terça-feira, 25 de junho de 2024

CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS MACHOS EM LAGES!😺🐶

 

Importante levar documentos pessoais e comprovante de residência.

BAIRRO COPACABANA
✍🏻 Cadastro: 27/06
✅ Procedimento: 03/07
📍Local: Unidade de Saúde do bairro
⏰ Horário: 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h

 Cães e gatos machos devem atender aos seguintes requisitos:

- Sem raça definida;
- Idade inferior a 8 anos;
- Peso de até 10kg.


segunda-feira, 24 de junho de 2024

Defesa Civil está em Alerta Laranja devido às chuvas

 

Chuva persiste em Lages desde às 05h45 desta segunda-feira (24), com previsão de continuidade durante a semana. Devido a isso, a Defesa Civil Municipal emitiu um Alerta Laranja

A Defesa Civil está em estado de Alerta desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24), devido às condições meteorológicas que preveem fortes chuvas até pelo menos quinta-feira. Às 8h da manhã o rio Carahá apresentava-se em condições normais (dentro da caixa), em toda sua extensão, desde a nascente no Bairro Ipiranga até a ponte do Bairro Caça e Tiro. O ponto de maior preocupação estava no trecho entre a ponte da Avenida Presidente Vargas e a ponte da Rua Frei Gabriel.

De acordo com o Executivo da Defesa Civil, Anildo Tadeu Antunes, as equipes já estão preparadas, com um total de 20 técnicos e duas viaturas, para atuação em caso de chamados, num primeiro momento, sendo que qualquer chamado da população deve ser feito através dos telefones: 3019-7477, 3019-7479, 99836-1702

Abrigos 

Em caso de necessidade, o Município já tem preparado um plano emergencial de abrigos para pessoas que necessitem dessa condição, sendo que desses sete, cinco têm sido utilizados, sendo outros dois somente se houver um grande número de desabrigados.

  • Abrigo Caça e Tiro
  • Abrigo Ginásio Jones Minosso
  • Abrigo sede Pinheirinho
  • Abrigo Associação Moradores Guarujá
  • Abrigo Associação Moradores Habitação
  • Creche Uniplac e o Colégio Mutirão (bairro Habitação) 

Medição 

Defesa Civil Municipal dispõe de uma estação de medição pluviométrica que fica localizada na ponte do Bairro Caça e Tiro, onde também está a régua de medição do nível do Rio Carahá. De acordo com os relatórios com o Secretário da Defesa Civil, Anildo Tadeu Antunes a maior preocupação do órgão é com os bairros Ipiranga, Caça e Tiro, Bom Jesus, São Sebastião e São Vicente. “Felizmente até o momento não temos nenhum chamado de moradores e nem registro aqui na DC”, complementa.

 Previsão do Tempo

  • Segunda-feira

Na segunda-feira (24), a atuação de uma frente fria deixa o tempo instável em todo o estado. As pancadas de chuva e temporais iniciam pelas áreas de divisa com o RS (Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) já na madrugada e avançam para as demais regiões no decorrer do dia. Os temporais podem vir acompanhados de chuva intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, deslizamentos e destelhamentos.

  • Terça-feira

Na terça-feira (25), o tempo inicia encoberto em todas as regiões, com maior probabilidade de chuva em áreas de divisa com o Paraná, devido ao deslocamento da frente fria que se afasta de SC. A partir da tarde, a intensificação de uma baixa pressão atmosférica favorece a formação de novas instabilidades pelo estado, com condições para pancadas de chuva e temporais isolados com chuva pontualmente intensa nestas áreas.

  • Quarta-feira

Na quarta-feira (26), devido ao processo de formação de um ciclone entre o RS e SC, as instabilidades seguem atuando no estado e provocando pancadas de chuva e temporais com chuva intensa em todas as regiões, com destaque para as regiões de divisa com o RS, onde a chuva deve ser mais intensa. O risco para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais é moderado a alto

Previsão elaborada nesta segunda-feira (24), às 5h, meteorologistas responsável Ana Luiza Dors Wilke, Defesa Civil de SC


sexta-feira, 21 de junho de 2024

Prefeitura alerta população sobre tentativas de golpes com emissão de guias a contribuintes

 

Para ter acesso a alguma espécie de guia, o contribuinte deverá consultar, presencialmente, o Balcão de Arrecadação, situado no prédio da prefeitura - rua Benjamin Constant, nº: 13, centro da cidade, ou a Diretoria de Fiscalização Tributária, localizada na rua Presidente Nereu Ramos, nº: 73, Centro, Edifício Centenário, ou, ainda, visualizá-la pelo site do Município - www.lages.sc.gov.br

A municipalidade, por intermédio da Secretaria da Administração e Fazenda, orienta os habitantes de Lages em relação a novas tentativas de fraudes contra contribuintes a partir da expedição de guias para recolhimento de valores suposta e criminalmente ligados a impostos, a exemplo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e taxas de alvarás diversos.

Na tarde desta quinta-feira (20 de junho), golpistas utilizaram o aplicativo de mensagens via InternetWhatsApp, para entrar em contato com determinado cidadão e enviar um boleto referente ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), todavia, a cobrança está caracterizada como falsa e indevida, pois a prefeitura de Lages não encaminha nenhum tipo de guia para pagamento de taxas e impostos por aparelho celular ou e-mail, conforme reitera a Secretaria da Administração e Fazenda.

Os contribuintes não devem efetuar o pagamento destes falsos documentos e imediatamente providenciar a produção de um Boletim de Ocorrência (B.O.) com a Polícia Civil/Delegacia de Polícia Virtual de Santa Catarina, por meio eletrônico (virtual): https://delegaciavirtual.sc.gov.br/nova-ocorrencia. E podem buscar esclarecer dúvidas e colher informações adicionais por telefone, junto à Diretoria de Fiscalização Tributária: 3019-7456.

Para ter acesso a alguma espécie de guia, o contribuinte deverá consultar, presencialmente, o Balcão de Arrecadação, situado no prédio da prefeitura - rua Benjamin Constant, nº: 13, centro da cidade, ou a Diretoria de Fiscalização Tributária, localizada na rua Presidente Nereu Ramos, nº: 73, Centro, Edifício Centenário, ou, ainda, visualizá-la pelo site do Município - www.lages.sc.gov.br. “Para evitar transtornos e prejuízos ao órgão público diante deste tipo de crime, o Município não envia guias por WhatsApp e nem por e-mail. Portanto, os contribuintes devem estar constantemente atentos e não precisam se preocupar, pois não haverá penalidades/sanções justamente em razão de que a cobrança é descabida e os valores não seguirão para os cofres públicos, já que é feita por pessoas de intenções duvidosas e distantes das leis”, aconselha o secretário da Administração e Fazenda, Alexandre Martins.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Imagem ilustrativa: Divulgação


terça-feira, 18 de junho de 2024

Secretaria Municipal da Saúde realiza processo seletivo para contratação de profissionais em caráter temporário

 

Ao todo estão disponíveis 37 vagas para níveis de escolaridade superior, médio e fundamental completo. A contratação se dará mediante análise de títulos, currículos e experiências dos candidatos

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, torna público o lançamento do edital de processo seletivo emergencial para contratação em caráter temporário de profissionais da área da saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 14h desta terça-feira (18) até às 17h do dia 26 de junho.

Ao todo estão disponíveis 37 vagas para níveis de escolaridade superior, médio e fundamental completo, com cargas horárias entre 20h e 40h, conforme a função. Os salários variam entre R$1.506,73 a R$ 9.696,53.

Serão selecionados profissionais habilitados para funções como biomédico, dentistas, farmacêutico bioquímico, fonoaudiólogo, médicos (acupunturista, alergista/imunologista, angiologista, cardiologista, endocrinologista, gastroenterologista, ginecologista e/ou obstetra, mastologista, neurologista, otorrinolaringologista, pediatra, pediatra hebiatra, pneumologista, proctologista, psiquiatra, reumatologista, urologista), terapeuta ocupacional em programas de saúde, agentes comunitários de saúde e cuidador masculino.

A contratação se dará mediante análise de títulos, currículos e experiências dos candidatos. A seleção será realizada por uma comissão designada pelo prefeito, através da portaria n° 519 de 09/05/2023.

O edital com todas as informações do processo seletivo está disponível no site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br). Os candidatos interessados podem protocolar a documentação necessária, descrita no edital, na recepção da Secretaria da Saúde em envelope lacrado. A Secretaria está localizada na Praça Leoberto Leal, n° 20, no Centro.

O resultado parcial será publicado no dia 27 de junho no site da prefeitura e no Diário Oficial dos Municípios. O candidato que se sentir prejudicado poderá interpor recurso administrativo, protocolado no setor de Protocolo da Prefeitura de Lages, somente no dia seguinte à divulgação dos resultados parciais, das 8h às 12h e das 14h às 18h do dia 28 de junho. O resultado final e dos recursos serão publicados no dia 2 de julho no site da prefeitura, no campo de Editais de Chamadas Públicas/Processo Seletivo.

O processo seletivo será realizado para suprir a demanda de profissionais na área da saúde, em caráter temporário, considerando que, após a homologação do Concurso Público 2023 e resultado parcial do processo seletivo quadro geral (Edital n° 001/2024), constatou-se que para diversas funções não restaram candidatos classificados e em outras houveram candidatos classificados, porém em número insuficiente para suprir a demanda existente.

 

Texto: Aline Tives

Arte: Divulgação


sexta-feira, 14 de junho de 2024

Ordem de serviço autoriza início das obras de construção de Clínica de Hidroterapia em Lages

 

Existirá um elevador portátil e rampa de acesso à piscina, com atenção especial a Pessoas com Deficiência (PCDs), beneficiadas, aliás, por banheiros adaptados

Avanço para a área da saúde em Lages, a construção de uma Clínica de Hidroterapia no município de Lages será iniciada a partir da entrega da ordem de serviço pela prefeitura à empresa vencedora do processo de licitação na noite desta quinta-feira (13), em cerimônia no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Anteriormente, na mesma ocasião, o prefeito Antonio Ceron entregou as ordens de serviço para a pavimentação asfáltica e em lajota sextavada de 21 ruas e avenida em 13 bairros de Lages, com a presença de autoridades políticas e administrativas dos poderes Executivo e Legislativo; servidores públicos; empresários responsáveis pelas empresas vencedoras dos processos licitatórios, executoras dos serviços de pavimentação; lideranças comunitárias, e público em geral. 

A Clínica de Hidroterapia será edificada em espaço físico junto à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O ambiente compreenderá área total de 293,13 metros quadrados, distribuídos entre piscina com profundidade de 1,5 metros, lâmina de água de 1,20 metros até 1,30 metros, banheiros e depósito. A Recepção estará na edificação já existente no local. 

Haverá a instalação de um elevador portátil e rampa de acesso à piscina, com atenção especial a Pessoas com Deficiência (PCDs), beneficiadas, aliás, por banheiros adaptados. 

As obras serão desenvolvidas pela empresa lageana Volmir Pinheiro ME para a Secretaria Municipal da Saúde, e deverá ser respeitado o prazo de 180 dias (seis meses) para a conclusão. Os valores de investimentos de recursos financeiros públicos são de R$ 899.000,79, cujas fontes são 70% do Governo do Estado de Santa Catarina, provisionados na conta de Investimentos, Obras e Outras Ações e Serviços em Saúde (BLVIG FNS - Fundo Nacional de Saúde), e 30% da União, supridos na conta de Ações de Atenção Básica à Saúde - Munic. 

Ao todo, serão construídas cinco Clínicas de Hidroterapia na Serra Catarinense: Lages, Palmeira, Otacílio Costa, Correia Pinto e Urubici. A primeira, já em funcionamento, foi inaugurada em 30 de maio de 2022, em Palmeira. As outras três estão praticamente prontas, contudo, dependem da aquisição de mobiliário para haver o início de suas atividades. Trata-se de benfeitorias construídas com recursos aportados por emendas impositivas do deputado estadual, Marcius Machado.

A fisioterapia aquática, atividade por vezes denominada hidroterapia, consiste em uma forma específica de tratamento fisioterápico, realizado em uma piscina aquecida. Mais do que hidroginástica, trata-se da prática científica assegurada por um fisioterapeuta, em um ambiente aquático seguro. Este profissional estará com a pessoa na água, e irá mobilizar articulações, massagear os músculos e monitorar sua circulação.

Os ganhos com a fisioterapia aquática (exercícios feitos dentro da água) são força muscular, melhoria na circulação, aptidão física, equilíbrio, estabilidade, consciência corporal, movimentos mantidos e melhorados e maior liberdade no desenvolvimento das pessoas. Equilíbrio e coordenação são aperfeiçoados. 

A hidroterapia possui indicação para diversos problemas de saúde, como hérnia de disco, dores crônicas e problemas na coluna. A atividade física neste lugar ainda promove a analgesia, em razão do calor. 

O atendimento deste serviço será por intermédio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ser beneficiado, o paciente deverá passar por consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e ser encaminhado para o atendimento pelo médico. “Um progresso imenso na qualidade da saúde da população de Lages, principalmente na reabilitação após acidentes e no combate e cura de doenças. A iniciativa torna a nós, gestores, e comunidade, mais seguros em relação à esperança de viver um cotidiano com melhores condições e habilidades no desempenho das atividades de rotina, desde as mais simples às mais complexas”, avalia o prefeito Antonio Ceron. O chefe de gabinete do deputado estadual, Marcius Machado, Cléves Couto, representou o legislador no evento da noite desta quinta-feira (13). 

Como funciona o tratamento?

Uma série de exercícios terapêuticos suaves pode ser realizada em uma piscina aquecida (em torno de 34°C), o que possibilita conforto e amplitude de movimentos. Além disso, a água suporta o peso do corpo, facilitando a atividade.

Os exercícios terapêuticos devem evoluir com segurança, pois a resistência da água é utilizada para fortalecer os músculos e melhorar a estabilidade. O calor aumentará a circulação, reduzirá o espasmo muscular e ajudará a aliviar a dor. Os pacientes não precisam saber nadar.

A sessão de fisioterapia aquática pode ser individual ou em conjunto a outros pacientes, no mesmo programa de reabilitação. A terapia aquática pode ser um trampolim para passar ao ginásio ou aos exercícios em terra.

A reabilitação também pode incluir exercícios adequados para manter a forma, enquanto se recupera de lesões esportivas ou de uma cirurgia ortopédica. (Fonte: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Crefito) 

Condições em que a fisioterapia aquática é mais indicada

Dores nas costas

Dor ciática

Instabilidade lombar

Lesões musculares em geral

Tendinopatia

Problemas de equilíbrio e coordenação

Osteoartrite

Artrite reumatoide

Fibromialgia

Espondilite anquilosante

Doença de Parkinson

Paralisia cerebral

Gravidez

Lesões traumáticas

Reabilitação após fratura de osso, substituição da articulação ou reparo do tendão

Contra-indicações

Indivíduos que possuem doenças transmitidas pela água (como cólera e tifo), que apresentam febre a partir dos 38 graus, com insuficiência cardíaca ou histórico de epilepsia. 

Texto: Daniele Mendes de Melo 

Foto solenidade: Fábio Pavan 

Imagens projeto e localização: Divulgação

 


quinta-feira, 13 de junho de 2024

Farmácia Solidária de Lages fecha parceria com startup de doação de medicamentos do Rio de Janeiro

 

Parceria de custo zero para o município de Lages já rende resultados significativos, com a doação de três mil comprimidos.

A Farmácia Solidária de Lages firmou uma importante parceria com a startup carioca ProRede3, especializada em plataforma de doação de medicamentos. Essa colaboração, que não implicará em custos adicionais para o município, já trouxe benefícios imediatos: a farmácia recebeu um lote de três mil comprimidos doados.

A ProRede3, que atende diversas entidades em todo o Brasil, como o Hospital do Câncer e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GRAACC), estende agora seus serviços também às farmácias solidárias, incluindo as de Santa Catarina.

A lista de medicamentos disponibilizados através desta parceria inclui fármacos que, por vezes, demoram a ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo medicamentos de via judicial. "Essa parceria será muito importante para o nosso trabalho aqui na Farmácia Solidária. Deste modo, conseguiremos aumentar a gama de remédios que oferecemos gratuitamente para a nossa comunidade, medicamentos por vezes de difícil acesso e que não constam na lista do SUS. Por meio da parceria com a ProRede3 conseguiremos essa oferta", destacou Gilmar Gentil, gestor da Farmácia Solidária.

Com esta nova colaboração, a Farmácia Solidária de Lages espera ampliar significativamente a sua capacidade de atendimento, garantindo que mais cidadãos tenham acesso aos medicamentos necessários para o seu tratamento, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades em obtê-los pelo SUS.

Como contribuir com a Farmácia Solidária?

Se você ou sua empresa têm medicamentos ou insumos (com validade superior a três meses) que gostaria de doar para a Farmácia Solidária de Lages, basta seguir estas orientações simples:

Documentos Necessários para Doar

Ficha de Cadastro:
Preencher a Ficha de Cadastro (disponível no site lages.sc.gov.br, na aba "serviços/editais" e também no ato da doação).
Documento Oficial com Foto:
Apresentar um documento oficial com foto.
Pessoa Jurídica:
Fornecer uma cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Documentos Necessários para Retirar Doações
Receita do Medicamento:
Apresentar uma receita do medicamento (não precisa ser necessariamente do SUS).
Documento Oficial com Foto:
Fornecer um documento oficial com foto.

A Farmácia Solidária está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, os cidadãos podem entrar em contato pelo telefone: 3251-7622.

 

Texto: Thiago Junkes

Foto: Divulgação


Terça dia 11 de Junho Juventude1x 1Vitória Atlético GO 2 x 2 Corinthians Botafogo 1 x 0 Fluminense Bragantino 1 x 2 Atlético MG

 

Atividades ocorrem de maneira gratuita das 9h às 12h30min e visam estimular boas práticas socioambientais na população

Junho é o mês do Meio Ambiente. A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promove nesta sexta-feira (14), o “Dia D” do Meio Ambiente. A programação acontece no Parque Natural João José Teodoro da Costa Neto (Parnamul), das 9h às 12h30min. As atividades são gratuitas, destinadas à comunidade em geral, e incluem diversas atividades.

A Rádio Clube participará do evento com a participação da comunicadora Adriana Gauterio. Serão distribuídas mudas de hortaliças pela Secretaria de Agricultura e Pesca, mudas de árvores pela Secretaria de Meio Ambiente, que ainda mobilizará a coleta de materiais recicláveis como vidro para o Projeto Recicla Vidros, tampas para o Projeto Tampet’s, troca de recicláveis por Saco Verde, orientações sobre o Método Lages de Compostagem e oficinas de integração com a natureza.

Para a diretora do Meio Ambiente, Silvia Oliveira, o objetivo principal do evento é sensibilizar as pessoas da necessidade de cuidado com o espaço onde vivemos. “O ser humano precisa entender que a vida no planeta depende das suas atitudes, do respeito, da boa relação com o ambiente em que vivemos, é um círculo virtuoso que traz consequências então temos que pensar o que estamos fazendo, como melhorar hábitos, como promover desenvolvimento com sustentabilidade”, afirma.

Também haverá a coleta de eletroeletrônicos pela Eco Centro, coleta de óleo usado de cozinha e mais orientações pela Semasa. O Cav/Udesc apresentará o projeto sobre coleta de água da chuva, a Defesa Civil falará sobre prevenção de catástrofes. O IFSC e o Rotary também estarão presentes no evento levando informações para toda a comunidade. As crianças e adultos irão se divertir com a Pescaria da Sustentabilidade que trará os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

 

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Fábio Pavan e Divulgação


terça-feira, 11 de junho de 2024

Brasileirão onde assitir (Rodada 8)

 



Quinta dia 13 de Junho
SPORTV 19:00 Cruzeiro x Cuiabá
Premiere 2  20:00 Internacional x São Paulo
Premiere FC 20:00 Flamengo x Grêmio
Cazé TV 20:00 x Athlético PR x Criciúma
Premiere 4  21:30 Bahia x Fortaleza
Premiere e Globo Palmeiras x Vasco

Resultados de terça 11 de Junho
 Juventude1x 1Vitória
 Atlético GO 2  x 2 Corinthians
  Botafogo 1  x 0 Fluminense
Bragantino 1 x 2 Atlético MG



Farmácia Básica Municipal registra aumento de 45% nos atendimentos

 

Ampliação da oferta de serviços e medicamentos explica o crescimento expressivo nos atendimentos diários na farmácia.

A ampliação da oferta de serviços e medicamentos explica o crescimento expressivo nos atendimentos diários na farmácia. A Farmácia Básica Municipal registrou um aumento significativo de 45% nos atendimentos. Em janeiro de 2022, a farmácia atendia, em média, 576 pessoas por dia. Já no período de janeiro a maio de 2024, essa média subiu para 827 atendimentos diários, refletindo uma crescente demanda pelos serviços oferecidos.

Esse aumento é atribuído a diversas melhorias e expansões nos serviços prestados pela farmácia. Um dos principais fatores é a inclusão da Farmácia Solidária, que funciona junto à Farmácia Básica e atende pessoas que necessitam de medicamentos não incluídos na lista do SUS. Além disso, houve uma ampliação na oferta de medicamentos disponíveis na farmácia, tornando o serviço ainda mais abrangente e eficiente.

A Farmácia Básica de Lages disponibiliza desde medicamentos básicos até medicamentos de alto custo fornecidos pelo Estado, além de medicamentos via judicial, insumos para pessoas diabéticas (seringas, aparelhos glicosímetros e lancetas), fraldas e leites especiais.

A secretária municipal de Saúde, Odila Waldrich, destaca os motivos por trás desse crescimento. “Atribuímos esse aumento à oferta de serviços que passamos a oferecer nos últimos anos. Hoje, temos todos os medicamentos da lista SUS na Farmácia Básica Municipal, sem faltas. Incorporamos a Farmácia Solidária também, o que aumenta a procura pelo serviço.”

Ampliação dos Serviços

A Farmácia Básica Municipal de Lages tem se destacado pela sua capacidade de atender a população com um vasto leque de medicamentos essenciais. A ampliação da lista de medicamentos ofertados tem sido um diferencial importante, garantindo que os usuários encontrem os remédios de que necessitam sem interrupções no tratamento.

A Farmácia Solidária, por sua vez, tem complementado esse atendimento ao fornecer medicamentos que, por diversas razões, não estão disponíveis no sistema público de saúde. Essa iniciativa tem sido fundamental para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso aos remédios necessários, independentemente de sua inclusão ou não na lista SUS.

O compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Lages com a qualidade do atendimento à população se reflete nas melhorias contínuas e na expansão dos serviços prestados pela Farmácia Básica Municipal. A secretária Odila Waldrich reafirma essa dedicação, “nosso objetivo é garantir que nenhum cidadão fique sem o medicamento necessário. Estamos continuamente trabalhando para melhorar e expandir nossos serviços, atendendo cada vez mais pessoas com eficiência e qualidade.”

Texto: Thigo Junkes


segunda-feira, 10 de junho de 2024

Mobilização no Dia D Contra a Poliomielite vacina mais de 300 crianças

 

Ação realizada no último sábado incluiu atividades lúdicas para tranquilizar as crianças e contou com grande participação da comunidade.

No sábado (08), Lages vivenciou um dia de intensa mobilização em prol da saúde infantil. O Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, uma ação organizada pelo Ministério da Saúde com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde, marcou um momento crucial na campanha que começou em 27 de maio e se estenderá até 14 de junho.

Quatro pontos de vacinação estiveram abertos ao público durante todo o dia, atendendo pais e responsáveis que levaram suas crianças para receber a vacina. Dentre esses pontos, o destaque foi para o Tito Bianchini, onde a maior concentração de pessoas foi registrada.

No Tito Bianchini, o ambiente foi especialmente preparado para receber as famílias, contando com a presença dos Heróis Pela Vida. Esses personagens carismáticos desempenharam um papel fundamental em tranquilizar e animar as crianças, transformando a experiência da vacinação em um momento lúdico e positivo. Brincadeiras e atividades interativas ajudaram a reduzir a ansiedade dos pequenos, tornando o dia ainda mais especial.

Ao todo, mais de 300 crianças foram vacinadas durante o Dia D em Lages. A vacinação é essencial para manter a doença erradicada no Brasil e garantir um futuro saudável para as novas gerações.

A campanha de vacinação contra a poliomielite continua até o dia 14 de junho. Os pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para vacinar podem procurar os pontos de vacinação para garantir a imunização dos pequenos. A participação de todos é fundamental para que possamos manter o Brasil livre da poliomielite e proteger nossas crianças.

Texto e fotos: Thiago Junkes 


Castramóvel amplia sua atuação para abranger novos bairros da cidade

 

Os próximos bairros a serem atendidos serão Caça e Tiro e Vila Nova

O CastraMóvel está percorrendo os bairros de Lages, oferecendo serviços de castração gratuita para cães e gatos. Até o momento, os bairros Habitação e Popular foram contemplados, resultando na castração de 48 animais de estimação. Os próximos bairros a serem atendidos serão Caça e Tiro e Vila Nova, seguindo um cronograma organizado para melhor atender a população.

Os tutores interessados em castrar seus animais de estimação podem se cadastrar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de seus respectivos bairros, conforme o cronograma. No momento do cadastro, é necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de residência.

Requisitos para Castração

  • Cães e gatos machos: Não ter raça definida, ter idade inferior a oito anos e pesar até 10 kg.
  • Fêmeas: Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Zoonoses para entrar na lista de espera das clínicas conveniadas ao programa de castração.

Cronograma da Ação

  • Bairro Vila Nova

Cadastro: 10/06

Procedimento: 13/06

  • Bairro Universitário

Cadastro: 13/06

Procedimento: 15/06

  • Bairro Centenário

Cadastro: 14/06

Procedimento: 18/06

  • Bairro Santa Catarina

Cadastro: 18/06

Procedimento: 20/06

A iniciativa do CastraMóvel visa controlar a população de animais de estimação, promovendo a saúde pública e o bem-estar animal.

Texto: Thiago Junkes


Comitiva da Índia visita unidades municipais de ensino de Lages

 

A visita teve por objetivo estabelecer possíveis acordos visando a realização de intercâmbio internacional de professores e estudantes entre Brasil e Índia

Uma comitiva da Índia, formada por pessoas ligadas à área da educação básica e superior, visitou, nesta segunda-feira (14), o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) e a Escola Municipal de Educação Básica (Mutirão), no bairro Habitação, em Lages. Antes, os indianos estiveram na Secretaria Municipal da Educação (SMEL), onde foram acolhidos no gabinete da secretária Ivana Michaltckuck.

A visita teve por objetivo estabelecer possíveis acordos visando a realização de intercâmbio internacional de professores e estudantes entre Brasil e Índia. A comitiva foi composta por Santosh Kumar Singh, Diretor - GD Goenka Public School , Bhubaneswar e Fundador - Global Edu Leaders Forum; Aditi Basu Roy – Diretora da Grands International School, Greater Noida e Dr. Madan Mohan Goel, Vice Chanceler e Professor Superanuado de Economia na Kurukshetra University.

De acordo com a professora Alceloni Volpato, que viabilizou a visita, a comitiva veio ao Brasil para participar da Conferência Internacional sobre Sustentabilidade, que ocorreu em Vacaria (RS) de 4 a 7 de junho. De lá, decidiu conhecer um pouco sobre a educação brasileira. Em Lages, os indianos visitaram várias unidades escolares.

Na SMEL, durante a visita, os indianos receberam exemplares do livro “O Continente das Lagens”, de Licurgo Costa. Além disso, conheceram o setor de Ensino e o Núcleo Municipal de Educação Permanente (NEEP) da SMEL composto por professoras e professores formadores, organizados por áreas da Educação Básica Municipal. 

Índia tem a maior população mundial 

Na Índia, país mais populoso do mundo, com 1.428 bilhão de habitantes, há um rígido sistema de educação. Os estudantes são preparados não apenas para avançar de ano, mas também passar em exames para escolas ou exames para ingressar no Ensino Médio (equivalente no Brasil), que são disputadíssimos.

No que se refere à linguagem, o país, que fica no continente asiático, possui uma importante variedade linguística. O hindu é considerado o idioma oficial dos indianos, mas existem 21 idiomas diferentes no país, tendo o inglês como um dos principais. Cada indiano fala pelo menos três línguas. O ensino, por sua vez, funciona em período integral, e todos os professores falam o Hindu e o inglês.

Texto e fotos: Adecir Morais


Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...