quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Boqueirão Hotel Fazenda é a segunda parada para gravação do documentário especial sobre os 40 anos do Turismo Rural no Brasil

 

]Boqueirão Hotel Fazenda é a segunda parada para gravação do documentário especial sobre os 40 anos do Turismo Rural no Brasil

Lugar ideal para criar boas memórias afetivas, o hotel fazenda fica a apenas 22 minutos do Centro da cidade e oferece cultura, tradição, conforto e atividades das lidas de campo para uma experiência imersiva, verdadeiramente lageana

Perto de completar 40 anos, o Turismo Rural no Brasil nasceu em Lages e o município segue como referência para o segmento em todo o país. Pensando em perpetuar essa trajetória com um produto audiovisual, a Secretaria Municipal de Turismo está percorrendo fazendas centenárias e tradicionais da região, para colher depoimentos daqueles que ajudaram a construir esse legado e deixar um registro às novas gerações, por meio de um documentário especial a ser lançado em 2026.

A bicentenária Fazenda do Barreiro foi a primeira propriedade a ser visitada pela equipe da Secretaria de Turismo e, para dar continuidade a esse roteiro de visitações, na manhã desta quinta-feira (28 de agosto) foi a vez de conhecer um pouco sobre o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, da família Gamborgi Lebarbenchon Silveira que, desde o fim da década de 1980 abre as porteiras da sua fazenda centenária para receber amigos, turistas e visitantes de vários lugares do mundo.

A Secretária de Turismo, Ana Vieira, explica que a iniciativa da gravação do documentário se deu pela necessidade de manter viva a história de hospitalidade, receptividade e calor humano do povo serrano, repassada de geração em geração e que segue mantida por famílias que valorizam suas raízes. “Queremos mostrar como o Turismo Rural de Lages persistiu ao longo de todo esse tempo e como se estruturou para ser o que vemos hoje. A mistura do campeirismo, da lida de campo com o conforto de locais bem estruturados, são os elementos fundamentais dessa iniciativa e a nossa região é um referencial para este segmento do turismo que até então existia somente na Europa”, conta Ana.

Turismo de vivência que surgiu de maneira natural

O início da história de hospedagem na fazenda Boqueirão nasceu a partir da experiência vivida por um grupo de amigos dos anfitriões, Rogério e Adriana Gamborgi Lebarbenchon Silveira, que os receberam na propriedade. “Tivemos um fim de semana fantástico. Eu, manezinho da ilha nascido em Florianópolis, deparei-me com um mundo completamente diferente, desde a cultura até o clima. Naquele fim de semana vivenciamos a vida de fazenda com a lida de campo, manejo de gado e ovelhas, churrasco ao fogo de chão e, no fim do dia, a boa conversa ao redor do fogão à lenha. Retornamos a Florianópolis maravilhados com tudo o que tínhamos vivido”, conta Rogério.

A divulgação foi primordial para movimentar os primeiros grupos de hóspedes que, em sua maioria, vinham do litoral catarinense e, até então, não haviam tido contato com a vida rural. Rogério conta que costumava frequentar um bar em Florianópolis, o Degrau Bar – o ponto de encontro dos jovens da época. Nisso, ele decidiu produzir um material impresso sobre a história da fazenda dos Gamborgi, fundada em 1896, e distribuir no local. “A partir dessa divulgação muita gente se interessou em vir conhecer a propriedade e fomos organizando essas visitações. No inverno de 1989 tivemos um movimento constante de hospedagens e, a partir disso, decidimos voltar a Lages para cuidar 100% da fazenda e oferecer toda a assistência necessária a esses visitantes”, reitera.

 Assim, de maneira orgânica, começou o primeiro movimento de hospedaria na sede propriedade e hoje, quase 36 anos depois, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo é um dos principais destinos para o Turismo Rural na Serra catarinense. O local é ideal para quem busca por sossego e contato junto à natureza, sendo cenário para experiências maravilhosas.

Com sede em uma área de quase dez milhões de metros quadrados, o Boqueirão Hotel Fazenda preserva os hábitos campeiros, culinária tradicional e atividades de uma fazenda em pleno funcionamento. O hotel possui uma aconchegante estrutura cercada pela natureza e verdes campos repletos de pinheirais. Seja para o rigoroso inverno serrano ou para o calor do verão, é destino certo em todas as estações do ano.

Com empresa agropecuária, a fazenda mantém plantações de soja, pasto, trigo e milho, além da criação e reprodução de gado das raças Angus e Brangus e cavalos Crioulos que vivem harmonicamente nos campos do Boqueirão. Além disso, toda a água consumida na propriedade é proveniente de fontes hidrominerais. Para os hóspedes também há opções de cavalgadas, trilhas para caminhadas, passeios de carretão, equipe de recreação, piscina térmica e externa, turismo aventura, fazendinha, spa e espaço kids.

Junto à lida campeira com o turismo de vivência, já que a estrutura é uma fazenda em plena atividade, há ainda a valorização da cultura e tradição local, com apresentações artísticas e danças de invernadas do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Barbicacho Colorado. “Essa é a nossa essência, faz parte da nossa história e faz com que o turista se sinta em casa durante sua estadia em nossa fazenda”, destaca Rogério.

Nas festas de fim de ano o Boqueirão Hotel Fazenda oferece o tradicional Natal e réveillon, com um buffet diferenciado, chegada do Papai Noel e, no ano novo, festa com show pirotécnico. “Viver tudo isso a cada dia é o que nos dá força e vontade para seguir nesse caminho. Lages é a Capital Nacional do Turismo Rural e esse título deve ser resgatado e fomentado intensamente. O Turismo Rural nasceu aqui, somos referência e devemos valorizar esse legado da nossa terra”, finaliza Rogério.

Em breve outra fazenda centenária será visitada pela equipe para compor o cenário do documentário especial de 40 anos do Turismo Rural. Assim, a história de Lages é contada, registrada e eternizada sob o olhar de pessoas que valorizam esse movimento e destacam a Princesa da Serra como a Capital Nacional do Turismo Rural.

Texto: Silviane Brum

Fotos: Fábio Pavan e Toninho Vieira



Secretaria de Estado da Educação conclui elaboração de política para aprimorar ensino técnico em todas as regiões de SC

 

A Secretaria de Estado da Educação (SED) encerrou nesta quarta-feira, 27, a elaboração da Política de Educação Profissional e Tecnológica para o Território Catarinense. A política organizará a oferta de ensino técnico com o objetivo de promover a formação técnica da juventude catarinense alinhada com as demandas do setor produtivo catarinense e desenvolver economicamente todas as regiões do estado.

Neste sentido, a iniciativa articulada com o Plano Estadual de Educação (PEE/SC) e o Programa Catarinense Técnico (CaTec) busca fomentar o ensino técnico, uma das grandes prioridades da atual gestão do Governo do Estado.

“Com o ensino técnico, nossos estudantes saem da escola já com um diploma na mão, uma experiência diferente. É um passo à frente dos outros. Queremos que o ensino técnico torne-se um grande diferencial de Santa Catarina e é para isso que elaboramos essa política robusta. Vamos analisar as características de cada região do estado para estimular o desenvolvimento dos alunos”, ressalta o governador Jorginho Mello.

Para a produção da política, foram realizados seminários presenciais e encontros online com representantes das redes públicas e privadas de ensino profissional, representantes de Fórum, Associações, Federações e Conselhos Regionais de profissões, juntamente com representações das instituições ligadas ao setor produtivo catarinense. A política tem por finalidade estabelecer diretrizes para a oferta do ensino técnico alinhado com as demandas do mundo do trabalho contribuindo com o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.

“O ensino técnico é modalidade extremamente relevante e, por óbvio, deve ser muito valorizada, como é pelo nosso governador Jorginho Mello. As ricas trocas de experiências entre tanta gente competente desse meio foi fundamental para a elaboração dessa política que vai nortear o aperfeiçoamento do ensino técnico em Santa Catarina. Com isso, nossos estudantes sairão do ensino médio preparados para o mercado de trabalho”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Ao longo dos encontros, foram debatidas diversas temáticas da educação profissional e tecnológica e sua relação com o ensino médio, considerando as formas de oferta, as ações pedagógicas e a formação docente para a construção de um documento que norteará as diretrizes da política estadual da Educação Profissional e Tecnológica. Após a devida consulta pública, o documento em formato de minuta do Projeto de Lei instituindo a Política Estadual da Educação Profissional e Tecnológica será encaminhado para a Casa Civil do Governo do Estado para apreciação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e aprovação em lei.

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0000


terça-feira, 26 de agosto de 2025

Projeto do IFSC capacitará famílias agricultoras ligadas à Agrilages

 

4As famílias produtoras que compõem a Agrilages receberão capacitações e fomentos para otimizarem sua produção frente às mudanças climáticas, construindo um campo mais saudável, sustentável e resiliente. O projeto terá duração de três anos com diferentes ações

Um projeto voltado ao desenvolvimento de atividades agrícolas com realização de cursos de qualificação, oficinas, mutirões, educação ambiental e assistência técnica e extensão rural. Este é o projeto Agrifor, apresentado à prefeita Carmen Zanotto por equipe da Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Trata-se do Projeto Agrifor que visa fortalecer a agricultura familiar agroecológica do município de Lages e, neste primeiro momento, o público alvo do projeto são as famílias de agricultores familiares da Associação de Agricultores de Lages (Agrilages) que fornecem alimentos para a merenda escolar. A Agrilages, que é orientada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e pela Epagri, possui contrato com a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Lages, para fornecimento de alimentação escolar.

O Projeto Agrifor, desenvolvido no Campus do IFSC, em Lages, conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que “é uma empresa pública brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua missão é promover o desenvolvimento econômico e social do país através do fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas, universidades e outras instituições”.

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) serão oferecidas aos agricultores, profissionais do setor, estudantes e para comunidade em geral. O projeto será executado, durante três anos, por uma equipe multidisciplinar capacitada para levar informações, tecnologia e experiências até os beneficiários do projeto. "Estou muito feliz com a proposta do Agrifor. Vocês têm o meu total apoio, pois se trata de projeto produtivo que atende a questão ambiental, de suma importância para a conscientização das famílias. Precisamos pensar também na melhoria da qualidade da Educação e nos programas de proteção à mulher do meio Rural. Temos muitos desafios, incluindo a melhoria na infraestrutura viária e acesso às propriedades rurais, mas não é só isso. Portanto, fico muito feliz com a apresentação desse projeto do IFSC", afirma a prefeita Carmen.

Sustentabilidade e geração de trabalho e renda

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizette de Souza, lembrou que logo ao ser anunciado pela prefeita Carmen Zanotto para compor o seu secretariado, já havia recebido o convite do professor Fernando e da professora Luciane, do IFSC, e também do presidente da Agrilages, Alisson Correa de Jesus, para que a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, fizesse parte do Projeto Agrifor. “Assim como na área de infraestrutura, para a qual buscamos parcerias para viabilizar obras necessárias, e também na área de produção, o trabalho nos demais setores que competem à nossa secretaria não é diferente. Sempre estaremos em busca de parcerias, pensando no crescimento e desenvolvimento da população, tanto no meio rural quanto urbano”, destaca o secretário.

Pedro Donizete disse que projeto Agrifor é muito importante, pois volta-se à sustentabilidade ambiental e ao desenvolvimento social e econômico (geração de trabalho e renda) das comunidades rurais e urbanas. “Possibilita melhoria na qualidade de vida das famílias, fazendo com que elas permaneçam no meio rural, diminuindo impactos do êxodo rural”, finaliza.

Participaram da apresentação do projeto Agrifor, no gabinete da prefeitura Carmen Zanotto, a seguinte equipe: professor Dr. Fernando Domingo Zinger; professora Dra. Luciane Costa de Oliveira (ambos coordenadores do projeto); professora e pesquisadora Dra. Joelma Kremer; Gesieli Priscila Buba (coordenadora geral de execução de atividades); Ana Cláudia Valente Tomasini (marketing digital e divulgação); Larissa Brizola Yared (relação com agricultores e escrita).

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Divulgação


segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Atenção: entrou em operação hoje o semáforo inteligente na esquina da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos

 

A tecnologia identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), informa que o semáforo inteligente, ou adaptativo, na esquina da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos, no Centro, entrou em operação plena nesta segunda-feira (25 de agosto). O equipamento identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real, a medida visa desafogar o trânsito nos horários de pico, principalmente durante início e saída das escolas e fins de expediente, quando o fluxo de veículos na região fica bastante intenso.

Mudança no trânsito da Praça dos Motoristas

Os motoristas têm de ficar atentos. A rua Professor Teobaldo Delwing passa a ter trânsito em mão dupla, já rua da Praça dos Motoristas ficará em mão única sentido rua Professor Teobaldo Delwing.

A Prefeitura reforça o pedido de cuidado aos motoristas neste primeiro momento, o novo dispositivo vai oferecer mais segurança e qualidade no trânsito. No período de testes os Agentes de Trânsito simularam o funcionamento do semáforo com auxílio de drone para uma melhor avaliação, mostrando resultados positivos, com melhor fluidez no tráfego, sem formar grandes filas.

A prefeita Carmen Zanotto salienta a importância da tecnologia e o avanço da cidade. “Temos trabalhado muito na evolução do nosso trânsito, investindo em tecnologia para oferecer mais segurança e qualidade de vida aos nossos cidadãos. Esse semáforo inteligente é um passo importante para a modernização do trânsito em nosso município” comenta a prefeita.

“O semáforo inteligente entrou em funcionamento nesta segunda, temos convicção que é um passo importante para o futuro do trânsito no nosso município, o planejamento urbano é complexo, estamos trabalhando e viabilizando alternativas inovadoras para a mobilidade urbana”, destaca o secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous.

O diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, Ricardo Fonseca Nerbass, comenta sobre os estudos e a aplicação do semáforo na região. “Os estudos da região, através do nosso drone, nos mostraram que a mudança é válida e a tecnologia do semáforo nos permite identificar o volume de veículos em tempo real, ajustando automaticamente o tempo de abertura e fechamento, o que contribui para um trânsito mais fluido e seguro”, explica o diretor.

Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Fábio Pavan
Arte: João Francisco Custódio Maciel


sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Lages receberá 12 toneladas de alimentos provenientes da Agricultura Familiar

 

Equipamentos de assistência social – de abrangência da Proteção Social Básica, Proteção Especial de Média Complexidade e Proteção Especial de Alta Complexidade – Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e associações de moradores, receberão os alimentos

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Assistência Social e Banco de Alimentos, receberá 12 toneladas de alimentos provenientes da Agricultura Familiar, da CooperAnita – via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A doação respalda a Segurança Alimentar e Nutricional para que todas as pessoas do perfil social atendido no município tenham acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em quantidade suficiente, sem comprometer o alcance a outros dispositivos considerados essenciais, com base em práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.

Entre os produtos recebidos pelo Banco do Alimento estão: abóbora cabotiá, brócolis, cenoura, feijão carioca, feijão comum preto, laranja, maçã, mel de abelha, pinhão, rúcula e tangerina. A Segurança Alimentar e Nutricional requer o envolvimento, tanto do governo, quanto da sociedade civil organizada, em seus diferentes setores ou áreas de ação: saúde, educação, trabalho, agricultura, desenvolvimento social, meio ambiente, dentre outros. Em diferentes esferas, como produção, comercialização, controle de qualidade, acesso e consumo.

A prefeita Carmen Zanotto reforça a importância do Banco de Alimentos perante a sociedade. “O Banco de Alimentos é uma iniciativa fundamental para combater a insegurança alimentar e nutricional. Por este equipamento podemos proporcionar às famílias atendidas o alimento de qualidade, fortalecendo também a agricultura familiar, pois todos os produtos recebidos são fornecidos por pessoas que trabalham no campo”, argumenta.

Variedade de alimentos ricos em nutrientes é lei. “O Banco de Alimentos protege as famílias com a possibilidade do acesso ao alimento no prato, direito fundamental estabelecido na Constituição Federal”, analisa a secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.

Diferentes equipamentos da Assistência Social, entre outras organizações, têm direito aos itens do Banco de Alimentos, entregues semanalmente, obedecendo-se a uma ordem a ser seguida, segundo a Resolução nº: 003/Consea/2018, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea):

  • 1º Organizações de Alta Complexidade: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), Acolhimento Provisório para Mulheres em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência e Serviço de Acolhimento de Adultos e suas Famílias;
  • 2º Organizações de Média Complexidade: Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua;
  • 3º Organizações que oferecem sopões ou outro tipo de refeição para a população;
  • 4º Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
  • 5º Redistribuição dos alimentos pelas Associação de Moradores.

O recebimento e distribuição de alimentos são realizados por uma rede de atuação -  Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e diretamente da agricultura familiar.

Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Divulgação/Banco do Alimento


quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Lages lança oficialmente os 18º Parajasc, maior evento paradesportivo de Santa Catarina

 

Cidade receberá entre 17 e 21 de setembro mais de 2.470 atletas em 14 modalidades, com legado de acessibilidade e inclusão

Na tarde desta terça-feira (19 de agosto), a Prefeitura de Lages e o Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), lançaram oficialmente a 18ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). O evento reuniu autoridades, imprensa e apoiadores no Mercado Público Municipal.

São 2.479 atletas inscritos, representando 74 municípios, distribuídos em 14 modalidades. Deste número, cerca de 2.400 pessoas, entre atletas e comissão técnica serão recebidos em 17 escolas selecionadas como alojamentos e, para isso, as unidades passam por obras de acessibilidade. Essa infraestrutura permanecerá como legado para a comunidade, deixando ambientes mais inclusivos, sendo que a cidade contará com 12 locais de competição.

Na disputa, Lages terá papel de destaque com 145 atletas, sendo a quarta maior delegação do Parajasc. Durante o lançamento, a prefeita Carmen Zanotto destacou o empenho da cidade e a parceria com o Governo do Estado. “Estamos trabalhando muito para realizar o melhor Parajasc da história. Nosso objetivo é entregar locais em condições ideais para as modalidades e deixar um legado permanente, com escolas e espaços esportivos mais acessíveis para toda a comunidade. A parceria com o Governo do Estado, através do governador Jorginho Mello, tem sido fundamental para alcançarmos esse resultado”, enfatiza.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, apontou a união de esforços na organização. “Diversas secretarias da Prefeitura e a Fesporte estão atuando junto à Comissão Central Organizadora para que tudo esteja perfeito. Teremos muitas novidades e uma abertura oficial que promete emocionar o público. Será uma oportunidade de prestigiar o esporte e incentivar mais pessoas a buscar sua inserção por meio dele”, conclui Tyrone.

Presidente da Fesporte, Jeferson Batista, hoje é um dia de celebração para o esporte catarinense e, principalmente, para o paradesporto. “O lançamento da 18ª edição do Parajasc aqui em Lages marca mais do que o início de uma competição, marca o reconhecimento e a valorização dos nossos atletas. Em nome da Fesporte e do Governo do Estado, agradeço à prefeita Carmen Zanotto e a toda a equipe da Prefeitura de Lages pelo compromisso e empenho na realização deste grande evento. O investimento na estrutura e na acessibilidade é um reflexo direto do nosso compromisso com a inclusão social e com o esporte como ferramenta de transformação”, diz.

A abertura oficial será no Centroserra Convention Center, com apresentações artísticas e inovações voltadas à inclusão, prometendo um dos momentos mais marcantes dos jogos.

A natação acorrerá em Blumenau, no complexo aquático da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Após visita técnica da Federação Aquática de Santa Catarina, foi decidido que, devido ao clima e à estrutura local com piscina aberta, necessitando de uma temperatura mínima na água para iniciar a competição, seria mais seguro transferir a modalidade para garantir condições ideais aos atletas. “Foi uma decisão técnica, decidida em conjunto com a Federação e a Fesporte, sempre pensando no que é melhor para os competidores”, explica Tyrone.

Datas e modalidades

·         Período: 17 a 21 de setembro

·         Inscritos: 2.479 atletas

·         Modalidades: atletismo, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.

Estrutura

·         12 locais de competição: Centroserra, Jones Minosso, Sest/Senat, Apae, Centro Dia do Idoso, Clube Caça e Tiro, Sauna Clube, Cancha Caravaggio, Samt, Escola de Judô, Uniplac e Furb.

·         Alojamento: 2.322 pessoas serão recebidas em 17 escolas estaduais que passam por obras de acessibilidade. Essas adaptações permanecerão como legado de inclusão para a comunidade.

Investimentos do Governo do Estado

·         Realização do Parajasc: R$ 998.271,40

Delegações

·         Municípios inscritos: 74

·         Maiores delegações:

  1. Joinville – 276 atletas
  2. Chapecó – 236
  3. Blumenau – 236
  4. Lages – 145
  5. Itajaí – 142

Apoiadores confirmados

Coloplast, Uniplac, Obradec e Instituto Viva já estão entre os parceiros que contribuem para a realização dos jogos.

Texto: Rafael Araldi
Fotos: Nilton Wolff

 

 

Outras informações, acesse o site www.lages.sc.gov.br

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Lages

(49) 3019-7413




Oportunidades de trabalho: Banco do Emprego de Lages disponibiliza 392 vagas em diversos setores

 


Interessados devem comparecer ao setor portando documento oficial com foto, carteira de trabalho física ou digital e comprovante de residência. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Inovação, setor Banco do Emprego, atualizou nesta quarta-feira (20 de agosto) a relação das vagas de emprego disponíveis.  Ao todo são 392 vagas, incluindo oportunidades para as pessoas com deficiência (PCD).

São novas oportunidades de trabalho disponíveis para a população, em diversas áreas e níveis de experiência, seguindo o propósito do município de aproximar empresas e profissionais em busca de recolocação no mercado.

Os interessados devem comparecer ao Banco do Emprego portando documento oficial com foto, carteira de trabalho física ou digital e comprovante de residência. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A Secretaria da Indústria, Comércio e Inovação está localizada na rua Manoel Thiago de Castro, nº 258, Centro, nas proximidades da Igreja Santa Cruz. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 3224-0600 e 3224-0700, setor Banco do Emprego.

Confira as principais vagas de trabalho:

- Auxiliar de produção

- Empregada doméstica

- Operador de empilhadeira

- Serviços gerais

- Auxiliar de cozinha

- Recepcionista

- Trabalhador rural

- Motorista carreteiro

- Pedreiro

- Vendedor (a)

- Marceneiro

- Analista Administrativo

- Servente de Obras

- Técnico de Segurança do Trabalho

- Atendente de Farmácia (PCD)

- Técnico em Informática

- Pintor Profissional

- Cozinheira

- Tratorista

- Agente de Crédito

 

Texto: Aline Tives

Arte: João Francisco Custodio Maciel


Instalada as câmeras do semáforo inteligente na esquina da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos

 

O equipamento começa a operar na próxima segunda-feira (25 de agosto) e a tecnologia empregada identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), realizou nesta terça-feira (20 de agosto) a instalação das câmeras do semáforo inteligente ou adaptativo na esquina da Rua Frei Gabriel com a Avenida Belisário Ramos. O equipamento identifica a presença de veículos e ajusta o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real.

O semáforo inteligente vai entrar em operação plena na próxima segunda-feira (25 de agosto), a medida visa desafogar o trânsito nos horários de movimento intenso, principalmente nos períodos de início e saída das escolas e final do expediente, quando o fluxo de veículos na região aumenta.

Os testes foram realizados com Agentes de Trânsito que simularam o funcionamento do semáforo no retorno das aulas com auxílio do drone para uma melhor avaliação. A ação mostrou resultados positivos e o trânsito apresentou melhor fluidez, sem formar grandes filas.

A prefeita Carmen Zanotto destacou o quão importante será a modernização para o trânsito. “A nova tecnologia tem como diferencial a capacidade de identificar a presença de veículos, ajustando o tempo de abertura e fechamento conforme o fluxo em tempo real. Estamos investindo em tecnologia para oferecer mais segurança e qualidade de vida aos nossos cidadãos”, comenta a prefeita.

O secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous enfatiza a importância da instalação do semáforo no local. “Esse semáforo inteligente é um passo importante para o futuro do trânsito no nosso município, uma vez que o planejamento urbano é complexo e envolve repensar a cidade em muitas áreas, viabilizando alternativas inovadoras para a mobilidade urbana”, destaca o secretário.

“Esse novo semáforo inteligente representa um avanço importante para a mobilidade urbana em Lages. A tecnologia permite identificar o volume de veículos em tempo real, ajustando automaticamente o tempo de abertura e fechamento, o que contribui para um trânsito mais fluido e seguro”, explica Ricardo Fonseca Nerbass, diretor de Mobilidade Urbana da Seplam.

Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Nilton Wolff


quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Taekwondo lageano brilha na Copa Santa Catarina e garante vagas para a Copa do Brasil

 

Atletas de Lages conquistam medalhas em Jaraguá do Sul e confirmam presença na seletiva nacional em Porto Alegre

O taekwondo de Lages mostrou sua força no cenário estadual ao conquistar importantes resultados na Copa Santa Catarina de Taekwondo, realizada em Jaraguá do Sul, nos dias 15 e 16 de agosto. A competição reuniu quase 700 atletas, configurando-se como a maior edição da história do evento.

Os bolsistas da Fundação Municipal de Esportes (FME) subiram ao pódio em diferentes categorias:

Gabriela Assink – campeã no Poomsae até 17 anos;

Luana Assink – campeã no Poomsae adulto até 30 anos;

Pedro Juan H. Silveira – campeão na Luta acima de 78kg juvenil;

Nicolas Earth – campeão na Luta até 45kg cadete;

Igor Ricardo Sens – vice-campeão na Luta até 53kg cadete;

Romão Felipe Wentz – vice-campeão na Luta até 55kg cadete intermediário.

Além da conquista estadual, os atletas que terminaram em primeiro e segundo lugar garantiram vaga para a Copa do Brasil, que acontecerá em novembro, em Porto Alegre (RS).

Texto: Rafael Araldi
Fotos: Divulgação


Orgulho Lageano ❤ - Acostumada com o pódio, Adriane é uma das estrelas que irão abrilhantar a primeira edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina da história em Lages

 Orgulho Lageano ❤ - Acostumada com o pódio, Adriane abrilhantará os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina pela sexta vez com sua participação na primeira edição da história em Lages 

 

“(...) Ter uma deficiência é apenas um detalhe. Isto serve para qualquer pessoa, que, por algum motivo, em algum quesito, se limita. A partir do momento que queremos algo e trabalhamos para isto, a única pessoa que pode nos parar somos nós mesmos, ninguém mais, pois nossa mente tem poder para nos parar ou nos levar longe, tudo vai depender das nossas ações. Hoje sou mãe e esposa, tudo é diferente, meus objetivos agora incluem não só a mim, mas a minha família! Quero me superar sempre, por mim e por eles (...)” - Adriane Küster 

 

Aos 25 anos ela está vivendo a experiência mais mágica, alucinante e fantástica de sua vida, a de ser mãe. Sua preciosidade tem apenas três meses, e bem antes de chegar a este mundo já dominava a vida do papai e da mamãe. Todavia, agora, sua presença enche a casa de alegria. Seu rostinho feliz, suas mãozinhas, sorrisos, choros, expressões de carinho, brincadeiras, aprendizados e descobertas constantes reenergizam toda a casa. Esta é a outra face da atleta Adriane, uma das potências que irão competir na primeira edição da história dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), a ser realizada em Lages em 2025, pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), do Governo do Estado. A 18ª edição, de 16 a 21 de setembro. Esta será a sua sexta participação em Parajasc, desta vez sem precisar viajar, bem pertinho de casa. 

Paratleta das modalidades arremesso de peso e lançamento de disco e dardo, pertencente à classe F13 [para atletas com deficiência visual - O seu campo visual tem um raio máximo de 20 graus e/ou têm a capacidade de reconhecer um objeto do tamanho de uma boal de tênis a um máximo de cinco metros]. 

Adriane Küster, a Adri, ou Drica, entre familiares e amigos mais próximos, a única atleta da família, nasceu em Blumenau, situada no Vale do Itajaí, mas adotou Lages como a cidade para escrever novas páginas do livro de sua jornada, e reside atualmente no bairro Coral. 

A canceriana Adriane absorve as peculiaridades do signo - Sensibilidade, intuição e forte ligação com as emoções e o lar. Dedicação, responsabilidade, harmonia. As pessoas do signo de câncer são nascidas entre 21 de junho e 22 de julho, frequentemente descritas como protetoras, acolhedoras e com um grande senso de família e pertencimento. 

A paratleta é filha do empreiteiro Adriano e da dona de casa Clenira. Adriane tem seis irmãos - os dois últimos por parte somente de pai. A mais velha se chama Caroline, e trabalha com consultoria financeira. Seu irmão de 18 anos chama-se Lucas, é capataz em uma fazenda. O outro é Luan, ele faz “bicos”, pois ainda estuda, é menor de idade. E os mais novos, por parte de pai, ainda são pequenos, Arthur e Nathalia. 

Casada com Gabriel, colorista em uma empresa, e juntos o casal possui uma loja de produtos eletrônicos e itens diversos. A paratleta já trabalhou em casas de família como babá e hoje em dia tem como renda o Benefício da Prestação Continuada (BPC). 

Adriane está se aventurando como mãe de primeira viagem e dedica seus dias e noites aos cuidados com a neném Ana Vitória, de três meses. Concilia sua agitada rotina da maternidade às atividades de dona de casa. “Estou dedicando o meu tempo todo a ela”, confessa, mergulhada em felicidade. 

Paratleta desde 2020, entre idas e vindas, por motivos pessoais e especialista em atletismo, Adriane se volta à prática de arremesso e lançamento. Dona de mais de 50 medalhas em todo o seu trajeto esportivo até então, a jovem já conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em sua carreira. “Porém, sempre me mantive no pódio.” 

Assim que descobriu estar grávida, Adriane priorizou a filhinha que estava a caminho e passou a cuidar exclusivamente da sua gravidez. Neste ano de 2025 será a sua retomada já com o maior troféu da sua vida em seus braços, e mais inesquecível ainda por ser na sua cidade amada, Lages. “A princípio, vou retornar a competir nos Parajasc. Neste ano participarei em razão de que a edição será realizada na nossa cidade, todavia, a respeito das próximas edições, ainda não tenho certeza de quando poderei retornar.” A linda bonequinha de olhos azuis está em primeiríssimo lugar nos pensamentos, planos e no futuro de Adriane. 

 

Adriane, conta mais da sua vida para a gente conhecer melhor você e a sua história 

 

“Atualmente tenho 25 anos, sou dona de casa, casada há um ano e tenho uma filha de três meses. Conheci o paradesporto em 2020 através do Augusto, nosso técnico, desde então, enfrentei algumas barreiras para poder permanecer, pois, na época, eu morava com minha mãe, que não aceitou muito bem o fato de que eu teria que viajar por cidades distintas para participar das competições (talvez por insegurança devido a minha deficiência). Por conta disto, saí da casa dela aos 19 anos para morar sozinha. Com isto, lidei com algumas situações, então, vez ou outra, acabei me afastando do esporte, mas logo retornava. Isto já tem cinco anos e, neste tempo, conquistei muitas medalhas, viajei algumas cidades do Brasil, aprendi a conviver com a minha deficiência, sobre a qual eu tinha uma certa dificuldade, mas o esporte e a Asespp [Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages], sem dúvidas, me ajudaram muito. Hoje, por ter me tornado mãe, dei uma pausa novamente, agora por um motivo maravilhoso, mas pretendo voltar aos campos, treinar e competir, evoluir e viajar muito.” 

 

Adri, como geralmente é sua concentração pré disputas e especialmente aos Parajasc? 

 

“Muito treino, tanto no campo, com treinos específicos, quanto na academia.” 

 

Seu ritual de competição 

 

“Uma semana pré competição: Treinos mais intensos, preparo mental e físico e, um dia antes, descanso total. No dia: Acordar, tomar café da manhã, deslocar-se ao local onde será a competição, me preparar e preparar os equipamentos e, enfim, foco e concentração para realizar a prova.” 

 

As viagens para competir 

 

“Nossas viagens não são realizadas somente para competirmos, também nos divertimos bastante nos dias livres, é muito bom.” 

 

Agenda para 2025 e 2026 

 

“A princípio, participarei só dos Parajasc, não poderei viajar por conta da minha bebê.” 

 

Coo é seu dia a dia? 

 

“No momento, minha rotina tem sido cuidar da minha filha, de mim e da minha casa. Às vezes eu canso, é normal do ser humano, mas não posso dizer que é uma rotina pesada, meu marido me ajuda muito.”  

 

O que a Adriane gosta de fazer, além de ser mãe e atleta? 

 

“Eu amo cantar, amo estar com a minha família, às vezes gosto de passear, mas também gosto de ficar em casa.” 

 

Esta hora é bem legal! Os hobbies da Adriane 

 

São-paulina, Adriane diz não ter ídolos, apenas admira bons cantores. 

 

Uma crença?

 

“Creio em Deus, que Ele é o Criador do Universo e que Jesus é o único caminho que nos leva a Ele!”

 

Sua inspiração? 

 

“Luana Rodrigues, cantora gospel.” 

 

Livro favorito? 

 

“A Cruz de Cristo, de Elizeu Rodrigues.” 

 

Filme? 

 

“A Paixão de Cristo.” 

 

Música? 

 

“Ladrão de Memórias, de Luana Rodrigues.” 

 

Um cantor/banda? 

 

“Luana Rodrigues, Lauriete, Eliã Oliveira, entre outros.” 

Cor? Roupa? Um perfume?

 

“Gosto de rosa/preto. De looks de passeio. Perfume: Coffee Woman, de O Boticário.” 

 

Prato predileto  

 

“Arroz, feijão, batata com carne moída e empanado.” 

 

Bebida? 

 

“Suco de laranja natural e café.”

 

Um fã seu? 

 

“Meu marido e meu irmão.” 

 

Seu prêmio preferido?

 

“Medalha conquistada no Meeting Brasília, Distrito Federal.” 

 

Adriane nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) 

 

O que espera dos Parajasc? 

 

“Ficar em 1º lugar.” 

 

Quais suas expectativas para os Parajasc?

 

“Por não estar treinando, no momento, espero conquistar, pelo menos, o 2º lugar.” 

 

Quem é você, Adriane? 

 

“Uma mulher que hoje é mãe, mas às vezes parece uma menina, muito carinhosa, amorosa, sensível, um tanto introvertida; me considero forte e batalhadora. Amo minha família e sou muito feliz com tudo o que já construí até aqui.”  

 

O futuro de Adriane - 

 

Qual seu sonho? 

 

“Nunca mais passar por apertos financeiros e evoluir muito como pessoa, como esposa e como mãe.”

 

Projeto de vida?

 

“Ser dona do meu próprio negócio.”

 

Uma meta?

 

“Ser rica financeira e sentimentalmente.” 

 

Um desejo? 

 

“Chegar longe, seja no esporte ou em qualquer outra área da minha vida.” 

 

Por que é legal ser um Orgulho Lageano? 

 

“Porque assim eu posso mostrar, não só a quem está perto de mim, mas a muitas pessoas, o que uma pessoa, com ou sem deficiência, é capaz de fazer e onde ela é capaz de chegar, pois ter uma deficiência é apenas um detalhe. Isto serve para qualquer pessoa, que, por algum motivo, em algum quesito, se limita. A partir do momento que queremos algo e trabalhamos para isto, a única pessoa que pode nos parar somos nós mesmos, ninguém mais, pois nossa mente tem poder para nos parar ou nos levar longe, tudo vai depender das nossas ações. Hoje sou mãe e esposa, tudo é diferente, meus objetivos agora incluem não só a mim, mas a minha família! Quero me superar sempre, por mim e por eles. Que, com esta matéria, minha história alcance muitos, e, caso alguém se identifique, que sirva de exemplo.” 

 

E seu desejo para Lages? 

 

“Que sejamos uma cidade reconhecida, no sentido bom da palavra, que evoluamos, não só no esporte, mas em todos os quesitos, que nossas tradições sejam priorizadas e que a história da nossa cidade seja mantida na memória daqueles que têm orgulho em ser lageano, que venhamos nos reerguer e que nossos políticos trabalhem muito para que isto aconteça. Contamos com eles.” 

 

Vem para os Parajasc em Lages 

 

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e resplandecer talentos para o esporte adaptado. 

Em circunstância dos Parajasc que Santa Catarina se tornou potência no paradesporto, revelando representantes que foram às paralimpíadas e conquistaram vários resultados nos anos mais recentes. Possuem um contexto histórico no Estado e desde 2005 têm o poder de ser um evento referência no Brasil. 

Na edição 2025 serão aproximadamente 60 municípios catarinenses participantes. Em torno de 2.200 paratletas estarão reunidos em Lages, junto com técnicos, árbitros e dirigentes esportivos. 

Reunirá milhares de atletas do paradesporto catarinense em 14 modalidades: Atletismo, basquetebol com cadeira de rodas, basquetebol di, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal da-di, goalball, handebol com cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo. 

Dois meses depois, entre 18 e 29 de novembro de 2025, em Chapecó, serão realizados, em Chapecó, região Oeste, a 64ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Parajasc e Jasc são desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das prefeituras das cidades-sede. 

A Prefeitura de Lages está empenhada na execução de adequações necessárias para receber as delegações nos ambientes das competições dos Parajasc. Os pontos principais serão o Estádio Vidal Ramos Júnior, Ginásios Municipais de Esporte Ivo Silveira e Jones Minosso e escolas de apoio, alojamento ou sedes de disputa. O Governo do Estado de Santa Catarina repassou R$ 1 milhão para a etapa estadual dos Jogos. 

Texto: Daniele Mendes de Melo 

Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação 

 

Outras informações, acesse o site www.lages.sc.gov.br

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Lages


Mercado Público terá programação diferenciada para celebrar o Dia do Gaúcho no próximo sábado

  Cultura, tradição e orgulho de pertencer a essa terra “em que o céu é mais azul”. Lages, como importante peça para a Revolução Farroupilha...