sexta-feira, 28 de junho de 2013

A estrutura das cores

A estrutura da cor é dividida em estrutura física e psicológica. A estrutura física se subdivide em matiz, que é a que difere uma cor da outra; luminosidade, que é o componente que provoca alteração nas cores entre claro e escuro; saturação, que produz várias nuances de acordo com a pureza e intensidade da cor.
A estrutura psicológica relata a sensação inconsciente que a cor traz para o homem. A temperatura traz a sensação de que determinada cor é quente, fria ou morna. O contraste sucessivo traz a sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto. Dimensão traz a sensação que a cor aproxima, distancia. Peso e tamanho traz a sensação que as cores escuras são menores e mais pesadas que as cores leves. No sabor, as cores quentes estimulam o apetite.
Em pesquisa realizada com 236 pessoas da Ásia, África e Europa, foi constatado que as mulheres percebem mais as cores do que os homens. Os pigmentos responsáveis pela absorção das cores, chamados opsinas, está presente no cromossomo X. A mulher possui dois X enquanto o homem possui um só, e isso faz com que a mulher tenha duas cópias de opsinas.
Por Gabriela Cabral 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Crase

A crase é a junção do artigo
A crase é a junção do artigo
Temos vários tipos de contração ou combinação na Língua Portuguesa. A contração se dá na junção de uma preposição com outra palavra.
Na combinação, as palavras não perdem nenhuma letra quando feita a união. Observe:
• Aonde (preposição a + advérbio onde)
• Ao (preposição a + artigo o)
Na contração, as palavras perdem alguma letra no momento da junção. Veja:
• da ( preposição de + artigo a)
• na (preposição em + artigo a)
Agora, há um caso de contração que gera muitas dúvidas quanto ao uso nas orações: a crase.
Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à.
Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao” e o substantivo feminino por um masculino, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase.
Veja alguns exemplos: Fui à farmácia, substituindo o “à” por “ao” ficaria Fui ao supermercado. Logo, o uso da crase está correto.
Outro exemplo: Assisti à peça que está em cartaz, substituindo o “à” por “ao” ficaria Assisti ao jogo de vôlei da seleção brasileira.
É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”.  Veja:
Exemplos: Sairei às duas horas da tarde.
À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.
Quero uma pizza à moda italiana.
Importante: A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras

terça-feira, 25 de junho de 2013

A física que cai no ENEM


Exame Nacional do Ensino Médio
Uma das mudanças notáveis no Exame Nacional do Ensino Médio foi o aumento no número de questões (de 64 para 180). Além disso, o ENEM agora busca estudantes que consigam dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentos significativos e elaborar propostas.

É importante ressaltar a importância do ENEM para os vestibulandos, pois este vem servindo como primeira fase ou também como fase única de várias universidades do país.

Na prova de física do ENEM o aluno não tem a necessidade de decorar fórmulas, mas precisa saber interpretar os enunciados dos exercícios, bem como interpretar gráficos e tabelas tirando todas as informações úteis possíveis para serem usadas na física básica.

Nos últimos anos, observa-se que o ENEM vem cobrando muitas questões de energia, relacionadas ao consumo diário, distribuição de energia, etc. Cabe ressaltar que todas as informações cobradas na prova de física fazem relação direta com as situações que vivenciamos diariamente.

Em nosso portal temos um acervo com vários artigos nos quais você encontrará explicações acerca dos temas e conteúdos cobrados nas provas do ENEM.

Abaixo você encontra a lista dos conteúdos programáticos cobrados pelo ENEM, bem como os links referentes aos textos do tema desejado:
Conhecimentos básicos e fundamentais - Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.
O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais damecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa equantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de NewtonCentro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulsoMomento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. EmpuxoPrincípios de PascalArquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
Energia, trabalho e potência - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.
A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacionalLei da Gravitação UniversalLeis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.
Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétricaLei de CoulombCampo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas.BlindagemCapacitoresEfeito JouleLei de OhmResistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.
Oscilações, ondas, óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refraçãoÓptica geométricalentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período e frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.
O calor e os fenômenos térmicos - Conceitos de calor e temperaturaEscalas termométricas.Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específicoCondução do calorDilatação térmicaMudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de Gases ideaisMáquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
Atente-se ao fato de que as questões do ENEM fazem uma abordagem mais ampla, ou seja, uma questão pode abordar diversos assuntos de diversas áreas. Assim, a física pode ser cobrada em meio a situações cotidianas de diferentes áreas, por meio de gráficos, tabelas, notícias, etc., cabendo ao vestibulando interpretá-las, para assim aplicar os conhecimentos físicos básicos.

Dicas para o Enem 2013

Explicações, notícias, simulados, provas, gabaritos, correções, videoaulas são algumas das ferramentas que o Vestibular Brasil Escola já disponibiliza para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Este ano buscamos outra novidade: dicas para que vestibulandos e estudantes em geral possam aperfeiçoar seus estudos para o Enem.
Cada vez mais instituições de ensino superior adotam o Enem em seus processos seletivos, seja parcialmente ou na totalidade. Por isso, a preparação para o exame se tornou uma preocupação para muitos. O Vestibular Brasil Escola busca, mais uma vez, ajudar nos estudos daqueles que querem conseguir boas notas.
Gostou? Então aproveite bem as dicas. Bons Estudos!

“O que é que só o Brasil tem?”: particularidades brasileiras na Copa do Mundo


Em exposição a taça do mundo de 2002 que algum tempo depois estaria nas mãos dos brasileiros
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) surgiu com 8 países afiliados – Suécia, Espanha, Suíça, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Bélgica e França. Atualmente, são 207 membros espalhados pelos cinco continentes. A primeira Copa do Mundo foi organizada em 1930 e contava com apenas 13 países participantes. Porém, o Brasil já se encontrava entre eles. Aliás, o Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo já organizadas: é o único país com essa marca.
Outra marca que só o Brasil tem nas Copas é o pentacampeonato, conquistado nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Os outros países com mais títulos ganhos no campeonato são a Itália, quatro vezes campeã, a Alemanha, três vezes, a Argentina e o Uruguai, duas vezes, e a Inglaterra e a França, conquistaram o título apenas uma vez. Ou seja, o Brasil tem um lugar bastante significativo na Copa do Mundo, haja vista que de um campeonato que ocorreu 18 vezes, apenas sete países foram campeões e, dentre eles, o Brasil foi o único a ganhar cinco vezes.
Dentre todas as glórias do Brasil, há um ponto decepcionante na história das Copas do Mundo que é difícil de engolirmos até hoje: perder o campeonato em pleno Maracanã. O Brasil sediou a Copa do Mundo em 1950 e chegou até a etapa final, enfrentando o Uruguai, na disputa pela taça. Esse é um dia que quem viveu, diz que não consegue esquecer. Nós, que não vivemos, temos a transcrição da gravação para entendermos melhor o momento do desempate uruguaio, naquele dia 16 de julho de 1950:
“Cobrou agora Juvenal. Direto sobre a área. Salta Chico. Não alcança a bola. Mas ficou no campo contrário (torcida forte). Cruzou à boca da meta! Aliviou Gambetta! Vem para Bauer. Bauer aparou o couro no peito. Tentou passar por um contrário. Atrasou para Jair. Jair então infiltra-se. Empurrou o couro. Defendeu Tejera. Voltou para Danilo. Danilo perdeu para Júlio Perez, que entregou imediatamente na direção de Miguez. Miguez devolveu a Júlio Perez que está lutando contra Jair, ainda dentro do campo uruguaio. Deu para Ghiggia. Ghiggia devolveu a Júlio Perez (torcida), que dá em profundidade para o ponteiro direito. Corre Ghiggia! Aproxima-se do gol do Brasil e atira! (torcida). Gol! Gol do Uruguai! Ghiggia! Segundo gol do Uruguai. Dois a um, ganha o Uruguai (...).”
Esse trecho, retirado da transcrição de Paulo Perdigão, está no livro de Witter “Breve história sobre o futebol brasileiro”. A narração do momento, ali descrita, revela não apenas o lance em si, mas também mostra os momentos em que a torcida reagia aos passes em campo. Mas este é apenas o momento trágico do futebol brasileiro. Existem muitos outros momentos bonitos e vitoriosos. A Copa de 1958, não apenas foi conquistada pelo Brasil, como também revelou ao mundo um time brilhante, com todo o destaque para Pelé e Garrincha. Garrincha continuou ganhando as atenções na Copa de 1962, no Chile, já Pelé se machucou no início do torneio.
Mas foi na Copa de 1970 que o Brasil realmente se destacou, liderada por Zagallo. A seleção era composta por Félix, Britto, Piazza, Carlos Alberto, Clodoaldo, Marco Antônio, Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé, Rivellino, Ado, Roberto, Baldocchi, Fontana, Everaldo, Joel, Paulo César Caju, Edu, Dadá Maravilha, Zé Maria e Leão. Dos seis jogos disputados, o Brasil ganhou os seis. O jogo da final foi contra a Itália, com o placar de 4 X 1. Esse time tornou-se o melhor time “de todos os tempos”: ficou para a história. Os outros dois títulos foram ganhos em 1994, nos EUA, e em 2002, na Coreia do Sul e Japão.
O resultado é que ainda hoje escutamos de nossos pais, tios e avôs, algumas histórias sobre lances bonitos que aconteceram durante as Copas. E, se por um lado, temos um momento que queremos esquecer, temos muitos outros que fazemos questão de lembrar.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A História da Escova de Dentes


A higiene bucal é uma preocupação humana bastante antiga.

No ano de 2003, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, publicou uma pesquisa onde questionava sobre o invento mais importante já desenvolvido. Em um primeiro momento, muitos suspeitariam que a roda, os modernos aparelhos de comunicação ou qualquer outra parafernália moderna ganharia o lugar sem maiores problemas. Entretanto, para surpresa geral, a maioria apontou a escova de dente como o mais importante invento da História.

De fato, a preocupação com a boca e os dentes aparece como um dos mais antigos cuidados da higiene pessoal em diversas culturas. Estudos arqueológicos recentes encontraram em uma tumba egípcia de cinco mil anos um artefato que poderia ser visto como a mais antiga de todas as escovas de dente. Na verdade, o instrumento consistia em um ramo de planta que teve a sua extremidade toda desfiada até que as fibras funcionassem como cerdas.

Os assírios, reafirmando o pragmatismo daquela nação de guerreiros, já tentavam resolver o problema usando o dedo para limpar os dentes. Contudo, outras culturas buscaram hastes, madeiras, ervas e misturas que pudessem superar os incômodos que a sujeira e o mau hálito sempre causaram. Por volta do século IV a.C., o médico grego Diocles de Caristo receitava aos seus pacientes explorarem os poderes aromáticos que as folhas de hortelã produziam quando esfregadas nos dentes e nas gengivas.

Nos anos em que foi aprendiz do filósofo Aristóteles, o lendário imperador Alexandre, O Grande, foi detalhadamente orientado sobre como limpar os dentes, todas as manhãs, com uma toalha feita de linho. Entre os romanos constata-se o uso de uma mirabolante mistura com areia, ervas e cinzas de ossos e dentes de animais. O lugar da higiene bucal era tão expressivo entre os patrícios romanos que se davam ao luxo de terem escravos incumbidos de realizar esta única tarefa.

Por volta de 1490, os chineses inventaram um rústico modelo daquilo que já poderíamos chamar de escova dental. O protótipo oriental era constituído por uma haste de bambu ou osso dotada de um feixe de pelos de porco. Além de ser um artefato muito caro, a escova chinesa acabava prejudicando seus usuários na medida em que as cerdas de origem animal mofavam e, por isso, deixam toda a cavidade bucal exposta ao ataque de fungos.

Na Europa Medieval, o cuidado com os dentes já desfrutava de avanços consideráveis, tendo em vista o grau de elaboração das pastas dentárias. Entretanto, a cura do mau hálito era medicada com um asqueroso bochecho de urina. Nessa mesma época, o profeta árabe Maomé (570-633) recomendava aos seguidores do islamismo a utilização de uma haste de madeira aromática que, se esfregada várias vezes ao dia, poderia limpar e clarear os dentes.

Chegando ao século XVIII, um prisioneiro britânico chamado William Addis teve a brilhante ideia de desenvolver a primeira versão moderna de escova de dente. Primeiramente, ele guardou um pedaço de osso animal de sua refeição diária. Realizou pequenos furos em uma de suas pontas e conseguiu algumas cerdas com um carcereiro. Amarrando as cerdas em feixes minúsculos e fixando-as com cola nos buracos do osso, ele desenvolveu a tecnologia fundamental do invento.

No século XX, vários estudiosos passaram a observar detalhadamente os elementos constituintes da várias escovas disponíveis no mercado. A anatomia do cabo, a disposição dos feixes, o processo de desgaste foram sistematicamente analisados para que o instrumento fosse aprimorado. Nos fins da década de 1930, a utilização do náilon permitiu que as escovas realizassem a limpeza dos dentes sem que as gengivas sofressem grandes agressões.

Atualmente, cores, formas e tecnologias transformaram o mercado de escovas de dente em uma grande incógnita. Entre tantas opções, muitas pessoas não sabem distinguir qual tipo de escova atende a uma boa higiene bucal. Geralmente, os odontólogos aconselham o uso de uma escova que não seja muito grande, possua cerdas macias e que seja regularmente trocada.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aurora Polar


Aurora polar se manifestando em várias cores.
A Aurora Polar é um fenômeno óptico e luminoso que ocorre nas proximidades das zonas polares através de partículas energizadas vindas do Sol. Tais partículas compostas por prótons e elétrons ultrapassam as linhas magnéticas do planeta e ao entrar em contato com os gases atmosféricos provocam os efeitos luminosos que podem ser em forma de mancha, ralo, arco, faixa ou véu e ainda diferentes cores, como verde, vermelho, violeta e azul. Os gases que em contato com tais partículas promovem tais efeitos são o oxigênio e o nitrogênio.
Como citado anteriormente, a aurora polar ocorre próximo às zonas polares. Aurora Boreal é o nome dado ao fenômeno quando esse ocorre no hemisfério norte enquanto Aurora Austral é o nome dado ao fenômeno quando esse ocorre no hemisfério sul. Tais fenômenos podem ocorrer tanto no verão quanto no inverno, porém é dificilmente visto durante o verão, pois se torna invisível à luz do dia nesse período. São melhores vistas em períodos de setembro – outubro e em fevereiro – março.
As auroras não são particularidades da Terra, pois como é um fenômeno externo pode vir a ocorrer em outros planetas próximos ao Sol, como Vênus, Marte, Saturno e Júpiter.

PREVISÃO PARA O TEMPO

Segunda-feira, 17 de Junho
Predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.
0 mm
10 °C
17 °C
8 °C
16 °C
WSW
12 km/h
1015mb
1017mb
81%
99%
07h13min
17h30min
 
Terça-Feira, 18 de Junho
Predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.
0 mm
9 °C
18 °C
7 °C
17 °C
N
13 km/h
1015mb
1019mb
79%
98%
07h13min
17h30min
 
Quarta-Feira, 19 de Junho
Tempo fechado e chuvoso, com possíveis trovoadas.
27 mm
12 °C
16 °C
10 °C
16 °C
SW
6 km/h
1014mb
1018mb
96%
99%
07h14min
17h30min
 
Quinta-Feira, 20 de Junho
Sol, alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada.
2 mm
9 °C
13 °C
7 °C
12 °C
E
10 km/h
1017mb
1020mb
86%
97%
07h14min
17h30min
 
Sexta-Feira, 21 de Junho
Tempo fechado e chuvoso, com possíveis trovoadas.
24 mm
9 °C
13 °C
7 °C
13 °C
NNW
5 km/h
1012mb
1016mb
96%
99%
07h14min
17h30min
 
Sábado, 22 de Junho
Predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.
0 mm
6 °C
14 °C
4 °C
14 °C
WNW
6 km/h
1012mb
1015mb
76%
98%
07h14min
17h30min
 
Domingo, 23 de Junho
Predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.
0mm
8 °C
19 °C
7 °C
19 °C
WSW
3 km/h
1012mb
1012mb
80%
97%
07h14min
17h31min
 
Segunda-feira, 24 de Junho
Predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.
0mm
9 °C
16 °C
8 °C
16 °C
S
6 km/h
1017mb
1022mb
73%
96%
07h15min
17h31min
 
Terça-Feira, 25 de Junho
Predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.
0mm
7 °C
17 °C
5 °C
17 °C
ESE
3 km/h
1019mb
1022mb
72%
95%
07h15min
17h31min
 
Quarta-Feira, 26 de Junho
Predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens.
0mm
7 °C
17 °C
6 °C
17 °C
E
2 km/h
1020mb
1023mb
73%
96%
07h15min
17h31min
 

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...