantes, a ingestão recorrente de álcool, mesmo que em baixas doses, pode afetar o aprendizado e ocasionar problemas de memória. A síndrome alcoólica fetal (SAF), ocasionada pela ingestão de álcool, é caracterizada por anormalidades no neurodesenvolvimento do sistema nervoso central, retardo de crescimento e problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade”, diz o texto da pesquisa.

O estudo mostra ainda que, caso os pães fossem medicamentos fitoterápicos, seria necessário haver advertências nas embalagens de oito marcas brasileiras. De acordo com as diretrizes pediátricas europeias, o valor limítrofe de advertência para a presença de álcool em medicamentos fitoterápicos é de 6 miligrama por quilo (mg/kg) de peso corporal para crianças. Considerando uma criança de 12,5 kg, a taxa limite seria de 75 mg.

Essa quantidade é superada, em uma única fatia de pão, nas marcas Visconti (843 mg de etanol), Bauducco (293 mg), Wickbold 5 Zeros (233 mg), Wickbold Sem Glúten (165 mg), Wickbold Leve (130 mg), Panco (128 mg), Seven Boys (125 mg), Wickbold (88 mg).

De acordo com o levantamento, a contaminação dos pães com o álcool pode ocorrer no momento de a indústria acrescentar conservantes nos produtos. “O álcool usado para diluição do conservante [colocado após o pão passar pelo forno] deve ser evaporado até o consumo em si do pão, mas se houver um abuso na quantidade do antimofo ou em sua diluição, isso pode não ocorrer e ocasionar em um pão com um teor de etanol muito elevado”, diz o texto da pesquisa.

Em nota, a Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti, disse que que adota rigorosos padrões de segurança alimentar em todo seu processo produtivo e na cadeia de fornecimento. "A empresa possui a certificação BRCGS (British Retail Consortium Global Standard), reconhecida como referência global em boas práticas na indústria alimentícia, e segue toda a legislação e regulamentações vigentes."

Agência Brasil tenta contato com os demais fabricantes citados na pesquisa e está aberta para incluir seu posicionamento no texto.

Matéria alterada às 18h34 para corrigir informação no terceiro parágrafo. No caso da Wickbold 5 Zeros, a quantidade de álcool em duas fatias de pão é 0,45 g, e não 4,45 g, como informado anteriormente.

Texto novamente alterado às 18h49, para acréscimo do posicionamento da Pandurata Alimentos, responsável pela fabricação dos produtos Bauducco e Visconti.

Edição: Juliana Andrade

Agência Brasil


quarta-feira, 10 de julho de 2024

Câmara rejeita mudanças do Senado para o novo Ensino Médio

 


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) novas mudanças na reforma do ensino médio. A proposta já tinha sido analisada pelo Senado e agora será enviada à sanção presidencial.

O substitutivo do deputado Mendonça Filho (União-PE) mantém o aumento da carga horária da formação geral básica previsto no projeto original, de 1,8 mil para 2,4 mil horas nos três anos do ensino médio para alunos que não optarem pelo ensino técnico. A carga horária total do ensino médio continua a ser de 3 mil horas nos três anos. 

Para completar a carga total nos três anos, os alunos terão de escolher uma área para aprofundar os estudos com as demais 600 horas. A escolha poderá ser entre um dos seguintes itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias ou ciências humanas e sociais aplicadas.

A proposta tinha recebido alterações no Senado Federal, que foram derrubadas pelos deputados. Entre elas, trecho que obrigava o ensino médio a ter no mínimo 70% da grade como disciplina básica e apenas 30% para os itinerários formativos. Mendonça excluiu esse ponto e, assim, os itinerários formativos poderão abranger mais que 30%.

Mendonça Filho também foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório, por criar despesa pública de caráter continuado, sobretudo para os estados. Segundo ele, o espanhol pode ser obrigatório, desde que a rede estadual adote isso. "Não dá para impor essa regra ao Brasil todo", afirmou. 

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE) apresentou um recurso para retomar a obrigatoriedade. Ele ressaltou que o espanhol não é uma imposição de língua obrigatória, mas apenas uma opção em relação ao inglês. "Não estamos obrigando os estudantes a escolher a língua espanhola: 70% dos estudantes que fazem o Enem escolhem o espanhol", afirmou.

*Com informações da Agência Câmara 


Câmara aprova urgência de texto sobre impostos da reforma tributária

 


Por 322 votos favoráveis e 137 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) o requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei Complementar de Regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/24). O relatório final foi apresentado na semana passada pelo grupo de trabalho composto por deputados federais para analisar o texto proposto pelo governo federal ainda em abril

Com a aprovação da urgência, o projeto vai direto para a votação em plenário, já pautado para a sessão plenária desta quarta-feira (10).  

Pela proposta, a alíquota média de referência da nova tributação, que é a soma do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) de estados e municípios e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) federal, será 26,5%. Vários setores, porém, terão descontos na alíquota referencial ou isenção total, como é o caso da cesta básica.

Os novos tributos vão substituir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS). Após a aprovação, a nova legislação entrará em vigor em etapas: parte em 2025, depois 2027, 2029 e 2033, quando o novo sistema tributário entrará totalmente em vigor. O processo de aprovação da reforma tributária começou no ano passado, quando o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 132 , que estabeleceu o novo sistema de tributação, em uma discussão que levou mais de três décadas para avançar no país.  

"Esta Câmara vai viver amanhã [10] um momento alto de um intenso debate e vamos oferecer ao país uma proposta que é centrada na transparência, no fim da guerra fiscal, na questão da unificação dos tributos e isenção total daqueles produtos que compõem a cesta básica brasileira", afirmou o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), ao encaminhar votação favorável à urgência. Segundo o deputado, por unanimidade, os líderes partidários decidiram, mais cedo, em reunião na Residência Oficial da Presidência da Câmara, votar a urgência hoje e o mérito do texto amanhã.

Críticos ao regime de urgência, parlamentares da oposição encaminharam voto contrário ao avanço do texto. "A gente está falando de uma reforma tributária que, por exemplo, temos projetos de lei complementares anteriores ao do governo, que foram apresentados antes e nem foram sequer discutidos, sequer apensados. Estamos falando de uma reforma que tem 511 artigos, 356 páginas e que foi apresentado na sexta-feira [5], mas só de um lado. O que a gente tem medo? De estar criando um ‘Frankenstein’, incluindo aumento de carga tributária", argumentou a deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP).

Um dos principais articuladores da proposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu o processo de discussão do projeto. "Foram mais de 220 horas de audiências cronometradas, foram 300 entidades recebidas, mais de mil pessoas. O plenário pode ter pensamento ideológico para um lado, pensamento ideológico para o outro, mas acusar essa Casa, num tema como esse, dizer que faltou debate, faltou oportunidade, não é correto".

Regras 

Com 335 página e 511 artigos, o texto que regulamenta os novos impostos manteve as regras para a devolução do imposto para as pessoas mais pobres, o chamado cashback, para água, esgoto e energia. Pelo texto, o IBS e o CBS serão devolvidos às pessoas integrantes de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Pela proposta, o cashback será de 100% para a CBS e de 20% para o IBS, na aquisição do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP); 50% para a CBS e 20% para o IBS, nas operações de fornecimento de energia elétrica, água, esgoto e gás natural; de 20% para a CBS e para o IBS, nos demais casos. O texto também abre a possibilidade de que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios aumentem os descontos previstos na lei.

O texto prevê ainda a incidência do split payment, mecanismo no qual o valor pago do IBC e CBS por um comprador é automaticamente dividido entre o vendedor e as autoridades fiscais no momento da transação. Segundo os deputados, o mecanismo ruduz a possibilidade de sonegação fiscal e melhora a eficiência da arrecadação tributária.

A reforma cria ainda uma nova categoria, a do nano empreendedor, que não terá cobrança de imposto. Segundo o texto, a categoria do nano empreendedor será aplicada às pessoas com 50% do limite de faturamento anual do microempreendedor individual (MEI), que atualmente é de R$ 81 mil.

Agência Brasil





Situação das BR'S PRF 10/07/2024 7 h A.M

 


Obras na BR 282 Jm 588, município de Saudades. P
are e siga com intervalos de 30 minutoas para cada sentido. Situação ocorre durante todo o dia de hj.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Lages lança Temporada de Inverno 2024

 


Evento ocorreu no Mercado Público e marca o começo de uma temporada que terá mais de 100 atrações

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou na noite desta sexta-feira (05), o lançamento da Temporada de Inverno 2024. O evento ocorreu no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e trouxe um aperitivo do que comunidade e turistas poderão desfrutar até o dia 30 de setembro.

Participaram da cerimônia de abertura, o Secretário de Finanças e Administração de Lages, Alexandre Martins, o vereador Álvaro Mondadori (Joinha), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nilson Cruz, o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, entre outras autoridades e representantes de entidades empresariais, eventos e turismo de Lages.

O vereador Álvaro Mondadori (Joinha) destacou que a Temporada de Inverno trará 90 dias de programação durante a estação mais charmosa do ano. “O inverno é a estação que nós mais gostamos. Nossa geada, neve, fogão a lenha remete a nossa essência e raiz”, frisou.

O secretário de Finanças e Administração de Lages, Alexandre Martins, que representou o prefeito Antônio Ceron na cerimônia, destacou que o evento trará mais de 100 oportunidades de desfrutar o inverno serrano. “É uma grande oportunidade de turistas e moradores desfrutarem todas as paisagens e qualidades não só de Lages, mas de toda a Serra Catarinense”, destacou.

Após a cerimônia de abertura, o público pode conferir o show da dupla Higor e Thiago. Os presentes ao Mercado Público também puderam apreciar a Exposição fotográfica da Raça Crioula Lageana da ABCCL- Associação Brasileira de Criadores.

Até o final de setembro serão 101 eventos para os mais diversos gostos e paladares com opções de história e turismo, gastronomia, música clássica e nativista gaúcha, dança tradicionalista, gineteada, automobilismo  de coleção, motociclismo, expedição off-road 4X4, sustentabilidade e humor. Mais informações e o calendário completo das atrações em https://www.lagesturismo.com.br/eventos.

 

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Jacques Alves


segunda-feira, 1 de julho de 2024

Sob as temperaturas mais baixas de 2024, serviço de Abordagem Social de Lages acolhe 39 pessoas das ruas, das quais, 14 encaminhadas para albergue

 

Visualizou uma pessoa em perigo? Seja altruísta. Ligue ou envie mensagem - Telefone/WhatsApp: (49) 99936-1428

A beleza das vegetações e paisagens encobertas pelo branco da forte geada na região Sul do Brasil e até cachoeiras e lagos congelados ao amanhecer, formando estalactites de gelo - tubo oco de gelo que cresce para baixo, depois dos registros de temperaturas abaixo de zero grau centígrado no último dia do mês de junho e primeiro de julho, nesta segunda-feira, carrega consigo um contraponto: A fragilidade das pessoas em situação de rua.

Lages retratou a 8ª mínima temperatura observada entre os municípios das regiões Planalto Norte e Planalto Sul em 12 horas - 19h de 30 de junho a 7h de 1º de julho, de acordo com a plataforma Monitoramento 24 Horas do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd)/Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. Portanto, -1,9ºC.

O Estado de Santa Catarina apresentou a temperatura mais baixa do ano neste domingo (30 de junho. Lages obteve de -2ºC a 9ºC. Urupema marcou -7,2ºC ao amanhecer. As temperaturas baixas são causadas por uma massa de ar frio que se movimenta sobre o Estado e deve se manter apenas até esta segunda-feira.

À comunidade, no perímetro urbano de Lages, a prefeitura, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, desenvolve uma atuação permanente ao longo do ano, com operação intensificada neste início de inverno rigoroso - o Serviço Especializado em Abordagem Social, em que servidores técnicos percorrem ruas, avenidas, praças, parques, calçadões, áreas externas de edificações públicas, calçadas e marquises de lojas de diferentes partes da cidade, além do Centro, em busca de identificar pessoas em situação de vulnerabilidade física e psicológica diante das adversidades meteorológicas, causadoras de problemas de saúde, principalmente hipotermia, e doenças respiratórias, como infecciosas e virais - resfriado, gripe, pneumonia, sinusite, rinite, asma e otite, ou o seu agravamento, lembrando que doenças cardiovasculares, depressão e transtornos afetivos sazonais podem ser acentuados com a presença de frio. A atenção deve ser redobrada a idosos e enfermos, e ao abrigar animais domésticos, conforme orientação da Defesa Civil Estadual.

O Serviço Especializado em Abordagem Social oferece, à população em situação de rua, com intervenções e acolhimento de pessoas sob debilidade econômica e social, três equipamentos de assistência com suporte de necessidades básicas e segurança: Centro POP, Acolhimento POP e Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue POP.

Situações foram acompanhadas pela Abordagem Social desde o período noturno de sexta-feira (28), até a madrugada de segunda-feira (1º de julho). Foram abordadas 39 pessoas, das quais, 14 direcionadas ao albergue, uma pessoa para residência, e um encaminhamento para unidade de atendimento em saúde. “Sempre que você perceber alguém em situação de vulnerabilidade nas ruas, especialmente durante as noites frias, não hesite em acionar o serviço de Abordagem Social. A equipe está preparada para fornecer assistência imediata, oferecendo abrigos temporários, roupas quentes, alimentos e apoio necessário para proteger essas pessoas do frio intenso. Cada chamada pode fazer uma diferença significativa. Ao alertar a Abordagem Social, você pode estar contribuindo para atenuar o sofrimento de alguém ou até mesmo salvar uma vida. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, realça a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Vanessa Freitas.

Abordagem Social

A abordagem social é efetuada por profissionais das áreas de psicologia e serviço social nas ruas, praças, estradas e espaços públicos em que ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados e ao lado de semáforos, entre outros locais. Com o objetivo de identificar famílias e indivíduos com direitos violados, busca a resolutividade das necessidades imediatas e promove a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva de assegurar direitos.

Como estará o tempo então?

A previsão do tempo, elaborada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), demonstra temperatura de zero a 14ºC em Lages nesta segunda-feira (1º de julho), com geada ao amanhecer, sem probabilidade de chuva; 4ºC a 17ºC na terça (2), geada, sem chuva, e de 9ºC a 20ºC, com 2% de chance de chuva, na quarta-feira (3 de julho). 

Precauções

Procurar se agasalhar bem e beber bastante água. Evitar locais fechados ou com aglomeração de pessoas e manter a higiene das mãos.

E maneiras de se manter informado das condições do tempo?

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. Para receber os avisos e alertas por SMS, preciso cadastrar-se com o aparelho celular. Basta enviar o CEP da cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço), por SMS, para o número 40199. E, para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Pode-se acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo em razão das atualizações nos modelos meteorológicos pelo site www.defesacivil.sc.gov.br.

“Para onde eu devo ligar quando ver alguém em risco?”

O Serviço Especializado em Abordagem Social funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, abrangendo fins de semana e feriados. Realiza o trabalho por busca ativa e denúncias por telefone/WhatsApp: (49) 99936-1428.

“E como eu posso ajudar de outro modo?”

Ao avistar um cidadão, cidadã ou criança em nítido caso de submissão ao clima gelado tanto durante o dia, quanto à noite, a pessoa poderá comunicar a ocorrência ao órgão competente - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) - número de emergência: 199/98406-4037; Corpo de Bombeiros: 193, ou Polícia Militar (PM): 190.

Saiba as atribuições de cada serviço - Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue POP 

Unidade de acolhimento imediato, emergencial e provisório, destinado a famílias e/ou indivíduos, de ambos os sexos, acima de 18 anos e sem limite de idade, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção social. Este, o Serviço de Acolhimento Noturno - Albergue POP, previsto para pessoas em situação de rua, desabrigo por abandono, migração e ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

O serviço deverá garantir privacidade e respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

Nesta unidade o usuário tem direito de jantar, pernoite e atendimento psicossocial. Em se tratando de pessoas em trânsito, ou seja, que desejam retornar ao município de origem ou se deslocar a município em que tenham local de trabalho definido (mediante comprovação). O Albergue POP está instalado na rua Visconde de Cairú, s/n, bairro Centenário.

A secretária Municipal da Assistência Social é Claudia Bassin; a diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Vanessa Freitas, e o diretor de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Charles Andrade Medeiros.

Centro POP

O Centro POP configura uma unidade pública voltada ao atendimento especializado à população em situação de rua, realizadora de atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, acompanhamento psicossocial, concessão de passagens, articulação e encaminhamentos para os serviços de saúde mental (Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Capsi), Álcool e Drogas (CapsAD) e CapsII) e demais serviços de saúde.

Oferece todas as refeições, além de disponibilizar local para higiene pessoal, lavanderia e espaços de guardas de pertences. Pode-citar, ainda, a solicitação de documentos pessoais, inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), busca e localização familiar e outras orientações e encaminhamentos de necessidade por parte dos usuários do serviço, bem como ações de incentivo ao protagonismo e à participação social das pessoas em situação de rua.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da rede socioassistencial e de outras políticas públicas e por órgãos do sistema judiciário.

O Centro POP está situado na rua São Joaquim, nº: 241, bairro Copacabana. Atendimento prestado de segunda à sexta-feira das 8h às 18h.

Acolhimento POP

A especificidade destes serviços está na oferta de atendimento integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência para acolher, com privacidade, pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. A organização dos diferentes serviços de acolhimento para pessoas adultas e famílias em situação de rua tem como intuito principal atender de forma qualificada e personalizada, de modo a promover a construção conjunta, ao usuário, do seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia.

Os acolhidos recebem alimentação diária completa, assim como demais encaminhamentos para as políticas públicas, visando à defesa de direitos e acesso aos serviços. Esta pessoa ou famílias permanecem em acolhimento por tempo a depender das suas necessidades e por definição em conjunto à equipe técnica da unidade.

Acolhimento POP está localizado na rua Frei Gabriel, nº: 848, Centro, e oferece atendimento 24 horas em local preparado para acolher a pessoa que precisa de uma moradia temporária.

Texto: Daniele Mendes de Melo


Começam as inscrições do XVIII Congresso de Educação do Município de Lages

 

O evento acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês de julho e terá como tema “Ensino e humanização no contexto da educação pública"

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMEL), abriu as inscrições para a XVIII edição do Congresso de Educação do Município de Lages. O tradicional evento acontecerá nos dias 25 e 26 de julho e terá transmissão pelo canal do Youtube da SMEL. As inscrições são gratuitas e qualquer pessoa pode se inscrever.

O congresso terá como tema “Ensino e humanização no contexto da educação pública". Contará com cinco conferências com renomados nomes do cenário nacional. Entre os palestrantes estão especialistas, mestres e doutoras em educação. A programação completa do congresso está disponível no site da SMEL.

Podem participar do evento profissionais da educação, estudantes de graduação e demais interessados, e os participantes terão direito à certificado. Os interessados podem se inscrever na página da Secretaria Municipal da Educação, por meio do link: https://sites.google.com/educacaolages.sc.gov.br/congresso-municipaldaeducacao/home

Programação

25/07/2024 (Quinta-feira)

  • 14h – Apresentações culturais.
  • 15h – Abertura oficial com autoridades
  • 16h30 – Conferência de Abertura – Prof. Esp. Regina Shudo
  • 18h - Encerramento

26/07/2024 (Sexta-feira)

  • 9h - Conferência – Profª Dra. Ângela Della Flora
  • 11h - Práticas Exitosas da Educação Básica Municipal
  • 14h - Conferência - Profª Dra. Arceloni Volpato
  • 15h - Conferência - Profª Dra. Maristela Campos
  • 16h - Conferência – Profª Ma. Jane Haddad
  • 17h- Encerramento

Palestrantes

Dra.  ngela Della Flora - Professora, mestre em sociologia e doutora em Educação. É membro do Alteritas - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação do CED/UFSC; membro da Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo na UFSC; e membro da Comissão de banca de hetero-identificação dos estudantes Pretos, Pardos e Indígenas que ingressam na universidade pelo direito às cotas raciais e desenvolve projetos de extensão vinculados a promoção de uma educação antirracista. 

Esp. Regina Emiko Shudo - Pedagoga, especialista em Educação, com ênfase na Educação Infantil. Atuando há 36 anos na área educacional, foi professora da educação básica e superior, coordenadora e diretora em instituições de ensino. Atualmente, dedica-se a contribuir com a formação do professor, ministrando cursos e palestras, principalmente para educadores que atuam na área pública. É autora de livros infantis e diretora da Amaná Educacional, empresa de consultoria e assessoria pedagógica. 

Dra Arceloni Neusa Volpato -  Doutora e mestre em Linguística (Psicolinguística). Já atuou nos ensinos fundamental, médio e superior, ocupando diversos cargos de gestão. É presidente da Associação Latino-americana de Ciência, Tecnologia e Inovação (ALAC); membro do Conselho Executivo da FAI (Índia); embaixadora da Charles Walter Society for Innovation and Rechearch (CWSIR) para a América Latina; diretora Geral do ABRV.edu Instituto de Educação e Inovação e na OpenEdux e assessora ad hoc no Ministério da Educação do Brasil (MEC) como como avaliadora de credenciamento institucional, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (FAPESE). Possui alguns livros, capítulos e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Dra. Maristela Campos - Mestrado em Letras e doutora em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa. Atualmente é professora de Inglês, tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino da língua estrangeira, inglês como língua estrangeira, literaturas afro-canadense, afro-americana e afro-brasileira, literatura comparada, intertextualidade poético-musical, jazz, blues, e samba como poéticas de resistência na diáspora africana nas Américas. É membro do Grupo de Pesquisa Alteritas - Pesquisa e Estudos em Diferença, Arte e Educação (CNPq); membro da Cátedra Antonieta de Barros: Educação Para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo da UFSC e membro da Comissão de Formulação, Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas da Educação Básica da Universidade de Santa Catarina, entre outras funções.

Ma. Jane Haddad - Pedagoga, Psicopedagoga e mestre em educação. Possui mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. Atuou por mais de 22 anos em escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. É autora de livros sobre temas educacionais e saúde mental. Seus livros são: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial”, “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas” e Cabeça nas Nuvens. 


Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...