quinta-feira, 30 de novembro de 2017

TEMPO PARA ESTA SEXTA

MADRUGADA
Céu com muitas nuvens
Umidade Rel.: 94%
Vento: E/E
Médio: 15km/h
Rajada: 25km/h
23°C
12°C
Fenômeno:
MANHÃ
Sol com muitas nuvens
Umidade Rel.: 94%
Vento: E/E
Médio: 15km/h
Rajada: 25km/h
23°C
12°C
Fenômeno:
TARDE
Sol com muitas nuvens
Umidade Rel.: 94%
Vento: E/E
Médio: 15km/h
Rajada: 35km/h
23°C
12°C
Fenômeno:
NOITE
Céu com muitas nuvens
Umidade Rel.: 94%
Vento: E/E
Médio: 15km/h
Rajada: 30km/h
23°C
12°C
Fenômeno:

Exposição mostra trabalhos de alunos do curso de pintura em tela da Escola de Artes


São quadros produzidos em aula desde o início do aprendizado, em março deste ano

A Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL), em 2017 procurou levar os trabalhos desenvolvidos por alunos e instrutores a diversas entidades com o objetivo de mostrar para a comunidade o retorno do investimento nas artes e cultura. A turma do curso de pintura em tela, da instrutora Rosangela Werner Barp, exibe na Câmara de Vereadores de Lages, espaço Malinverni Filho, uma exposição com os quadros produzidos em aula desde o início do aprendizado, em março deste ano.
Segundo Rosangela, a evolução da qualidade artística dos alunos é notória. “Começamos há pouco tempo, mas podemos perceber que os alunos têm mostrado muita evolução nos trabalhos. Isso é bom pelo motivo que a maioria deles pretende se profissionalizar na área”, comenta. A exposição encerrará nesta sexta-feira (1º de dezembro). Para mais informações em relação aos cursos da Escola de Artes da Fundação Cultural, basta ligar para 3224-8708.


Fotos: Nilton Wolff/Divulgação

Abertura do Natal Felicidade 2017 será nesta sexta-feira


Serão mais de 100 apresentações culturais com dois mil artistas de teatro, shows circenses, corais, orquestras, musicais e Autos de Natal
Está programada para esta sexta-feira (1º de dezembro) a abertura da programação artística e cultural do Natal Felicidade 2017. As atividades iniciam às 20h no Mundo Encantado - Parque Jonas Ramos (Tanque), com a Vivace Camerata, às 20h40 o Grande Coral, às 21h a abertura oficial com a chegada e entrega da Chave da Cidade ao Papai Noel e às 22h o espetáculo Messiah. A programação segue até 23 de dezembro.
Serão mais de 100 apresentações culturais com dois mil artistas de teatro, shows circenses, corais, orquestras, musicais e Autos de Natal. A programação (sujeita a alterações) pode ser acessada em http://www.natalfelicidade.com.br/programacao. Em torno de 400 mil pessoas deverão acompanhar o Natal Felicidade.
Quem circula pela Praça João Ribeiro (Catedral) se deslumbra com a Casa do Papai Noel, as bolas artesanais penduradas nas árvores e as casinhas de duendes sobre os galhos, uma inovação em termos de fantasia para crianças e adultos. O palco central no lago do Tanque já está montado. Ao centro já se pode visualizar uma charmosa casinha e uma árvore gigante. Naquele local haverá três telões, acabamentos que irão garantir surpresas e trapiche para apresentação da peça Messiah, um espetáculo cujos ensaios ao ar livre estão aguçando a curiosidade da população. Junto ao Messiah, a aposta de impacto em 2017, haverá o show dos tambores luminosos. Formados por luz, água e som, deverão transformar o conceito de evento natalino em Lages. O “Bom Velhinho” vai chegar voando e o método ainda é uma incógnita. Shows musicais e espetáculos teatrais serão interpretados por talentos de Lages e região.
Somente de elementos de postes são 289 e estão em fixação nas principais vias da cidade. A novidade são as esculturas confeccionadas a partir de isopor reciclado com cobertura de fibra de vidro. Quatro anjos com seis metros de altura, cada um, estão sendo colocados dentro do Tanque, um na entrada da cidade no acesso Leste, junto ao Lages Garden Shopping e outro em uma das rótulas do Centro. Outros 30 anjos de pequeno porte têm quatro metros de altura e darão as boas-vindas aos visitantes em pontos estratégicos.
Túnel Encantado
O Túnel Encantado, cenário luminoso para registros fotográficos de milhares de pessoas, será instalado na parte superior da Rua Zeca Neves, no Tanque, onde acontecerá a grande maioria das apresentações artístico-culturais. Terá extensão desde o portal do Natal Felicidade, próximo ao caramanchão, e seguirá até a margem da Biblioteca Pública.

Atrações
Grande Coral - a comunidade foi convidada a participar e fará apresentações junto a profissionais da música, realizando o sonho de cantar no Natal;
Casa do Papai Noel - instalada na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral);
Feira de Produtos Artesanais da Serra Catarinense - no centro da cidade, no prédio ao lado das Lojas Havan. Serão 12 estandes para comercialização de produtos artesanais que envolvem o tema natalino, agregado às tradições e costumes serranos, e um estande para oficinas de artesanato;
Banda do Papai Noel - grupo com oito componentes, de caráter intervencionista e impactante;
Desfile de Natal - Mega Banda terá saída no largo da Catedral, mobilizando 500 instrumentistas, passando em frente ao Centro Cultural Vidal Ramos até chegar ao Parque Jonas Ramos (Tanque);
Presépio Harmônico - grupo formado por 15 alunos de música da rede pública de ensino que se apresentam em várias lojas, instituições financeiras apoiadoras do evento, além de locais de grande fluxo de pessoas. São flautas, xilofones, repiques, entre outros;
Janelas Encantadas - no Centro Cultural Vidal Ramos, com um novo significado, em que idosos, gaiteiros, violeiros, entre outros talentos, farão suas performances em shows nas janelas de um dos cartões-postais mais bonitos de Santa Catarina;
Anunciação - são os Anjos da Anunciação, interpretados por atores, irão chamar a atenção do público em nove regiões da cidade;
Águas Dançantes - um espetáculo com riqueza estética e visual no lago do Tanque baseado no movimento de águas sincronizadas.
Fotos: Carlos Alberto Becker

Crianças recebem brinquedos de presente


O papai-noel ainda não chegou, mas muitas crianças já foram presenteadas durante uma festa na sede do Pinheirinho
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação coordenou, na manhã desta quinta-feira (30 de novembro) o trabalho de doação de três mil brinquedos feito por um metalúrgico aposentado para crianças de Lages. A doação ocorreu na sede social Pinheirinho, no bairro São Paulo.
A diretora de Proteção Social Básica, da Secretaria da Assistência Social, Neuzete Schmidt Henrique, disse que para esta ação houve a necessidade de engajamento de equipes de servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e da própria secretaria. “Além dos três mil brinquedos elas receberam lanche. São crianças dos abrigos municipais, de algumas creches, e muitas delas oriundas de famílias cadastradas pelos CRAS, nos bairros de Lages”, fala Neuzete.
O benfeitor, Luiz Carlos da Costa, também conhecido por Luizão, reside na cidade de Timbó (SC) e foi ele mesmo que entrou em contato com o secretário da Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, propondo que a prefeitura de Lages fosse parceira nesta ação, a qual ele promove todos os anos, desde 1991, sempre em uma cidade diferente.
Luizão de 76 anos de idade, casado, pai de cinco filhos, fabrica os próprios brinquedos que doa para as crianças, no período pré-natalino. Ele conta que faz isso porque veio de uma família muito pobre, tendo sido adotado por um casal, quando tinha apenas cinco anos de idade. “Sei muito bem o que é a alegria de uma criança quando ela recebe um brinquedo de presente. A ideia desta doação eu tive durante uma pescaria com um grupo de amigos. Disse a eles, então, que gostaria de fazer algo importante e pouco comum, e cheguei à conclusão de que ajudar as crianças seria muito gratificante para mim”, falou.
Luizão conta que fabrica cerca de cinco mil brinquedos por ano. “Tenho uma pequena marcenaria e conto com a ajuda de apenas um adolescente. Recebo doação de madeira, de empresários, e o restante do material necessário para a confecção dos brinquedos eu mesmo me encarrego de comprar”, disse.
Fotos: Marcelo Pakinha

Natal Felicidade 2017 : As personagens que parecem sair de livros de contos direto para as Janelas Encantadas


Nestes moldes, é o único espetáculo de que se tem conhecimento  

Sabe aquelas crianças que cantam do alto das janelas dos principais pontos turísticos de algumas capitais do Brasil, arrepiando as pessoas e as levando às lágrimas? Então, Lages terá a chance de recepcionar um espetáculo à altura de seu público, sensivelmente tocado nesta época do ano. Consiste na apresentação Janelas Encantadas, durante o Natal Felicidade. Porém, neste formato, com exclusividade em Lages, numa miscelânea de artes inédita no país.
show Janelas Encantadas faz parte da programação do Natal Felicidade 2017, é formado por alunos de cursos do Serviço Social do Comércio (Sesc), de diferentes faixas etárias, e junto trará novidades, justamente por contar com o suporte desta entidade que administra o Centro Cultural Vidal Ramos, palco das apresentações, sendo parceiro através da parte cênica e da Fábrica de Gaiteiros, além do Teatro de Sombras do curso de teatro liderado pelo ator e produtor Nelson Furmiga, oferecido pela instituição. Está inserida no planejamento a participação de um coral, formado por crianças e adolescentes do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, do bairro Santa Catarina.
As apresentações Janelas Encantadas acontecerão nas três quartas-feiras do Natal Felicidade, às 20h, com duração de 45 minutos cada uma. O diretor artístico do Natal Felicidade, maestro Luiz Augusto de Medeiros (Maraca) garante emoção na execução de clássicos natalinos, como Noite Feliz, Anoiteceu e Vem Chegando o Natal. “O Sesc é nosso parceiro e todos os dias de Natal Felicidade acontecerá programação no Centro Cultural. A gente irá auxiliar no incremento das apresentações, iremos oferecer a estrutura, e eles, os artistas, bem como o Caic do bairro Santa Catarina”, salienta Maraca, concluindo sua visão enquanto peça desta grande engrenagem chamada Natal Felicidade. “Emociona as pessoas porque conta a história do Natal, o nascimento de Jesus. Nesta data as pessoas do planeta estão voltadas à reflexão, até porque 2017 não foi um ano fácil. Muitos conflitos, guerras, intolerância, manifestações de ódio. Nós clamamos por mais paz. Desejamos que os bons sentimentos aflorem e invadam o dia a dia do mundo. O monumento Vidal Ramos é esplendoroso e imponente por si só. Com som, luz e este mix de sentimentos é impossível não se envolver inteiramente. E para não esquecermos, surpresa é surpresa”, brinca o artista Maraca, ao preservar o mistério do que exatamente vem por aí. 



Dois ícones para abrilhantar o Natal

Em Santa Catarina, dificilmente se encontra um prédio com a magnitude arquitetônica e a harmonia estética do Centro Cultural Vidal Ramos, o antigo Colégio Rosa. Sua beleza, aliada ao Janelas Encantadas, deve “hipnotizar” crianças, adultos e idosos. Construído no século passado, além de área externa para convívio, o Centro Cultural conta com cafeteria, duas galerias de arte, central de relacionamento com clientes, salas para aulas de artes, dança, música, teatro e para cursos de literatura, cinema com viabilidade de múltiplo uso, e uma biblioteca especializada em artes e história da cidade e região, com espaço para visualização de documentários e audiovisuais do acervo do CineSesc e audição de diferentes grupos musicais catarinenses e de referência na música brasileira.
Fotos: Pablo Gomes  

Pessoas que nunca tiveram dengue não devem tomar vacina da doença, diz Anvisa


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina. A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.
A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana,  ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue - para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.
A bula da vacina será atualizada enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos, que ainda serão apresentados pelo fabricante. A vacina da Sanofi, chamada Dengvaxia, é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus. Para as pessoas que já tiveram dengue, a Anvisa avalia que o benefício do uso da vacina permanece favorável.
Por meio de um comunicado, a Anvisa esclareceu que “este risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina na população para a qual a vacina foi aprovada”. A agência informou que, antes do registro, os efeitos da imunização foram estudados em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo, e que as pesquisas seguiram os padrões estabelecidos por guias internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Motoristas devem aumentar a prudência por conta de eventos neste fim de semana

Motoristas devem aumentar a prudência por conta de eventos neste fim de semana

No domingo (3 de dezembro), a partir das 13h, as ruas Indalécio Domingues Arruda e Salustiano Ramos terão o tráfego de veículos interrompido no trecho compreendido entre as ruas Engenheiro Paulo Ribeiro e Jair de Souza Passos, na região do bairro Promorar. No local será realizado um bingo em favor da finalização da construção da capela mortuária dos bairros Bela Vista e Promorar.  
Ainda no domingo (3), será interditado o trânsito na rua Nossa Senhora da Penha, bairro Penha, das 10h às 16h, para a realização do evento Domingo de Lazer com os Amigos do Carrinho de Rolimã. Como alternativa de tráfego, os condutores poderão utilizar as ruas Olavo Bilac e Borges de Medeiros. As orientações para que os motoristas estejam cientes das mudanças e ajam com precaução são prestadas pela Diretoria de Trânsito (Diretran).

ITP OFERECE:TEMPO PARA ESTA QUINTA EPAGRI /CIRAM

MADRUGADA
Céu com muitas nuvens
Umidade Rel.: 95%
Vento: E/NE
Médio: 15km/h
Rajada: 20km/h
22°C
13°C
Fenômeno:
MANHÃ
Nebulosidade variável
Umidade Rel.: 95%
Vento: E/NE
Médio: 15km/h
Rajada: 20km/h
22°C
13°C
Fenômeno:
TARDE
Nebulosidade variável e chuva isolada
Umidade Rel.: 95%
Vento: E/NE
Médio: 15km/h
Rajada: 25km/h
22°C
13°C
Fenômeno:
NOITE
Nebulosidade variável e chuva isolada
Umidade Rel.: 95%
Vento: E/NE
Médio: 15km/h
Rajada: 25km/h
22°C
13°C
Fenômeno:


Preço médio da cesta básica aumenta mais de R$ 4 em novembro

Preço médio da cesta básica aumenta mais de R$ 4 em novembro

Em seu trabalho rotineiro mensal de levantamento dos valores dos principais 40 artigos alimentícios, de higiene pessoal e de limpeza doméstica, o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Lages reuniu em uma tabulação os valores médios e os menores obtidos, para que as famílias possam se inteirar e estar atentas aos valores dos itens básicos para consumo dentro de casa, além de se observar a convergência entre os preços apresentados nas prateleiras e panfletos e na hora de passar no caixa.
A pesquisa realizada pelo Procon nos dias 27 e 28 de novembro nos nove principais supermercados de Lages aponta o preço médio de R$ 223,34, percebendo-se um acréscimo de R$ 4,11 em relação ao mesmo período de outubro, quando se verificou o valor de R$ 219,23. Ao considerar o menor preço por mercado chegou-se ao valor de R$ 164,73.
A lista ainda apresenta levantamento de valores em produtos sem açúcar, sem glúten e sem lactose. O trabalho completo pode ser acessado em http://procon.lages.sc.gov.br/pesquisas. A responsável pela pesquisa é Ziania Oliveira Melo e o coordenador executivo do Procon, Júlio Cesar Borba. O Procon está localizado na rua Martinho Nerbass, 29, Centro, próximo ao Terminal Urbano. Contato: 3222-3921.

Passagem elevada de pedestres é instalada na Rua Frei Gabriel

Passagem elevada de pedestres é instalada na Rua Frei Gabriel

A equipe de serviços da Secretaria Municipal de Planejamento e Obras trabalhou nesta quarta-feira (29 de novembro) na instalação de uma passagem elevada de pedestres na Rua Frei Gabriel, em frente ao acesso de estacionamento e entrada de alunos do Colégio Santa Rosa de Lima.
De acordo com o secretário Claiton Bortoluzzi, a nova estrutura de segurança no trânsito está em construção devido ao grande número de pedestres que circulam pelo local. “Temos aqui perto também a Diretoria de Habitação, da prefeitura, que recebe diariamente muitas pessoas. Com esta passagem elevada buscamos oferecer mais segurança aos pedestres e motoristas”, explica o secretário.
Até o fim da tarde desta quarta-feira os serviços deverão estar concluídos, inclusive com a pintura de sinalização de trânsito no local. “Nosso planejamento prevê ainda a instalação de mais cinco passagens elevadas em outras ruas e avenidas com estas mesmas características de movimentação”, disse o secretário Claiton.

Comerciantes precisam cumprir regras estabelecidas em lei municipal de 2014

Comerciantes precisam cumprir regras estabelecidas em lei municipal de 2014

A programação do Natal Felicidade 2017 de Lages começa nesta sexta-feira (1º de dezembro) e segue até o próximo dia 23 no Parque Jonas Ramos, o Tanque. As atrações são voltadas às famílias com a proposta de colocar em evidência o verdadeiro espírito natalino. E com muita gente circulando pelas ruas da cidade é hora de os comerciantes aproveitarem a oportunidade para faturar um dinheiro extra.
Mas para isto, a Prefeitura de Lages fará valer algumas regras importantes em relação ao comércio ambulante. Com base na lei municipal 448/2014, regulamentada pelo decreto 14794/2015, foram impostas condições para garantir a saúde pública, a organização da cidade e a formalidade dos trabalhos temporários.
Em novembro foi lançado um edital de credenciamento dos ambulantes interessados em comercializar produtos durante o Natal Felicidade. Foram destinadas 20 vagas para pontos fixos, mas apenas quatro se credenciaram. Outras 20 foram abertas para os vendedores volantes, que circulam no meio do público, mas como 36 se candidataram, as 20 vagas foram preenchidas por sorteio.
Todos os 24 vendedores credenciados neste ano passaram por minuciosa inspeção da Vigilância Sanitária, que atestou as devidas condições para a produção e comercialização dos produtos, com procedência conhecida, acondicionamento correto e higiene de acordo com as necessidades dos clientes.

Fiscalização será rigorosa com acompanhamento da Polícia Militar

Os comerciantes estarão identificados por crachás emitidos pela Prefeitura, e a fiscalização, que será rigorosa, ficará a cargo da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Serviços Públicos, acompanhadas da Polícia Militar (PM), e terão poder de apreender imediatamente toda e qualquer mercadoria comercializada sem a devida autorização. Qualquer cidadão também poderá denunciar casos de alimentos manipulados sem condições de higiene e procedência. Em 2018, a Prefeitura lançará editais de credenciamento para todos os eventos que ocorrerem na cidade, além de um edital geral para regulamentar os pontos fixos já existentes na cidade, como no calçadão central, frente de universidades e casas de eventos.
No dia 25 de novembro deste ano, mais de 1,3 mil itens como roupas, brinquedos sem licença, óculos, meias, toalhas, mantas e redes foram apreendidos pela Fiscalização, com o apoio da PM, e todo o material foi destinado a entidades beneficentes. É este tipo de ação que será constante e rotineiro em Lages de agora em diante. “A experiência dos fiscais demonstra alimentos sendo vendidos com caco de vidros, azedos por estarem expostos ao Sol, pen drives somente com a carcaça e muitos outros casos”, destaca a gerente de Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Marinês Roque.

MEC diz que liberou todo o recurso de custeio para universidades federais

O Ministério da Educação anunciou hoje (29) a liberação de R$ 1,023 bilhão para universidades, institutos federais de todo o país e instituições vinculadas à pasta. Segundo o MEC, esse é o segundo ano consecutivo que a pasta garante 100% do custeio para a rede federal de ensino.
Do total liberado hoje, R$ 497,04 milhões são referentes a recursos financeiros discricionários, quantia que, somada ao que já foi repassado este ano, chega a R$ 7 bilhões. Os outros R$ 525,6 milhões liberados referem-se ao limite de empenho para custeio das instituições federais de ensino.
A maior parte do orçamento de custeio liberado (R$ 366,7 milhões), será repassada às universidades federais, cujo total de recursos chegará a R$ 5,1 bilhões liberados neste ano. Já a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica receberá R$ 158,9 milhões, chegando a R$ 2,21 bilhões de orçamento para custeio.
Durante este ano, a falta de recursos para custeio e o contingenciamento feito pelo governo fez com que diversas universidades federais relatassem dificuldades financeiras.

Aprovado Crédito Especial para MEI

Foi aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação a criação de uma linha de crédito especial para o Microempreendedor Individual – MEI. Essa linha de crédito teria taxas reduzidas e subsidiadas pelo governo, a fim de estimular a atividade da categoria. O projeto é de elaboração do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), registrado como Projeto de Lei 940/15.
Segundo o texto do projeto, se aprovado, o Executivo seria obrigado a regulamentar linha especial de crédito para o Microempreendedor Individual com definição de taxas máximas de juros, valor de empréstimo, prazos e outras exigências.
Ainda de acordo com o projeto de lei, referidas linhas de crédito especial seriam disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil ou instituições financeiras privadas que operem microcrédito. A diferença desse crédito para os já existentes, seriam os subsídios oferecidos pelo governo.
Sabe-se que os Microempreendedores Individuais às vezes têm muitas dificuldades para concessão de crédito. Dessa forma, se existisse uma linha específica para MEI, subsidiada pelo governo, seria de grande valia e, certamente, melhoraria as condições de milhares de microempreendedores.
Contudo, se aprovado, o crédito não será concedido de maneira livre, sem exigências. Para ter acesso, o MEI devera capacitar-se em gestão financeira e planejamento de empresas em cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ou outro do mesmo estilo.
Além disso, o MEI deverá estar com a situação fiscal e cadastral em dia perante os órgãos responsáveis.
Tendo em vista que o projeto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, o próximo passo é a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Caso queira conferir o projeto de lei na íntegra, clique aqui.
Fonte: Portal Microempreendedor Individual

Hampel é só "sorrisos"


Quem está muito feliz é o amigo Hampel Coordenador Geral do Departamento de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Nacional que recebeu juntamente com o Deputado Federal Mauro Mariani a medalha da Defesa Civil Nacional pelos relevantes serviços prestados ao Brasil. Também no dia 24 de novembro Hampel recebeu uma medalha  da Defesa Civil do estado do Pará.

Natal Felicidade. A Magia do Natal no Tanque



Em contagem regressiva, o Natal Felicidade 2017 promete ser inesquecível para as famílias lageanas, da região Serrana, e turistas que irão buscar em Lages opções de lazer e encantamento durante o seu evento mais lúdico e mágico. A abertura do Natal Felicidade está marcada para as 20h de sexta-feira (1º de dezembro) no Mundo Encantado - Parque Jonas Ramos (Tanque), com entrega da Chave da Cidade ao Papai Noel e abertura das comemorações pelo prefeito Antonio Ceron. A programação segue até 23 de dezembro. O lançamento do evento será nesta quarta (29 de novembro) na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), às 20h.
Serão mais de 100 apresentações culturais com dois mil artistas de teatro, shows circenses, corais, orquestras, musicais e Autos de Natal. A programação (sujeita a alterações) pode ser acessada em http://www.natalfelicidade.com.br/programacao. Em torno de 400 mil pessoas deverão acompanhar o Natal Felicidade.
Vai ter Túnel
O Túnel Encantado, cenário luminoso para registros fotográficos de milhares de pessoas, será instalado na parte superior da rua Zeca Neves, onde acontecerá a grande maioria das apresentações artístico-culturais. Terá extensão desde o portal do Natal Felicidade, próximo ao caramanchão, e seguirá até a margem da Biblioteca Pública. A estrutura está pronta e, devido à limitação de altura para passagem de veículos, sua fixação ficará para os próximos dois dias, com a menor interferência possível no trânsito.  O portal do Mundo Encantado, na entrada do Tanque, pode terminar de ser montado ainda nesta terça-feira (28 de novembro). Árvores iluminadas no Tanque serão acesas oficialmente na sexta-feira.
Atrações
Grande Coral - a comunidade foi convidada a participar e fará apresentações junto a profissionais da música, realizando o sonho de cantar no Natal;
Casa do Papai Noel - instalada na Praça João Ribeiro (Praça da Catedral);
Feira de Produtos Artesanais da Serra Catarinense - no centro da cidade, no prédio ao lado das Lojas Havan. Serão 12 estandes para comercialização de produtos artesanais que envolvem o tema natalino, agregado às tradições e costumes serranos, e um estande para oficinas de artesanato;
Banda do Papai Noel - grupo com oito componentes, de caráter intervencionista e impactante;
Desfile de Natal - Mega Banda terá saída no largo da Catedral, mobilizando 500 instrumentistas, passando em frente ao Centro Cultural Vidal Ramos até chegar ao Parque Jonas Ramos (Tanque);
Presépio Harmônico - grupo formado por 15 alunos de música da rede pública de ensino que se apresentam em várias lojas, instituições financeiras apoiadoras do evento, além de locais de grande fluxo de pessoas. São flautas, xilofones, repiques, entre outros;
Janelas Encantadas - no Centro Cultural Vidal Ramos, com um novo significado, em que idosos, gaiteiros, violeiros, entre outros talentos, farão suas performances em shows nas janelas de um dos cartões-postais mais bonitos de Santa Catarina;
Anunciação - são os Anjos da Anunciação, interpretados por atores, irão chamar a atenção do público em nove regiões da cidade;
Águas Dançantes - um espetáculo com riqueza estética e visual no lago do Tanque baseado no movimento de águas sincronizadas.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Colégio Militar de Lages está com matrículas abertas

Assista o vídeo dos 40 Anos da PMRv
O Colégio Militar de Lages está com suas matrículas abertas, para turmas de 6º ano. As inscrições devem serem feitas ma página da PMSC em:
https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.pm.sc.gov.br%2F&h=ATMrWYAMyeu8M5nQlbZcTGMeoqZhhV4u0pqXk8zi_Xu1bnjmv0Y7exDj1aL-5zvZdNTVVuYZQI4pb8ab8a2cu_uNrscdnvqIvZYXPUzMmw4X1OotmO_yKmP_WwIL&s=1&enc=AZMVziozdL0c38JyNcYAKKEiIZPci107Xtk5H8xBAFFd5R2RNIkV2j0k2RsSpbAg_E9OWtiNjiSqt-GcgyFPYmYy-kRjClnYqdGuAOKOvpaGbw

PIS/Pasep: Prazo para saque do abono salarial ano-base 2015 termina em um mês

Resultado de imagem para caixa economica lages sc

O Ministério do Trabalho informou hoje (28) que trabalhadores que têm direito ao abono salarial ano-base 2015 têm até o dia 28 de dezembro para procurar uma agência bancária e retirar o benefício. O prazo final termina em um mês e não haverá nova prorrogação. Segundo o MTE, 1,42 milhão de brasileiros ainda não sacaram o dinheiro.
O montante disponível para saque é de R$ 990 milhões, para pagamentos que variam de R$ 79 a R$ 937. Metade desse valor está concentrado no Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Quem trabalhava na iniciativa privada em 2015 pode retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica. Servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil. Cada trabalhador recebe valor proporcional à quantidade de meses trabalhados formalmente naquele ano. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe o valor na íntegra. Quem trabalhou por seis meses, por exemplo, recebe metade do valor.
Quem tem direito
Para ter direito ao abono salarial ano-base 2015, é preciso ter trabalhado formalmente em 2015 e atender a alguns requisitos, como estar vinculado formalmente a uma empresa ou a um órgão público por pelo menos 30 dias naquele ano, ter remuneração média de até dois salários mínimos no período, estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)  há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para saber se tem direito ao benefício, é possível fazer uma consulta no site do Ministério do Trabalho. É necessário ter em mãos o número do PIS ou do CPF e a data de nascimento.
Também é possível obter informações nas agências bancárias ou ligando para o Alô Trabalho, 158. As ligações são gratuitas de telefone fixo em todo o país.
A Caixa Econômica Federal fornece a informação aos beneficiários do PIS também pelo telefone 0800-726 02 07.  O Banco do Brasil atende os beneficiários do Pasep no número 0800-729 00 01.

TEMPO PARA ESTA QUARTA

MADRUGADA
Céu com algumas nuvens
Umidade Rel.: 95%
Vento: SE/E
Médio: 10km/h
Rajada: 20km/h
22°C
12°C
Fenômeno:
MANHÃ
Ensolarado
Umidade Rel.: 95%
Vento: SE/E
Médio: 10km/h
Rajada: 20km/h
22°C
12°C
Fenômeno:
TARDE
Ensolarado
Umidade Rel.: 95%
Vento: SE/E
Médio: 10km/h
Rajada: 20km/h
22°C
12°C
Fenômeno:
NOITE
Céu estrelado
Umidade Rel.: 95%
Vento: SE/E
Médio: 10km/h
Rajada: 20km/h
22°C
12°C
Fenômeno:

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...