quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Lages sediará XXXVI Simpósio Catarinense de Administração da Educação no início de novembro

 

Em 4 e 5 de novembro, no auditório do Centro Universitário Facvest (Unifacvest), e terá como tema “As Contribuições da Gestão para a Melhoria da Aprendizagem na Educação Básica”

O município de Lages sediará, nos dias 4 e 5 de novembro, o XXXVI Simpósio Catarinense de Administração da Educação. Realizado pela Associação dos Administradores Escolares de Santa Catarina (Aaesc) e Prefeitura Municipal de Lages, por intermédio da Secretaria da Educação, o evento terá como tema “As Contribuições da Gestão para a Melhoria da Aprendizagem na Educação Básica” e será realizado no auditório do Centro Universitário Facvest (Unifacvest).

O encontro tem por intuito fomentar contribuições concretas à melhoria da Educação Básica no debate e proposições acerca da mediação de conflitos, motivação e autocuidado profissional, educação especial e os processos de avaliação - seus atributos, desempenhos e resultados.

O XXXVI Simpósio Catarinense de Administração da Educação está destinado a gestores, administradores, supervisores escolares, orientadores educacionais, assistentes técnico-pedagógicos, secretários municipais de Educação e equipes diretivas de escolas e sistema de ensino. Podem participar também profissionais atuantes em instituições públicas, privadas e filantrópicas, nos diversos níveis e modalidades de ensino, e interessados nas temáticas.

As inscrições podem ser realizadas em XXXVI Simpósio Catarinense de Administração da Educação. São gratuitas para associados da Aaesc e profissionais da Secretaria Municipal da Educação, bem como aos inscritos selecionados para apresentação de trabalhos, relatos de experiência e outros. Aos participantes em geral, a inscrição tem um custo de R$ 100. A estudantes de nível superior (graduação e pós-graduação), o custo é de R$ 50.

Dúvidas ou informações podem ser esclarecidas por telefone, junto à Secretaria da Educação de Lages: (49) 3019-7600.

 

Confira a programação

4 de novembro de 2025 (terça-feira)

8h - Credenciamento e entrega de materiais

9h - Solenidade de Abertura

9h30min - 11h - Conferência de Abertura: Contribuições da Gestão para a Melhoria da Educação Básica

11h - 11h50min - Avisos Gerais

12h - Intervalo

14h45min - 15h15min - Debate com fechamento do Palestrante

15h15min - 15h35min - Intervalo

15h35min - 17h30min - Apresentação de Trabalhos e Relatos de Experiência

17h30min - Encerramento

 

5 de novembro de 2025 (quarta-feira)

8h - 8h30min - Apresentação Cultural

8h30min - 10h - Palestra Eixo II: Motivação e Autocuidado dos Profissionais da Educação

10h - 10h20min - Debate com fechamento do Palestrante

10h20min - 10h40min - Intervalo

10h40min - 11h30min - Mesa Redonda - Eixo III: Educação Especial - Políticas e Demandas

11h30min - 12h - Apresentação de Trabalhos e Relatos de Experiência

13h30min - 14h45min - Palestra - Avaliações: Como Utilizá-las no Desempenho e Resultados

14h45min - 15h05min - Intervalo

15h05min - 15h35min - Apresentação de Trabalhos

15h35min - 16h50min - Conferência de Fechamento: A Gestão na Educação Básica -  Limites e Possibilidades

16h50min - 17h - Solenidade de Encerramento do XXXVI Simpósio Catarinense de Administração da Educação

Texto: Glaucir Ferreira Borges

Foto: Marcos Heitor de Carvalho/Evento Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Arquivo


segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Rematrículas no Sistema Público Municipal de Educação de Lages para 2026 serão efetuadas de 7 a 17 de outubr

 

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Rematrícula será efetivada de forma automática, desde que a instituição ofereça a etapa de ensino correspondente para 2026. A atualização cadastral deverá ser realizada por meio de formulário eletrônico (Google Forms), que será encaminhado pelas unidades escolares

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SMEL), divulgou o procedimento de rematrículas para o ano letivo de 2026. As rematrículas dos estudantes já matriculados nas unidades do Sistema Municipal terão início nesta terça-feira (7 de outubro) e se estenderão até o dia 27 deste mês.

Os pais ou responsáveis que desejarem manter seus filhos na mesma instituição no ano letivo de 2026 terão a rematrícula efetivada de forma automática, desde que a instituição ofereça a etapa de ensino correspondente para o próximo ano.

A atualização cadastral deverá ser realizada por meio de formulário eletrônico (Google Forms), que será encaminhado pelas unidades escolares.

As famílias que encontrarem dificuldades no preenchimento do formulário deverão comparecer à unidade escolar de origem para realizar a atualização cadastral e confirmar a permanência do estudante.

Estudantes do Pré-Escolar II em unidades anexas às unidades que contam com a etapa do 1º ano do Ensino Fundamental serão matriculados na próxima etapa. As vagas remanescentes serão ofertadas aos novos estudantes.

Texto: Glaucir Borges

Arte: João Francisco Custódio Maciel

 

 

Outras informações, acesse o site www.lages.sc.gov.br

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Lages

(49) 3019-7413


Trânsito de veículos e estacionamentos em determinadas ruas da área central passarão por interdições temporárias em razão da passagem da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina por Lages nesta semana

 

População poderá acompanhar a performance dos melhores nomes do ciclismo nacional nesta disputa eletrizante

O maior evento de ciclismo do Brasil, um dos exponenciais internacionalmente e um dos mais admirados de Santa Catarina, irá desbravar as riquezas naturais do Estado e está prestes a acontecer em Lages - no dia 9 de outubro, próxima quinta-feira, a partir de 13h, com a largada oficial de Lages para Urubici, em um trajeto de 141 quilômetros. Trata-se da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina. Em decorrência do evento, o tráfego de veículos e a utilização de pontos de estacionamento rotativo em algumas vias da região central do perímetro urbano do município serão submetidos a alterações passageiras, com a finalidade de se atribuir segurança aos atletas participantes da competição em seu percurso, aos motoristas da cidade e aos pedestres em travessia.

Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) irão atuar na operacionalização de sinalização dos locais e orientação a motoristas, amparada pela Polícia Militar (PM).

Portanto, atenção:

Largada em 9 de outubro, às 13h, na Praça João Costa

A partir do período das 19h de quarta-feira (8 de outubro), até as 13h de quinta feira (9 de outubro), estará fechada ao uso toda a área de estacionamento ao ar livre - rotativo Área Azul - da rua Presidente Nereu Ramos [lados direito e esquerdo], bem como as vagas de estacionamento disponibilizadas nos lados direito e esquerdo da rua Correia Pinto no trecho desde o entroncamento com a rua Aristiliano Ramos até a rua Presidente Nereu Ramos, portanto, desde a loja Kopenhagen.

Na quinta-feira (9 de outubro), a partir das 9h, até a largada do evento, às 13h, na mesma data, o trânsito de veículos estará interditado ao longo da rua Nereu Ramos.

Na mesma data e horário - quinta-feira (9 de outubro), a partir das 9h, até a largada do evento, às 13h, o trânsito de veículos estará totalmente bloqueado somente no trecho da rua Correia Pinto desde a esquina com a rua Aristiliano Ramos até o seu entroncamento com a rua Nereu Ramos, sendo facultado aos condutores tomar as rotas alternativas de dobrar à esquerda na rua Aristiliano Ramos [loja Kopenhagen], rumo à rua Frei Rogério, ou descer à direita antes, no semáforo com a rua Caetano Vieira da Costa [Banco Bradesco], sentido Terminal Urbano de Transporte Coletivo/Rua Quintino Bocaiúva.

Previsão de liberação total e retorno da normalidade em todos estes endereços para as 14h do mesmo dia.

 

Etapa Outubro Rosa

 

A etapa Lages está denominada “Outubro Rosa - Cuidado com a Saúde da Mulher - Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer do Colo do Útero”, pois a campanha nacional está em andamento em todo o Brasil. Este consiste no Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher com a Unidade Móvel Saúde da Mulher (“Carreta da Saúde da Mulher”), lançado em Lages na sexta-feira (3 de outubro).

A Unidade Móvel percorrerá as regiões do Estado {começando por Lages e Dionísio Cerqueira} para reduzir a fila de espera por mamografias e ultrassonografia. Devidamente aparelhado, o veículo permanecerá em Lages por 45 dias, incluindo a data de dia 9 de outubro, quando a cidade sediará uma das etapas do circuito da Volta Ciclística de Santa Catarina.

 

Em Lages, motoristas e pedestres devem estar atentos ao trajeto:

 

Largada na Praça João Costa

Subida pela rua Nereu Ramos

Dobrar à direita

Dobrar à esquerda

Contorno da Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana de Nossa Senhora dos Prazeres)

Praça João Ribeiro

Dobrar à esquerda

Passagem em frente à Prefeitura e à Catedral Diocesana - rua Benjamin Constant

Dobrar à direita

Entrada na rua Frei Gabriel - sequência até o semáforo de cruzamento com a rua Lauro Müller

Dobrar à esquerda

Descida pela rua Lauro Müller até o cruzamento com a rua General Nepomuceno Costa

Dobrar à direita

Sequência no sentido avenida Belisário Ramos (Carahá)

Dobrar à esquerda

Segue-se pela avenida Belisário Ramos sentido semáforo de cruzamento com a avenida Presidente Vargas

Dobrar à direita

Na avenida Presidente Vargas, segue-se sentido bairro São Miguel/Penha, até o cruzamento com a avenida Manoel Antunes Pessoa e rua Bruno Luersen, após o ferroduto (linha férrea)

Dobrar à direita

Continuidade pela avenida Manoel Antunes Pessoa

Sequência pela avenida Victor Alves de Brito

No trevo de acesso à rodovia SC-114, dobrar à direita, rumo a Urubici

 

Conheça a Volta Ciclística de Santa Catarina

 

A 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina - O Retorno - Um Novo Ciclo será retomada após quase dez anos sem ser realizada (a mais recente em 2016). Reunirá 138 ciclistas de elite de oito países - Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, França, Holanda, Paraguai e Uruguai -  em 23 equipes, das quais 16 brasileiras (destas, seis times catarinenses) e sete internacionais [compostas por até seis atletas], deverá agitar diversificadas regiões neste mês de outubro e elevar o nome do Estado nacionalmente, aproveitando-se de paisagens extraordinárias e do peso de uma história que ajudou a moldar o esporte no país.

A edição deste ano retornará com aval internacional, válido para o ranking do UCI America Tour - União Ciclística Internacional, oferecendo pontos valiosos para o novo ciclo olímpico rumo a Los Angeles - 2028.

O percurso da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina envolverá o total de 584 quilômetros, distribuídos em cinco etapas por distintas áreas do Estado, com trajetos de 60, 96, 140, 142 e 148 quilômetros e altimetria desafiadora, sob a exigência de preparo físico, estratégia e resistência, pois serão 14 mil metros de altimetria acumulada {D-12.340 metros}.

A categoria dos participantes será Elite Masculino PRO, e será também realizada a Etapa Floripa para Amadores - Volta SC - e Mini Volta SC Kids, em uma única etapa, a 5ª e última, selando o evento, na capital catarinense, Florianópolis.

De Nova Veneza a Florianópolis, passando por serras, vales e litoral, uma verdadeira maratona sobre duas rodas em uma caravana itinerante. Os ciclistas passarão por sete cidades - Nova Veneza, Urubici, Lages, Urupema, Balneário Camboriú, Nova Trento e Florianópolis - entre os dias 7 e 12 de outubro, movimentando expressivamente a economia em todos os lugares, com geração de postos de trabalho (empregabilidade), renda, lucratividade/receita.

Impulsionará, então, fatores de impactos positivos sobre segmentos econômicos das cidades, como hotelaria, gastronomia, comércio de vestuário, entretenimento e transporte estimativa de 330 hospedagens diárias, 660 refeições por dia, 45 veículos de organização e o envolvimento direto e indireto de mais de 350 pessoas por etapa e dia de evento, entre organização, comissões técnicas, arbitragem, equipes médicas e especialistas antidoping, chegando a 500, contabilizadas as forças de segurança. Oficialmente, passará por sete cidades, porém, movimentará 15 municípios e suas economias.

 

Comprometimento

 

Nos municípios por onde passar, a Volta Ciclística de Santa Catarina possuirá as prefeituras e a Polícia Militar (PM) na missão de segurança de trânsito. Já nas rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, nas estradas estaduais, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

 

Agenda e roteiro

 

- 08/10 - Nova Veneza → Urubici (147 quilômetros) - 13h: Inclui a icônica Serra do Rio do Rastro

 - 09/10 - Lages → Urubici (141 quilômetros) - 13h: Passagem por São Joaquim e pelas florestas de araucárias

- 10/10 - Urubici → Urupema (139 quilômetros) - 13h: Etapa de montanha na cidade mais alta do Brasil

- 11/10 - Balneário Camboriú → Nova Trento (96 quilômetros - CRI) - 10h: Etapa com chegada no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro

- 12/10 - Feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil - Florianópolis (60 quilômetros) - 10h30min: Encerramento festivo, com largada na Ponte Hercílio Luz e voltas pela Beira-Mar Norte

Prova em equipe com largada neutralizada pela Ponte Hercílio Luz e percursos na Beira-Mar Norte

A partir das 7h: Prova para Amadores

A partir das 8h30min: Taça Brasil de Ciclismo Feminino

A partir das 9h30min: Mini Volta SC Kids

 

Quem promove?

 

A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 consiste em uma realização da Associação de Apoio à Cultura e Esporte de Santa Catarina (Aacesc), Grupo Corre Brasil, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Governo do Estado de Santa Catarina, UCI America Tour - União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Catarinense de Ciclismo (FCC). Tem o patrocínio da Soul Cycles, RVB Malhas, Disauto Autopeças, Free Force, Biogás/AUNNAShimanoPowerade, Água Crystal e VZAN.

Possui patrocínio institucional da Fesporte e Governo de Santa Catarina, com supervisão da UCI America Tour, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), e propiciada pela Associação de Apoio à Cultura e ao Esporte de Santa Catarina (Aacesce Grupo Corre Brasil.

 

Como saber mais ainda?

 

Informações adicionais podem ser acessadas pela Internet - Sitewww.VoltaSC.com.br/Instagramwww.instagram.com/@voltaciclisticasc/Facebook: Volta Ciclística de Santa Catarina.

Texto edição: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Fábio Pavan


Cobea informa a população que está sem comunicação via Whatsapp temporariamente

 

A comunicação, de forma temporária, se dá somente pelo telefone fixo (49) 32517975

O Centro de Bem-Estar Animal de Lages (Cobea), vinculado à Secretaria de Gabinete da Prefeita e Relações Institucionais, informa a população de que ocorreu um problema técnico no aparelho utilizado para enviar e receber mensagens e chamadas via Whatsapp, o qual já foi encaminhado ao conserto.

A comunicação, de forma temporária, se dá somente pelo telefone fixo (49) 32517975. O Cobea atua no atendimento às denúncias de maus-tratos de animais, feiras de adoção, realização de mutirões de castração de cães e gatos, entre outros serviços ligados ao bem-estar animal.

 

Nota: Aline Tives

Arte: João Francisco Custódio Maciel


segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Inscrições - Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026

 As inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026 e para o Processo Seletivo de Vagas Suplementares seguem abertas até o dia 8/10/2025.

Entretanto, lembramos que hoje é o último dia para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026.

Os alunos podem solicitar a isenção de duas formas:

  • Candidatos inscritos no CadÚnico, com renda familiar per capita inferior a 1/2 (meio) salário mínimo (Decreto n° 11.016/2022)

  • Candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública brasileira ou tenham recebido bolsa integral em escola da rede privada brasileira ( Lei n° 12.799/2013)


Inscrições pelo site: https://vestibularunificado2026.ufsc.br/ 

Secretaria da Educação abre inscrições de Processo Seletivo

 

Processo é destinado ao preenchimento de vagas temporárias e formação de cadastro de reserva para os cargos de professor, assistente técnico educacional e monitor de transporte escolar, para o ano letivo de 2026. O edital completo está disponível no endereço https://www.educacaolages.sc.gov.br/processo-seletivo

A Secretaria Municipal de Educação abriu o período de inscrições do Processo Seletivo nº 06/2025. O Processo é destinado ao preenchimento de vagas temporárias e formação de cadastro de reserva para os cargos de professor, assistente técnico educacional e monitor de transporte escolar, para o ano letivo de 2026.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site do Município de Lages http://www.lages.sc.gov.br ou https://www.educacaolages.sc.gov.br/ e identificar o link para o Processo Seletivo. A inscrição também pode ser realizada diretamente no site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) http://www.ibam-concursos.org.br.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro. A prova será realizada no dia 23 de novembro. Para os candidatos ao cargo de professor será realizada uma prova de títulos, com caráter classificatório. O edital completo do Processo Seletivo, com a relação completa das vagas, está disponível no endereço https://www.educacaolages.sc.gov.br/processo-seletivo.

A Secretaria Municipal da Educação de Lages (SMEL) está localizada na Avenida Papa João XXIII, nº 1.115, bairro Petrópolis. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone: (49) 3019-7620.

Texto: Glaucir Borges
Arte: João Francisco Custódio Maciel

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Governo de SC apresenta proposta para alterar Leis do Universidade Gratuita e Fumdesc

 

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), apresentou uma proposta para alterar as Leis nº 831 e nº 18.672, de 2023, que instituem os programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc).  Os projetos ainda irão tramitar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

“Esses são dois grandes programas que só temos em Santa Catarina, que estão realizando o sonho de milhares de catarinenses, para os quais a graduação antes não era uma possibilidade. Estas mudanças, se aprovadas, serão importantíssimas para que o Universidade Gratuita e o Fumdesc sejam ainda melhores”, destaca o governador Jorginho Mello

Os programas Universidade Gratuita e Fumdesc são inéditos no país e, por isso, não há um protocolo para sua construção e execução. Juntos, são a maior política estadual de acesso e permanência ao ensino superior do Brasil.

Os ajustes propostos são decorrentes do acompanhamento feito pelo Governo do Estado e de apontamentos trazidos pelos órgãos de controle. O objetivo é aperfeiçoar a execução dos programas, reforçar a transparência e a fiscalização, bem como garantir maior eficiência na gestão dos recursos públicos.

“Fizemos diversos estudos para chegar ao diagnóstico das propostas que apresentamos. É um trabalho feito a muitas mãos, com o intuito de aprimorar estas duas iniciativas altamente transformadoras criadas pelo nosso governador Jorginho Mello. Nossa intenção é aperfeiçoar e cuidar desses programas que já mudaram e vão mudar ainda mais vidas e realidades por toda Santa Catarina”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

A transformação proporcionada pelos programas se justifica ainda mais pelos números, já que 82% dos beneficiados são estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Além disso, o número de estudantes que conciliam a formação com uma jornada de trabalho também se destaca. Entre todos os contemplados, 85% fazem esse esforço duplo de estudar e trabalhar para garantir um futuro melhor na carreira. Já são 54 mil benefícios concedidos em apenas dois anos.

Conheça as mudanças propostas pelo Governo do Estado

  • Fortalecimento da Comissão Estadual de Fiscalização de ambos os programas, garantindo maior legitimidade, participação social e efetividade nas decisões;
  • Definição de critérios mais objetivos de seleção dos beneficiados, com teto de R$ 1,5 milhão para os bens do grupo familiar e padronização da renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos para todos os cursos;
  • Determinação de um valor máximo para pagamento de cada mensalidade e alteração do cálculo do índice de carência (IC), atribuindo maior peso aos estudantes inscritos para vagas em cursos de graduação em engenharias e licenciaturas;
  • Ampliação das penalidades aplicadas aos estudantes que fraudarem os processos.

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação


terça-feira, 23 de setembro de 2025

Concurso SED SC: banca definida; Edital em breve. Confira!

 A banca do concurso SED SC está definida! De acordo com o documento de dispensa de licitação, a SED SC escolheu a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) para organizar e executar o próximo edital.

A expectativa é que o edital seja publicado em breve, com vagas para diversas especialidades. 

Vale lembrar que em Governo de Santa Catarina lançou um programa que prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões para a rede estadual, o que aumenta as chances de realização de um novo concurso público.

Banca definida

Nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, foi publicado o documento que confirma a escolha da banca organizadora responsável pelo próximo edital da Secretaria. Confira seguir:

Concurso SED SC: banca definida


quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Mercado Público terá programação diferenciada para celebrar o Dia do Gaúcho no próximo sábado

 

Cultura, tradição e orgulho de pertencer a essa terra “em que o céu é mais azul”. Lages, como importante peça para a Revolução Farroupilha e “a mais gaúcha das cidades catarinenses”, também comemora o Dia do Gaúcho, no dia 20 de setembro, com uma programação especial no Mercado Público

Uma intensa programação foi preparada para celebrar o Dia do Gaúcho, comemorado no próximo sábado (20 de setembro), no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Desde cedo, a partir das 9h, até o fim do dia haverá várias atrações artísticas e musicais para enaltecer a cultura e história do tradicionalismo gaúcho.

Símbolo de luta e cultura de um povo aguerrido, o 20 de setembro é comemorado há 189 anos pelo início de uma revolta contra o governo imperial do Brasil, ocorrida em 1835. Naquele dia, a insatisfação sobre a cobrança de altos impostos chegou ao limite, desencadeando, assim, a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Ocorrida primordialmente no Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina também faz parte deste marco histórico e a cidade de Lages teve papel fundamental nessa Revolução. “Celebrar o Dia do Gaúcho é valorizar nossas raízes. Lages está diretamente ligada a essa história de muitas lutas e é nosso dever celebrar a data e manter viva a memória dos nossos antepassados”, reconhece a prefeita Carmen Zanotto.

Conforme informações da obra “O Continente das Lagens”, do escritor lageano Licurgo Costa, durante a Guerra dos Farrapos, os corajosos soldados lageanos, junto ao exército de Bento Gonçalves, arrastaram os barcos farroupilhas pelas várzeas lamacentas da região. Por este motivo o General Davi Canabarro comentou com o coronel lageano Serafim de Moura que os soldados de Lages pareciam “bois de botas”, fazendo alusão a sua força e fibra para transpassar pelos atoleiros e banhados aos quais eram mais acostumados.

Outros momentos marcantes de Lages na história Farrapa estão na Proclamação da República Lageana, em 1839, e na Batalha do Passo de Santa Vitória, da qual participou o casal revolucionário Anita e Giusepe Garibaldi. Para tanto, a data tornou-se um marco da resistência política e cultural do povo gaúcho (e catarinense), valorizando seus costumes e tradições.

Para comemorar esses feitos, a programação festiva no Mercado Público encerrará as atividades da Semana Farroupilha que teve início na última segunda-feira (15), em Lages, no Casarão Juca Antunes. “O Dia do Gaúcho celebra a força da nossa cultura e tradição. Teremos um dia completo de atividades no Mercado Público com mateada, apresentações culturais e musicais, torneio de chula e baile gaúcho, enaltecendo a história do nosso povo”, destaca Celio Bueno Junior, diretor Mercado Público de Lages.

Como ato simbólico, além de toda a programação no decorrer do dia no Mercado Público, haverá ainda o tradicional Desfile Farroupilha, em que um grupo de cavaleiros passará pelo Centro de Lages carregando a “Chama Campeira”, que está no Casarão Juca Antunes, e será levada até as dependências do Mercado, às 11h.

Confira a programação completa para o dia 20 de setembro no Mercado Público:

09h – Mateada “Bem do nosso jeito”, para esquentar a prosa;

10h30 – Show com Érico Goulart e Éder Goulart;

11h – Chegada da Chama Campeira;

12h – Apresentações musicais e culturais no palco Entrevero com transmissão ao vivo pela Band FM no Programa Buenas Tchê;

14h – Torneio de Chula;

18h – Show com Daniel Pakri;

18h40 – Premiação da Chula;

19h30 – Grande Baile com Nilson Neves e Grupo Gaúcho.

Texto: Silviane Brum

Fotos: Fábio Pavan e arquivo Comunicação PML


terça-feira, 16 de setembro de 2025

Leia os sinais de sobrecarga do seu aluno autista antes que virem crise

 

O som da sala de aula é familiar: conversas baixinhas, o arrastar de cadeiras, o virar de páginas. Você está tentando dar conta de tudo, o tempo corre contra o relógio. De repente, um barulho mostra que algo não está bem. É o Lucas, seu aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dando gritos repetidamente. Os gritos são altos e insistentes. Os outros alunos olham e riem, a sua concentração se esvai, e você sente aquela sensação cada vez mais frequente de “o que eu faço agora?".

Se você já se sentiu assim, saiba que não está sozinha. Essa sensação de estar diariamente no limite, sem saber o que fazer, é real e exaustiva. É um peso que muitas professoras como você carregam todos os dias.

Mas e se disséssemos que o Lucas não está tentando te desafiar? E se, na verdade, ele estivesse tentando desesperadamente dizer algo? Esse é o insight que pode mudar tudo. 

Neste guia, vamos oferecer uma nova lente para enxergar esses desafios, além de um conjunto de ferramentas práticas para você compreender esses comportamentos e, enfim, saber o que fazer diante deles.

 

A Mudança de Perspectiva: De "Problema" a "Mensagem"

O primeiro e mais poderoso passo, é uma mudança de mentalidade. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) nos ensina um princípio fundamental: todo comportamento, por mais desafiador que pareça, serve a um propósito, tem uma função. 

Para alunos com dificuldades na comunicação verbal, como muitos no espectro autista, o comportamento se torna a principal ferramenta para expressar necessidades, desejos e desconfortos. O comportamento problemático não é aleatório; ele é funcional. Ele funciona como se fosse uma forma de comunicação, mesmo que não seja uma escolha consciente do aluno. Ele está apenas usando a única ferramenta que aprendeu que funciona para ele.

Isso nos leva a um novo papel para você, professora, que passa de "controladora de comportamento" para ser uma "detetive de comportamento", investigando o "porquê" por trás do "o quê" e ajudando esse aluno a expressar isso de forma mais compreensível para quem está à sua volta.

Essa simples mudança de perspectiva é, em si, uma estratégia poderosa. Ao adotar uma postura investigativa em vez de reativa, você se distancia emocionalmente do ato. Essa calma cria um ambiente mais seguro e previsível na sala de aula, o que, por si só, já pode diminuir a frequência dos comportamentos disruptivos antes mesmo de qualquer outra intervenção. 

Decodificando a Mensagem: As 4 Funções Essenciais do Comportamento

Embora os comportamentos possam parecer infinitamente variados, as razões (ou funções) por trás deles geralmente se enquadram em quatro categorias principais. Pense nisso como os quatro motivos básicos pelos quais um bebê chora: fome, sono, desconforto ou necessidade de atenção. Com nossos alunos, a lógica é a mesma.

Aqui estão as quatro funções, "traduzidas" para o dia a dia da sala de aula:

  1. Fuga/Esquiva ("Isso é demais para mim!")

O aluno está tentando escapar de algo que considera aversivo: uma tarefa muito difícil, um ambiente barulhento, uma interação social indesejada ou uma atividade que dura mais do que ele consegue tolerar.

  • Exemplo: A Ana rasga a folha de matemática sempre que há mais de cinco problemas. A mensagem dela não é "eu odeio matemática", mas talvez "cinco problemas de uma vez sobrecarregam meu cérebro. Preciso de menos."
  1. Atenção ("Por favor, me veja!")

O aluno busca interação social, seja positiva (elogio) ou negativa (repreensão). Para muitas crianças, qualquer atenção é melhor do que nenhuma atenção.

  • Exemplo: O Pedro faz barulhos com a boca enquanto você explica a lição para a turma. A mensagem pode ser: "Sei que você está ocupada com todos, mas eu preciso de uma conexão com você agora."
  1. Acesso a Itens/Atividades ("Eu quero muito isso!")

O aluno quer ter acesso a um objeto, brinquedo ou atividade preferida e não sabe como pedir ou esperar por ele de forma apropriada.

  • Exemplo: A Júlia empurra um colega para pegar o tablet. A mensagem não é "sou agressiva", mas "eu não sei como dizer que é a minha vez ou como esperar pelo Chrome Book, e meu desejo por ele é avassalador."
  1. Sensorial/Automático ("Meu corpo precisa disso para se regular.")

O comportamento em si é reforçador. Ele pode acalmar um sistema nervoso sobrecarregado, fornecer uma estimulação necessária (como balançar o corpo) ou bloquear um estímulo sensorial incômodo (como o zumbido das luzes fluorescentes).

  • Exemplo: O Léo balança o corpo para frente e para trás na cadeira. A mensagem pode ser: "O barulho e a luz da sala estão me desorganizando, e este movimento me ajuda a focar e a me sentir seguro."

Função do Comportamento

O que o Aluno Pode Estar "Dizendo"

Exemplo em Sala de Aula

Habilidade a Ensinar

Fuga/Esquiva

"Isso é muito difícil/barulhento/longo. Preciso de uma pausa."

Rasgar a folha de atividade, deitar no chão.

Pedir "ajuda" ou "pausa".

Atenção

"Estou me sentindo invisível. Olhe para mim, fale comigo."

Fazer barulhos, interromper a aula.

Pedir atenção de forma apropriada.

Acesso a Tangíveis

"Eu quero aquele brinquedo/tablet/lanche agora!"

Pegar objetos dos colegas, ter uma crise de choro.

Pedir "eu quero" ou "minha vez".

Sensorial/Automático

"Meu corpo precisa deste movimento para se sentir bem/calmo."

Balançar o corpo, morder a gola da camisa, bater as mãos.

Pedir um item sensorial ou uma "pausa sensorial".



Sua Ferramenta de Investigação: O Método Rápido A-B-C

Para descobrir qual das quatro funções está em jogo, você precisa de uma ferramenta simples. A Análise A-B-C é o seu caderno de detetive. Ela ajuda a encontrar padrões de forma estruturada. 

  • A (Antecedente): O que aconteceu imediatamente antes do comportamento? (Ex: "Pedi para ele guardar os brinquedos").
  • B (Behavior/Comportamento): O que o aluno fez exatamente? (Ex: "Jogou o carrinho na parede"). Seja objetiva, descreva o que você viu, sem julgamentos.
  • C (Consequência): O que aconteceu imediatamente depois? (Ex: "Eu o repreendi e o levei para o canto da calma").

Você não precisa fazer isso para cada comportamento, todos os dias. Escolha um comportamento-alvo que mais atrapalha a rotina e tente registrar de 3 a 5 ocorrências. Os padrões começarão a aparecer.

  • Padrão de Fuga: A: "Professora entrega a folha de atividade." B: "Aluno rasga a folha." C: "Professora retira a atividade." A função provável é fuga.
  • Padrão de Atenção: A: "Professora ajuda outro aluno." B: "Aluno bate na mesa." C: "Professora olha e diz 'Pare com isso'." A função provável é atenção.
  • Padrão de Acesso: A: "Tempo do tablet acaba." B: "Aluno grita e chora." C: "Professora, para acalmá-lo, devolve o tablet por 'mais 5 minutinhos'." A função provável é acesso.
  • Padrão Sensorial: A: "Sala fica barulhenta durante a troca de atividades." B: "Aluno começa a balançar o corpo." C: "Ninguém reage, o comportamento continua." A função provável é sensorial.

 

Do Entendimento à Ação: Estratégias Práticas para Cada Função

Agora que você é uma detetive e sabe qual a provável mensagem por trás do ato, é hora de responder. A melhor resposta sempre tem duas partes: uma estratégia proativa (para prevenir o comportamento) e uma estratégia de ensino (para substituir o comportamento).

Agir apenas para modificar o ambiente (por exemplo, nunca mais dar uma tarefa difícil) pode prevenir o comportamento, mas não ensina o aluno a lidar com dificuldades futuras, criando dependência. Por outro lado, apenas ensinar uma nova habilidade (como pedir "ajuda") sem tornar a tarefa mais gerenciável, levará à frustração, e o aluno voltará ao comportamento disruptivo, que ele percebe como mais eficiente. 

A combinação é poderosa: a estratégia proativa diminui a motivação para o comportamento disruptivo, criando a oportunidade perfeita para ensinar a nova habilidade de comunicação em um contexto de baixo estresse. 


Se a função é FUGA/ESQUIVA:

  • Estratégia Proativa (Mudar o Ambiente): Ofereça escolhas para devolver um senso de controle ao aluno. Em vez de "faça 10 problemas", tente "você quer fazer os de soma ou os de subtração primeiro?".1 Outra tática é o Momento Comportamental: peça 2 ou 3 coisas fáceis que o aluno sabe fazer ("Desenha um quadrado", "Quanto é 2+2?'") antes de apresentar a tarefa mais desafiadora.
  • Habilidade a Ensinar (Treinamento de Comunicação Funcional - FCT): Ensine a pedir "pausa" ou "ajuda". Use um cartão visual com a palavra "PAUSA". Modele o uso do cartão e, quando o aluno o usar, honre o pedido imediatamente (remova a tarefa por 1-2 minutos). Isso ensina que a comunicação é mais eficiente e rápida do que o comportamento disruptivo.


Se a função é ATENÇÃO:

  • Estratégia Proativa (Mudar o Ambiente): Forneça atenção não contingente. Agende "doses" de atenção positiva ao longo do dia que não dependam de um comportamento específico. Passe na mesa do aluno, faça um elogio rápido sobre seu esforço, dê um toque no ombro. Isso "enche o tanque de atenção" dele, diminuindo a necessidade de buscá-la de forma inadequada.
  • Habilidade a Ensinar (FCT): Ensine uma forma apropriada de solicitar atenção. Pode ser um cartão com uma foto sua que o aluno coloca na sua mesa, ou ensinar a tocar levemente no seu braço. Quando ele usar essa forma, responda imediatamente com atenção positiva, mesmo que por 15 segundos. Isso torna a comunicação apropriada mais eficaz do que gritar.


Se a função é ACESSO A ITENS/ATIVIDADES:

  • Estratégia Proativa (Mudar o Ambiente): Use um quadro "Primeiro-Depois". Mostre visualmente: "PRIMEIRO, a atividade de escrita, DEPOIS, o parque". Isso torna a espera e a recompensa previsíveis e concretas, reduzindo a ansiedade. Use também cronômetros visuais para mostrar quanto tempo falta para a atividade preferida.
  • Habilidade a Ensinar (FCT): Ensine a pedir "eu quero". A Comunicação por Pistas Visuais, ou seja, figuras ilustrativas, é uma ótima ferramenta, mas até mesmo ensinar a apontar para o item desejado já é um grande passo. O ato de pedir deve ser imediatamente reforçado com o acesso ao item (mesmo que por um curto período), para estabelecer a conexão de que a comunicação funciona.


Se a função é SENSORIAL/AUTOMÁTICO:

  • Estratégia Proativa (Mudar o Ambiente): Enriqueça o ambiente com alternativas sensoriais apropriadas e agende "pausas sensoriais". Crie um "canto da calma" com almofadas, um cobertor pesado ou fones de ouvido com cancelamento de ruído. Permita que o aluno vá para lá por 5 minutos a cada hora para se regular. Ou ainda, se é um aluno que precisa de movimento, ele pode ser levado para dar uma corrida na quadra a cada 1 hora.
  • Habilidade a Ensinar (FCT): Ensine o aluno a solicitar um item ou uma pausa sensorial. Ele pode ter um cartão com a imagem de uma "bola de apertar" ou dos "fones de ouvido". Ensiná-lo a pedir essas ferramentas lhe dá uma maneira funcional de atender às suas necessidades neurológicas, em vez de recorrer a comportamentos que podem ser disruptivos ou autolesivos.

 

Transformando o Caos em Conexão e Potencial

Da frustração inicial à aplicação de estratégias empáticas, você percorreu uma jornada. Entender que comportamento é comunicação não é apenas uma técnica, mas uma filosofia que constrói pontes. Ao responder à necessidade por trás do comportamento, você constrói confiança, segurança e abre canais para o aprendizado e o desenvolvimento. 

Você, professora, tem o poder de reescrever a história na sua sala de aula. Cada comportamento disruptivo é um convite para entender melhor seu aluno. E a ADAPTE Educação está aqui para ser sua parceira nesta jornada, oferecendo o apoio e as ferramentas para que você possa destravar o incrível potencial que existe em cada criança.

Queremos ouvir você! Fale com a gente: Qual foi a maior "luz" que este artigo acendeu para você sobre o comportamento de um aluno?

Textp reproduzido de Adapte


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